Destinos Europa Itália Roteiro na Toscana Roteiros de Viagem

Roteiro na Toscana: Florença, Pisa, San Gimignano, Siena e Lucca

Se você gosta de cidades medievais, arte renascentista, natureza e comida italiana, então você precisa fazer um roteiro na Toscana. Confira abaixo as minhas dicas com quais cidades visitar e as principais atrações da região. Além de muitas fotos para inspirar você a colocar o pé na estrada.

Roteiro na Toscana: quais cidades visitar e o que fazer

Florença: a capital da Toscana

Florença é uma das minhas cidades favoritas em toda a Itália. Considerada o berço do movimento renascentista, a capital da Toscana é um verdadeiro museu a céu aberto. Além das inúmeras atrações culturais como museus e palácios, a cidade também conta com belíssimos jardins. Um dos meus lugares favoritos em Florença é a Piazzale Michelangelo, da onde é possível apreciar uma vista panorâmica incrível da cidade. Já a famosa Catedral de Florença, Santa Maria del Fiore, é uma verdadeira obra de arte esculpida em mármore. Sem dúvida, Florença é o melhor ponto de partida para o seu roteiro na Toscana.

Confira o meu roteiro completo com 14 lugares imperdíveis para visitar em Florença

florença - roteiro na toscana - itália - dicas de viagem florença - roteiro na toscana - itália - dicas de viagem 

San Gimignano: a cidade medieval da Toscana

Já imaginou visitar uma cidade medieval super bem preservada e cercada por belos campos verdes? Pois em San Gimignano você pode realizar esse sonho. Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, San Gimignano é uma das cidades mais charmosas da Toscana. Aliás, foi o meu passeio favorito da região. Percorra ruas medievais e passe pelas famosas Piazza della Cisterna e Piazza del Duomo, observe ou suba em uma das 14 torres típicas da região,  experimente o melhor sorvete do mundo e se encante com os campos da Toscana. Você não irá se arrepender de adicionar San Gimignano ao seu roteiro na Toscana.

Confira as minhas dicas sobre o Passeio de um dia em San Gimignano

san gimignano - roteiro na toscana - itália - dicas de viagem san gimignano - roteiro na toscana - itália - dicas de viagem

Pisa: a cidade icônica da Toscana

Adicione Pisa ao seu roteiro na Toscana caso você tenha muita curiosidade de ver de perto a famosa torre inclinada. Eu digo isso, pois a cidade em si não é tão bonita quanto as outras da região e não conta com tantas atrações. Na Piazza dei Miracoli, junto a Torre de Pisa, você pode visitar a Catedral de Pisa, o Batistério e o antigo cemitério Camposanto Monumentale. Se você quiser fazer um passeio mais completo, Pisa também conta com várias igrejas e museus. Eu achei que valeu a pena ir até lá mesmo que só para ver a torre, pois não é longe de Florença e depois eu ainda segui viagem até Lucca. Dessa forma pude ver dois lugares em um dia só.

Confira o meu post com mais detalhes sobre O que fazer em Pisa

pisa - roteiro na toscana - itália - dicas de viagem pisa - roteiro na toscana - itália - dicas de viagem

Lucca: a cidade desconhecida da Toscana

Lucca não é uma das cidades mais conhecidas da Toscana, portanto tem a vantagem de atrair menos turistas. A cidade é pequena, sendo fácil conferir a pé os principais pontos turísticos, que incluem a Piazza dell’Anfiteatro, a Catedral de Lucca, a Igreja de São Miguel, a Torre Guinigi e aTorre das Horas. Uma das principais atrações da cidade é subir nas torres para admirar a bela vista panorâmica. Apesar de Lucca ser pequena, eu achei que valeu a pena incluir a cidade no meu roteiro na Toscana. Até porque eu visitei Lucca e Pisa no mesmo dia, otimizando bem o meu tempo na região.

lucca - roteiro na toscana - dicas de viagemlucca - roteiro na toscana - itália - dicas de viagem

Siena: a cidade popular da Toscana

Assim como San Gimignano, Siena é mais uma charmosa cidade medieval localizada na região da Toscana. Reserve um dia para percorrer as ruelas históricas, visitar a famosa Piazza del Campo, o Palazzo Comunale e a belíssima Catedral de Siena. Também aproveite os restaurantes locais para apreciar o melhor da comida italiana. Se você visitar a cidade no verão, fique de olho nos inúmeros festivais, especialmente no Palio de Siena, uma tradicional corrida de cavalos.

Confira o meu roteiro de um dia em Siena

siena - roteiro na toscana - dicas de viagemsiena - roteiro na toscana - dicas de viagem

Quanto tempo reservar para fazer o roteiro na Toscana?

Eu sugiro fazer uma basa em Florença e um passeio bate e volta para as cidades mencionadas acima. O ideal é reservar pelo menos 2 dias pra Florença, um dia para San Gimignano, um dia para Siena e um dia para ver Lucca e Pisa.

Leia também:

O que fazer em Veneza – Dicas e pontos turísticos | Itália

Descubra os principais pontos turísticos de Roma

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.