Quer visitar um lugar bem pitoresco no sul da França? Então pode adicionar Villefranche-sur-Mer no seu roteiro. Prédios coloridos de frente para o mar, escadinhas estreitas e um centro histórico do século 14 fazem de Villefranche-sur-Mer um destino cheio de charme. Vizinha de Nice, a vila é uma ótima opção de passeio para quem estiver explorando a Riviera Francesa. Na baixa temporada, a cidade pouco movimentada oferece um ambiente pacato e relaxante. Confira abaixo as melhores atrações de Villefranch-sur-Mer.
O que fazer em Villefranche-sur-Mer:
Curtir a praia
Se você visitar Villefranche-sur-Mer no verão, certamente vai querer passar algumas boas horas pegando sol na praia e mergulhando no belíssimo mar Mediterrâneo. Me parece um ótimo lugar para ler um livro e esquecer dos problemas da vida. A praia, que fica de frente para a estação de trem, se chama Plage des Marinières. Eu visitei o vilarejo em novembro em um dia bem ensolarado, mas não muito quente, então não tinha muita gente na praia.
Passear pela orla de Villefranche-sur-Mer
Depois de curtir a praia vale a pena dar uma volta pela orla de Villefranche-sur-Mer, que conta com barquinhos charmosos ancorados, prédios históricos e vários restaurantes. Sem dúvida um ótimo lugar para comer admirando a vista.
Explorar as ruelas do centro histórico
Volte no tempo caminhando por ruas estreitas com prédios históricos coloridos, igrejinhas e lanternas de ferro. Um bom lugar para se perder observando as construções que datam do século 14.
Citadelle Saint-Elme & Marinha
A Citadelle Saint Elme é uma fortaleza do século 16, que foi construída para proteger a cidade de Nice contra possíveis invasores. Hoje em dia a fortaleza abriga 4 museus e oferece uma ótima vista panorâmica de Villefranche-sur-Mer. Junto à construção também fica o Porto de La Darse, portanto aproveite para fazer uma caminhada costeado as muralhas do forte e apreciando a vista do mar com os barcos ancorados.
Vale a pena visitar Villefranche-sur-Mer na Cotê d’Azur?
Eu recomendo visitar Villefranche-sur-Mer, pois a cidade fica a poucas paradas de trem de Nice. É fácil e barato chegar lá, portanto é um ótimo passeio no estilo bate e volta. A cidade é pequena, cheia de charme e pode ser percorrida a pé. E se você gosta de tirar fotos, essa vila francesa é um prato cheio. Se estiver com tempo, aproveite para visitar o Fort du Mont Alban, que fica em um morro entre Nice e Villefranche oferecendo uma ótima vista panorâmica de ambas as cidades. Eu estive em Villefranche-sur-Mer depois de visitar Mônaco, portanto acabou sendo um passeio de algumas horas, mas dá tranquilo para passar um dia inteiro curtindo o vilarejo.