Europa Itália Roteiro na Costa Amalfitana Roteiros de Viagem

Roteiro na Costa Amalfitana: TOP 5 lugares para visitar | Itália

A Costa Almfitana é um pedacinho do paraíso no sul da Itália. São 60km de mar azul e estradas sinuosas entre Salerno e Sorrento. Fazer esse trajeto de ônibus ou carro pela região é uma verdadeira aventura. Imagine um penhasco muito alto e lá embaixo nada mais do que um mar incrível. As paisagens são de tirar o fôlego, mas dá um frio na barriga por conta da estrada estreita e cheia de curvas.

Dentre as principais atrações da Costa Amalfitana estão Positano, Capri, Amalfi e Sorrento. Esse é um destino na Itália perfeito para relaxar e comer bem. Não pense que você vai ficar batendo carteira em pontos turísticos e museus. Com exceção de Pompéia, que fica ali perto e é um museu a céu aberto, a proposta da região é tomar sol e banho de mar, fazer passeios de barco e desfrutar da culinária local. Confira abaixo o meu roteiro na Costa Amalfitana com muitas dicas sobre o que visitar e fotos.

Roteiro na Costa Amalfitana: O que fazer em Positano, Capri, Amalfi, Sorrento e Pompéia

Positano

Positano é sem dúvida a praia mais linda da Costa Amalfitana. O mar azul e as casinhas coloridas cravejadas nas rochas tornam o cenário único. Aproveite os seus dias lá para comer bem, tomar sol e apreciar a paisagem pitoresca.

positano-costa-amalfitana-italia-turismo positano-costa-amalfitana-italia-turismo

Ilha de Capri

Um dos passeios mais populares para quem faz um roteiro na Costa Amalfitana é visitar a ilha de Capri. Eu agendei o passeio na pousada em que fiquei hospedada e nós partimos de Sorrento. A ilha de Capri é sinônimo de luxo e riqueza, tanto que no centro é possível observar as inúmeras grifes presentes na cidade. Eu e as minhas amigas nos contentamos em tomar um sorvete e admirar a vista do mar azul e das casinhas brancas em um mirador no coração da ilha.

No entanto, o mirador mais famoso é Monte Solaro, que fica no ponto mais alto de Capri e oferece uma super vista panorâmica da região. Muita gente também aproveita para visitar Anacapri, a outra cidade da ilha. Depois nós fizemos algumas paradas com o barco para mergulhar no mar e visitar algumas grutas lindas, o que acabou sendo a minha parte favorita do passeio. Se você quiser conhecer outra ilha Costa Amalfitana, também pode conferir Ísquia.

capri-costa-amalfitana-italia-turismocapri-costa-amalfitana-italia-turismocapri-costa-amalfitana-italia-turismo

Amalfi

Amalfi é um pequeno povoado da província de Salerno, que assim com Positano conta com uma praia de águas cristalinas e está cercada por casas cravejadas nas rochas. Uma das suas principais atrações é a Catedral de Amalfi, que construída no estilo Bizantino no século 9. Certamente mais um ótimo lugar para incluir no seu roteiro na Costa Amalfitana.

amalfi-costa-amalfitana-italia-turismo amalfi-costa-amalfitana-italia-turismo

Sorrento

Sorrento é uma boa cidade para se hospedar na Costa Amalfitana, pois há várias opções de hotéis, restaurante e um comércio movimentado. No entanto, as praias de Sorrento não são tão bonitas e nem muito acessíveis. O lugar mais charmoso da cidade é a Marina Grande, um porto com barcos ancorados e restaurantes a beira mar. Se eu fosse de novo acho que acabaria me hospedando em Positano para curtir mais a praia.

Ainda assim, teve um aspecto maravilhoso sobre a minha estadia na pousada Mami Camilla, em Sorrento: foi lá que tomei os melhores cafés da manhã da minha vida. E não foi  porque o cardápio era super diferenciado, mas sim porque os ingredientes eram frescos e extremamente saborosos. Além disso, o hostel é também uma escola de culinária. Todas as noites eles serviam jantares especiais com direito a três pratos.

sorrento-roteiro-costa-amalfitana-italia-turismo

Pompéia

Visite Pompéia, a cidade do Império Romano que foi destruída por conta da erupção do vulcão Vesúvio, em 79 D.C. O mais interessante sobre esse lugar é que as cinzas esconderam a cidade por cerca de 1600 anos e isso ajudou a mantê-la bem conservada. Há até alguns corpos, que viraram estátuas, e que revelam a posição em que as pessoas estavam quando foram atingidas pela lava quente do vulcão. Bem curioso! Para ir até lá, partindo de Sorrento, basta pegar um trem. Aí você tem a opção de pegar um mapa e se virar para conhecer tudo, ou contratar um guia. Com certeza o passeio  com o guia é mais completo, pois aquelas ruínas guardam muitas histórias.

pompeia-costa-amalfitana-italia-turismo pompeia-costa-amalfitana-italia-turismo

Quando visitar a Costa Amalfitana?

A Costa Amalfitana é um lugar incrível, portanto atrai um número altíssimo de turistas, especialmente no verão europeu. Os meses de julho e agosto são os mais lotados e devem ser evitados. Considerando que as praias são pequenas, se você quiser fugir das multidões, o ideal é visitar a região na primavera ou no outono europeu. Eu estive lá no fim de maio e achei o movimento super tranquilo.

Em que cidade se hospedar na Costa Amalfitana?

Eu fiquei hospedada em Sorrento, pois era a opção mais em conta e a cidade tem uma infraestrutura bem maior do que as outras. No entanto, eu recomendo ficar em Positano ou até Amalfi, que contam com as praias mais bonitas. Afinal, a praia de Sorrento não é muito interessante e pegar o carro ou um ônibus todos os dias para curtir a praia não é muito prático.

Como chegar na Costa Amalfitana?

Como a Costa Amalfitana fica ao sul de Nápoles, o ideal é pegar um trem lá e  desembarcar em Sorrento. Se o seu destino final for alguma das praias é necessário pegar um barco, ônibus ou alugar um carro para concluir o trajeto.

Como circular pela Costa Amalfitana?

A Costa Amalfitana não é um dos lugares mais práticos de circular, pois as estradas são estreitas e sinuosas, portanto os carros e ônibus não podem correr muito. Eu andei de ônibus por lá a maior parte do tempo, mas era meio demorado e muita gente enjoava no ônibus por causa das curvas. Por exemplo, o percurso entre Sorrento e Positano levava cerca de 1h30.  Há vários passeios de barco para as praias, o que é uma opção um pouco menos em conta, mas certamente mais agradável.

Planejando uma viagem para a Itália? Leia também os meus roteiros em:

Follow my blog with Bloglovin

2 comentários

  1. Daniela , estou amando seus post. Moro em Lisboa e setembro farei a Costa Amalfitana com minha amiga . Me diga por favor se 4 dias da para visitar esses lugares Positano , Amalfi, Capri e Sorrento. Ficarei hospedada em Sorrento. Depois vou para Roma de trem e la alugo um carro e subo ate Veneza. Ja fiz isso 3 vezes ( risos) mas minha amiga quer conhecer. Por isso te pergunto se 4 dias esta bom para a Costa. Obrigada

    1. Oi Denise, que bom que você está gostando dos posts 😉 Sim, acho que 4 dias é suficiente para visitar a região. Eu fiquei 5 dias, mas acabei indo duas vezes a Positano. Abs, Daniela

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.