Estocolmo

72 horas em Estocolmo | Roteiro de viagem

Prédios coloridos, muita natureza e água por todos os lados fazem de Estocolmo uma cidade muito charmosa. Composta por 14 ilhas ao longo do Lago Malaren, a capital da Suécia conta com cerca de 1 milhão de habitantes, sendo uma cidade muito tranquila e agradável. Eu estive lá no final de maio e tive muita sorte com dias de sol, céu azul e temperaturas batendo na casa dos 26 graus. Confesso que não pesquisei muito sobre a cidade antes de embarcar, pois quem me guiou pelas ruas de Estocolmo foi um amigo que já vive lá há 11 anos, e não tem nada melhor do que explorar um lugar com as dicas dos locais.

Nesse post eu compartilho com você o meu roteiro de 3 dias em Estocolmo.

DIA 1

 

Explore a Cidade Velha 

Nada como começar o passeio por Estocolmo explorando a área mais antiga e tradicional da cidade. Conhecida como Gamla Stan, em sueco, lá você irá encontrar prédios históricos, canais e pontes, pequenos restaurantes locais e muitas lojas de souvenirs. Caminhe pelas ruas charmosas com tranquilidade curtindo o colorido e a bela arquitetura da região.

Gamla Stan - EstocolmoEstocolmo, Gamla StanCidade Velha, Estocolmo

Curta uma vista panorâmica

Continue o passeio caminhando até o Elevador Katarina, conhecido em sueco como Katarinahissen. O elevador está desativado, portanto o caminho ate o topo é pelas escadas mesmo. Não são muitos lances, então é bem tranquilo de chegar lá e a vista panorâmica é bem bonita. Se você quiser aproveitar para descansar ou tomar um drink, o local também conta com um bistrô.

Caminhe na beira do lago

Depois siga a pé pela Soder Malarstrand, uma rua nas margens do Lago Malaren na qual você verá muitos barcos ancorados e prédios históricos ricos em cores e ornamentos. Se você fizer esse passeio no final do dia, há boas chances de que você veja um belo pôr do sol.

26745776_Unknown

Atravesse a ponte Vasterbron 

Seguindo pela rua Soder Malarstrand você irá chegar na Ponte Vasterbron, que vale a pena atravessar a pé e ir apreciando a vista do lago e dos barquinhos na água. Se você cruzar a ponte à noite o cenário fica ainda mais mágico! Em ambas as margens do lago você encontra várias opções de restaurantes charmosos, sendo um ótimo lugar para jantar e relaxar.

Estocolmo, Vasterbron

DIA 2

Passe uma manhã no parque

Se você visitar Estocolmo durante a primavera ou no verão como eu fiz, não deixe de passar uma manhã no parque Rålambshovsparken. Eu estive lá num sábado de sol e calor, quando todos os moradores locais estavam relaxando e se bronzeando no parque, que fica às margens do Lago Malaren. É bem interessante observar os hábitos dos locais, reparei que a maioria deles estava usando trajes de banho, como se estivessem na praia. Parece que eles aproveitam cada oportunidade de se bronzear e pegar um sol.

Parque Rålambshovsparken Estocolmo, SuéciaParque Rålambshovsparken Estocolmo, Suécia

Almoce às margens do lago

Se você seguir caminhando pelo parque você verá inúmeros restaurantes charmosos com mesas ao ar livre às margens do lago. É uma ótima oportunidade para fazer um pausa no passeio e almoçar ou tomar um drink. Pelo caminho você também verá prédios com uma bela arquitetura.

 

Que tal um sorvete de sobremesa?

A Gelateria Italiana oferce um dos melhores sorvetes da cidade. Experimentei o de manga e o de pistache, e saí de lá muito satisfeita com a minha sobremesa especial.

Descubra o City Hall

Caminhe pela rua Norr Malastrand até chegar no City Hall, um prédio grande e imponente com uma torre de 106 metros de altura. Um dos eventos mais importantes que ocorre no local é a celebração do Prêmio Nobel. Uma das coisas que eu mais gostei foi que de lá foi a vista da Cidade Velha, que está como pano de fundo.

