África Destinos Marrocos

Tudo o que você precisa saber antes de ir para o Marrocos

O Marrocos é um país de contrastes, contando com belos palácios e uma arquitetura incrível, mas também com regiões mais simples e um trânsito caótico. Essa foi a minha primeira vez na África e eu adorei visitar diversas cidades ricas em patrimônio histórico e cultural. Explorar esse país foi uma experiência incrível, mas como é um mundo bem diferente do ocidental, tem alguns aspectos que vale a pena saber antes da viagem. Abaixo compartilho com você algumas informações que considero relevantes para quem está planejando uma viagem para o Marrocos.

É melhor ir para o Marrocos por conta própria ou fazer uma excursão?

Apesar da excursão ter aspectos alguns aspectos negativos, em um país como o Marrocos eu ainda acho que é a melhor opção. Com a excursão você tem menos liberdade de escolher o roteiro e quanto tempo quer ficar nos lugares, mas tem a grande vantagem de ter um local te guiando pelas principais cidades. Eu também gostei da excursão porque fomos em um grupo bem divertido e acabamos fazendo amizade com alguns brasileiros e portugueses. Como no Marrocos a cultura é muito diferente e muitas cidades ainda são bem tradicionais e pouco preparadas para o turismo, a excursão acaba sendo uma vantagem. Se você for apenas para cidades mais modernas como Casablanca ou Marrakech acho que não é tão complicado ir por conta, mas se quiser passar por cidades mais típicas como Fez, Meknes e Rabat, o tour guiado é mesmo a melhor opção.

tour no marrocos

O que é apropriado vestir no Marrocos?

Esse tópico é mais relevante para as mulheres, mas acho que vale a pena comentar, pois é algo que eu estava bem na dúvida. Eu optei por levar para o Marrocos saias e vestidos longos e não muito decotados. No entanto, não me preocupei muito com a questão de cobrir os ombros. Acho que foi uma decisão acertada, porque eu andei tranquilamente pelas ruas das principais cidades do Marrocos e não senti que estava chamando a atenção, que era o objetivo. Na maioria das cidades por onde passamos tanto as mulheres quanto os homens nativos vestiam túnicas, ou seja, estavam bem cobertos. Mesmo os turistas estavam com roupas mais comportadas. Apenas em Marrakech eu notei alguns turistas circulando com roupas mais curtas.

o que vestir no Marrocos - dicas de viagem

Qual a moeda e como são os preços no Marrocos?

A moeda local no Marrocos se chama Dirham. Para você ter uma ideia de valores, 100 dirhams equivalem a 10 euros. Os preços no Marrocos são razoáveis, mas eu imaginei que seria mais barato. Não é tão mais em conta do que viajar por outros países da Europa. Uma refeição para 3 saía em média uns 10-15 euros por pessoa. No entanto, as refeições eram em restaurantes bem bonitos, com entrada, prato principal e sobremesa inclusa. Considerando esses aspectos eu diria que os preços dos restaurantes eram bons. No quesito compras, os artesanatos são mais baratos do que produtos similares na Europa, mas ainda assim não é nenhuma barganha. Eu confesso que esperava preços mais baixos. Paguei cerca de 3 euros por xícaras feitas a mão, cerca de 5 euros por pratos, uns 10 euros por capas de almofadas, etc. E é preciso negociar sempre, pois eles colocam valores bem altos em tudo. E normalmente você tem que perguntar quanto custa.

Que idioma eles falam no Marrocos?

As línguas oficiais do Marrocos são o árabe e o tamazight, que é original dos povos berberes. No entanto, em função da colonização francesa boa parte da população também fala francês.Para os turistas que não falam esses idiomas eu recomendo tentar se comunicar em espanhol, já que eles o entendem melhor do que o inglês. E uma coisa que me surpreendeu foi que durante o nosso tour, em várias lojas que nós visitamos os vendedores falavam um excelente “portunhol”, conseguindo dar altas explicações sobre os seus produtos.

compras no marrocos

Como é a hospitalidade no Marrocos?

