Imagine um lugar com muita vegetação, lagos verde esmeralda e uma infinidade de cachoeiras. Apesar de parecer mais um sonho, para a nossa sorte esse paraíso é real e fica na Croácia. Inaugurado em 1949, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice é uma das atrações mais populares do país, recebendo cerca de 1 milhão de visitantes por ano. Em um tour de até 8 horas os turistas podem explorar boa parte do parque, que conta com 16 lagos e inúmeras espécies de plantas e animais em um território de 20 mil hectares. Considerado Patrimônico Mundial da UNESCO desde 1979, os Lagos Plitvice são uma parada imperdível para quem ama natureza.
Como visitar o Parque Nacional dos Lagos Plitvice na Croácia:
Chegando no parque:
Eu e os meus pais optamos por voar para Zagreb, a capital do país, passar um dia lá e na manhã seguinte fazer um tour com a empresa Travel Agency Portal. Um guia nos buscou no hotel juntamente com outro casal e nós viajamos em uma van por cerca de 2h30 até o Parque Nacional dos Lagos Plitvice. Chegando lá, nos introduziram ao nosso guia croata e nos unimos a um grupo de umas 20 pessoas para fazer um tour de 4 horas pelo parque. No fim do passeio nós fizemos uma parada para comer e seguimos viagem até Split, percurso que durou cerca de 3 horas.
Explorando o Parque Nacional dos Lagos Plitvice:
Você pode escolher entre 8 rotas para realizar no parque, sendo que a mais curta tem duração de 2 a 3 horas e a mais longa pode chegar a 8 horas. Algumas das trilhas só estão disponíveis no verão e outras só no inverno. Eu achei ótimo o tour de 4 horas, pois deu para conferir cenários incríveis em um ritmo tranquilo, sem que o passeio se tornasse cansativo. Também gostei de ter um guia, porque o parque não é tão bem sinalizado e não há muitos funcionários pelo caminho, portanto pode ser fácil de se perder. Sem contar que com o guia você tem a garantia de ver os lugares mais bonitos sem precisar ficar se preocupando com a rota. Pode focar toda a sua energia em apreciar a paisagem e tirar belas fotos.
Há passarelas ao longo de todo o parque que conectando um lago ao outro. O caminho que fizemos foi super tranquilo, com apenas algumas subidas e descidas mais significativas. No nosso grupo haviam pessoas de todas as idades e todo mundo mundo encarou o trajeto tranquilamente. De tempos em tempos o guia parava para explicar curiosidades sobre a flora e a fauna do parque.
A água dos lagos é tão cristalina que dá para ver peixes nadando, algas e até folhas acumuladas no fundo do lago.
O cenário que eu mais gostei no Parque Nacional dos Lagos Plitvice foi quando passamos para a parte alta do parque e lá de cima pudemos apreciar uma vista panorâmica dos lagos esmeralda com as suas várias cachoeiras e as pessoas em miniatura percorrendo as trilhas. Conforme você pode conferir nas fotos acima.
No fim do tour nós fizemos uma parada para comer logo ali perto e ainda tivemos a sorte de curtir um belo pôr do sol.
Quando visitar os Lagos Plitvice:
Nós fizemos a viagem no fim de setembro e demos sorte com um dia ensolarado e não muito frio. Eu fiz a maior parte do passeio de calça jeans e manga curta, sendo que também levei comigo um jaqueta de couro. Eu recomendo fazer esse tour na meia estação porque o parque fica menos lotado e as temperaturas amenas facilitam a caminhada de 4 horas. Eu já vi fotos do parque no outono, com as folhas nos tons alaranjados por todos os lados, e achei lindo. Pode ser uma boa pedida também.
Leia também:
Meu roteiro na Croácia também inclui visitas às cidades de Zagreb, Split, Hvar e Dubrovnick. Confira abaixo os outros artigos sobre a viagem ou clique aqui para ler um resumo completo do meu roteiro pela Croácia.
Descubra as principais atrações de Split | Férias na Croácia
Passeio de um dia pela ilha de Hvar na Croácia | Bate e volta de Split