Estocolmo, Suécia

Tome um drink em um dos muitos bares na beira do lago

Strandvägen é um popular boulevard no centro de Estocolmo, no qual você vai encontrar vários bares badalados e prédios bonitos. É um ótimo local para tomar um drink!

IMG_0742IMG_0712-001

DIA 3

Curta uma manhã na baía

Comece o dia curtindo a tranquilidade e a beleza da baía chamada Vinterviken. Eu estive lá numa manhã de domingo e tinha uma galera estava tomando sol e fazendo picnic. Algumas crianças corajosas estavam até pulando na água gelada. Se você estiver viajando sozinho, pode ser um ótimo local para ler um livro!

26740736_Unknown

Mais uma vista panorâmica

Se você gosta de ver as cidades do alto como eu, a arena esportiva Globen (Ericsson Globe) é uma parada indispensável em Estocolmo! A atração SkyView, duas gôndolas envidraçadas que percorrem trilhos montados no topo do globo, oferece uma vista privilegiada da cidade. Quando estive lá estava tendo uma  luta de MMA e atração estava fechada.

IMG_0793

Um parque com uma vista especial

Depois do Globen visite o Observatorielunden, um parque no alto de um morro com uma bela vista dos prédios antigos e coloridos da cidade. Depois de curtir o cenário bucólico do parque você pode seguir para a Drottninggatan, aonde você encontrará a rua do comércio com as principais marcas de moda e docaração.

Urban Deli

Depois das compras que tal fazer uma refeição na Urban Deli? Esse lugar conta com um mercadinho com produtos diferenciados, um restaurante que serve pratos deliciosos utilizando ingredientes super frescos e um terraço com um bar e uma bela vista de Estocolmo.

Mais uma caminhada na beira do lago

Para fechar o seu dia com chave de ouro, caminhe pela rua kungsholms strand, uma trilha muito arborizada às margens do lago, aonde os suecos praticam exercícios e passeiam com a família. Mais um lugar lindo e tranquilo nessa cidade super agradável.

Impressões gerais

Esse foi o meu roteiro de 72 horas em Estocolmo! A cidade tem muito mais atrações do que eu imaginei, acho que dá para passar fácil 5 dias lá. Isso considerando uma visita durante a primavera ou o verão, pois no resto do ano o frio limita um pouco as atividades na rua. Como durante a minha estadia o tempo estava muito bom eu foquei nas atividades ao ar livre, mas tem vários museus legais por lá, como o Fotografiska, o Museu de Arte Moderna, o Museu do Vasa, o museu do Abba e muito mais. Também tem o shopping Mood, que tem um design bem moderno, lojas atraentes e um restaurantes cheios de estilo.

Vale a pena visitar?

Estocolmo nunca esteve no topo da minha lista de destinos na Europa, na verdade até pouco tempo atrás eu não sabia muito sobre a cidade, mas achei muito bonita e agradável. Super recomendo!

Estocolmo é mesmo caro?

É caro, sim. A moeda usada lá é a coroa sueca. Como eu moro em Londres, viajei para lá usando libras, e mesmo assim achei os preços altos. Um café que em Londres eu pago £2.50 lá custava o equivalente a uns £4. Mas é só se organizar e planejar um orçamento diário um pouco mais alto do que o de outros destinos da Europa para não deixar de aproveitar. Muitos dos museus são de graça, então você vai gastar mais com a gastronomia mesmo.

E o transporte? 

O metrô e os ônibus funcionam muito bem em Estocolmo, cobrindo toda a cidade. Se você ficar hospedado no centro deve conseguir fazer a maioria dos programas a pé mesmo, mas se preferir pode comprar um passe de 72 horas, que custa cerca de 240 coroas suecas, ou pagar por viagem, sendo que o mínimo que você tem que carregar no cartão é 100 coroas suecas e cada viagem custa 30 coroas.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.