Uma coisa que me surpreendeu no Marrocos é que apesar de o país ser um destino turístico bem popular, os serviços lá não são de primeira qualidade. Nós passamos por algumas situações que nos chamaram a atenção e que revelaram uma falha na hospitalidade marroquina. Por exemplo:

  • Fomos num jantar bem chique e colocaram um carneiro inteiro na mesa, mas o garçom não ajudou a cortar e servir a carne. Todos na mesa ficaram se olhando sem saber por onde começar. No mesmo restaurante pedimos 3 garrafas de Pepsi e o garçom as colou na mesa sem abrir, e era aquele tipo de tampa que só dá para abrir com abridor.
  • Também fomos em outro restaurante onde a minha mãe pediu um frango com salada. Além da comida levar um tempão para chegar, quando eles serviram substituíram a salada por batatas fritas. Quando os questionamos, eles informaram que fizeram a troca porque já não tinham mais salada disponível. Simplesmente assim, sem perguntar se estava ok e sem informar ou se desculpar.
  • Nos hotéis tanto no café da manhã quanto na janta sempre faltavam colheres, guardanapos e afins. Estávamos sempre buscando os garçons para solicitar.
  • Também nos hotéis eles só repunham o papel higiênico quando terminava. Ou seja, em mais de uma situação tivemos que correr na recepção para pedir mais. No fim começamos a esconder o papel todas as manhãs para garantir que colocassem um novo.
  • Não foi o nosso caso, mas outros brasileiros do tour que ficaram em um hotel diferente reclamaram que os quartos não estavam bem limpos.

comidas do marrocos

Como são os hotéis no Marrocos?

Há dois tipos de hotéis no Marrocos, os grandes hotéis com vários andares, restaurantes, piscina e spa; e há também os chamados de Riad, que são bem menores e ficam em um palácio ou casa luxuosa com direito a um jardim interno e piscina. Nós ficamos em três hotéis grandes e tivemos uma ótima experiência. Com exceção da questão do serviço que eu já comentei acima, as instalações dos hotéis eram ótimas, com quartos bem grandes e confortáveis, belos restaurantes, ótima comida e uma boa área de lazer. Em Casablanca nós ficamos no Hotel Kenzi Tower, em Fez no Palais Medina & Spa e em Marrakech no Atlas Medina.

hotéis em fez - marrocoshotel estilo riad - fez - marrocos

O que comprar no Marrocos?

O Marrocos é um paraíso para quem gosta de produtos feitos a mão. Há uma variedade enorme de cerâmicas, almofadas, tapetes, lanternas, bandejas decoradas, produtos de couro e jóias. Com tanto opção, difícil mesmo é escolher apenas alguns para levar na mala. O Marrocos também é o maior produtor de óleo de Argan, que é um ótimo hidratante natural para os cabelos e a pele. O óleo é extraído das amêndoas da árvore Argania, que só existe no país. Eles também fazem uma versão desse óleo para utilizar na cozinha. No Marrocos há várias farmácias que vendem produtos de beleza feitos a base de óleo de Argan, como cremes para o rosto, pés e mãos, sabonetes e o óleo puro.

compras no marrocosprodutos artesanais no Marrocos

O que visitar no Marrocos?

Há muitas cidades interessantes para visitar no Marrocos. O nosso tour passou pelas mais famosas, portanto abaixo compartilho um resumo do nosso roteiro de 7 dias no Marrocos.

Dia 1 -> Chegada à noite em Casablanca. Jantar no hotel.

Dia 2 -> Manhã explorando Casablanca. Almoço e pequeno tour em Meknes. Fim de tarde conferindo as ruínas da cidade romana de Volubilis. Chegada em Fez à noite.

Dia 3 -> Um dia inteiro dedicado a explorar a medina de Fez, que é a cidade antiga. Jantar à noite com direito a música e comida típica.

Dia 4 -> Partimos pela manhã rumo a Marrakech. No caminho paramos na capital Rabat para fazer um tour guiado pela cidade antiga e almoçar no porto. Chegamos em Marrakech no fim do dia.

Dia 5 -> Tour guiado em Marrakech e jantar no palácio Chez Ali à noite.

Dia 6 -> Dia livre em Marrakech ou tour opcional até a cordilheira do Atlas.

Dia 7 -> Tour opcional pela praia e o porto de Essaouira, também conhecida como Mogador.

Dia 8 -> Volta para casa.

Além das cidades que visitamos, há muitos outros destinos famosos no Marrocos como Tânger ou Ouarzazate, perto da cordilheira do Atlas e do deserto do Saara.

Leia também:

Roteiro de 10 dias na Turquia: Istambul, Capadócia e litoral

Roteiro no Algarve: Descubra as melhores praias da região

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: