América Destinos Peru Vale Sagrado

Roteiro de um dia no Vale Sagrado dos Incas | Peru

O Vale Sagrado dos Incas nos Andes peruanos é um passeio imperdível para quem quer aprender mais sobre a história e o legado do povo Inca no Peru. O Vale Sagrado é uma bela região montanhosa cortada por inúmeros rios, sendo que o Urubamba é o principal.  Visitar a região significa descobrir diversos monumentos arqueológicos e povoados indígenas, que mantém as suas tradições até hoje.

O passeio dura o dia todo e tem três paradas nos principais povoados: Pisac, Ollantaytambo e Chinchero. Em cada um dos locais é possível ver antigas fortificações, áreas de cultivo agrícola, escolas, casas e muito mais. O guia que conduz o passeio vai explicando sobre cada local, as ruínas, tradições e crenças antigas. Para quem gosta do artesanato local, o mercado de Pisac é um dos mais famosos.

valesagrado-peru

Eu confesso que quando planejei a minha viagem para ver o legado Inca tinha em mente apenas Machu Picchu e Cusco, pois não fazia ideia de existência do Vale Sagrado, das suas belas paisagens e de toda a história que a região preserva. Fiquei encantada com a natureza, com as ruínas e com o povo indígena que vive nessa área. Recomendo muito esse passeio.

Confira abaixo as fotos e o itinerário do passeio pelo Vale Sagrado dos Incas. No fim do post eu passo algumas informações mais práticas.

Passeio completo pelo Vale Sagrado dos Incas:

Pisac

Nossa primeira parada do tour do Vale Sagrado dos Incas foi na região de Pisac, uma pequena cidade situada a 30km de Cusco. Visitamos o Morro Intihuatana, que conserva enormes terraços destinados à agricultura e ruínas arqueológicas. É possível visualizar antigos cemitérios, torres, templos e até um relógio de  sol. A vista do vale é um dos aspectos mais impressionantes dessa parada. Essa área do Peru preserva uma natureza que até então eu nunca tinha presenciado nas minhas viagens. Os morros e a imensidão de terras dos mais variados tons de verde formam uma pintura digna de artista.

pisac-vale-sagrado-peru-turismo pisac-vale-sagrado-peru-turismo pisac-vale-sagrado-peru-turismo pisac-vale-sagrado-peru-turismo


Leia também: UMA AVENTURA INESQUECÍVEL NO LAGO TITICACA | PERU


Ollantaytambo

Este foi o segundo povoado que visitamos, que fica a 97km de Cusco, sendo um dos mais bem preservados da antiga civilização Inca. Localizado na encosta de morros, no passado o povo que viveu ali desenvolveu no local atividades agrícolas, sociais, religiosas, administrativas e militares. Para ter umas visão panorâmica da cidade nós subimos uma infinidade de degraus – tarefa que a altitude dificultou – mas não foram as escadas e sim a vista lá de cima do vale o que realmente nos tirou o fôlego.

ollantaytambo-vale-sagrado-incas-peru-turismoollantaytambo-vale-sagrado-incas-peru-turismoollantaytambo-vale-sagrado-incas-peru-turismoollantaytambo-vale-sagrado-incas-peru-turismo

Chinchero

Nossa última parada foi em Chinchero, vilarejo indígena localizado a 28km de Cuzco. Uma das suas atrações é uma igreja construída sobre um templo inca. O cenário do povoado é ainda mais bonito em função dos alpes nevados que o cercam. A melhor parte da nossa visita por lá foi o bate-papo com uma família local, que nos mostrou como produzem seus artesanatos, o processo de tecelagem e a forma como utilizam a natureza para extrair cosméticos, que vão desde o batom até o shampoo que eles usam na comunidade. Uma versão bastante rústica desses produtos, mas é bacana ver como eles vivem bem sem precisar das coisas industrializadas.

chinchero-vale-sagrado-incas-peru-turismochinchero-vale-sagrado-incas-peru-turismochinchero-vale-sagrado-incas-peru-turismochinchero-vale-sagrado-incas-peru-turismochinchero-vale-sagrado-incas-peru-turismo

Como contratar o tour do Vale Sagrado dos Incas

O ideal é contratar o tour no seu hotel ou nas agências de turismo que ficam no centro de Cusco. A maioria dos hotéis já tem parceria com algum guia ou agência, o que é a opção mais prática, mas se não for o caso busque uma agência no centro. Peça uma recomendação na recepção do hotel.

Boleto Turístico de Cusco

Para fazer esse passeio é preciso adquirir o Boleto Turístico de Cusco. Você pode optar pelo boleto integral e o parcial.  Com o boleto integral você pode visitar 16 atrações em Cusco, nas proximidades da cidade e  no Vale Sagrado. No caso do parcial, as atrações são divididas em circuitos e é preciso escolher um deles. No meu caso, o guia mesmo comprou o boleto e nós pagamos direto para ele, mas se o seu guia não fornecer, você pode comprar na Av. el Sol, 103, perto da Plaza das Armas.

Se você precisa de mais inspiração para visitar o Peru, confira esse vídeo lindo produzido pelo Beautiful Destinations.

Descubra outros destinos de viagem e roteiros incríveis aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: