Destinos Europa Itália Siena

Roteiro de um dia em Siena – Bate e volta de Florença | Itália

A menos de 100 km de Florença, Siena é uma ótima opção de passeio para quem visita a belíssima região da Toscana na Itália. Siena é uma cidade medieval cheia de charme que pode facilmente ser explorada a pé. O destino perfeito para quem gosta de locais históricos, arquitetura medieval, arte renascentista e comida italiana. Um dia na cidade é mais do que suficiente para conferir as suas principais atrações, que incluem a Catedral de Siena, a Piazza del Campo e o Palazzo Pubblico. No verão a cidade também conta com inúmeros festivais de arte, música e gastronomia, além do Palio de Siena, uma tradicional corrida de cavalos. Confira abaixo o meu roteiro de um dia em Siena com dicas sobre os principais pontos turísticos da cidade.

O que fazer em Siena – Roteiro de um dia

Catedral de Siena

Conhecida também como Duomo di Siena, a Catedral de Siena é uma verdadeira obra prima construída ao longo de quase cinco décadas no século 13. A construção medieval, que conta com uma cúpula (duomo) e uma torre sineira, é feita de mármore nos tons branco, preto e rosa. O seu interior guarda tantas obras de arte como esculturas, afrescos e um chão com ilustrações em pedra, que até poderia ser um museu. Não deixe de visitar a Biblioteca Piccolomini, que é decorada com afrescos bem coloridos do pintor renascentista Pinturicchio.

catedral de siena - duomo di siena - pontos turísticso - siena - toscana - itália

Piazza del Campo

Localizada no coração de Siena, a histórica Piazza del Campo é uma das atrações mais populares da cidade. Cercada por belas construções, a praça conta com um piso inclinado que convida os turistas a fazer um pausa no roteiro e sentar ali para relaxar. Durante o verão, a Piazza é palco do Palio di Siena, uma tradicional corrida de cavalos que ocorre desde o século 17.

piazza del campo - roteiro em siena - pontos turísticos - itáliapiazza del campo - roteiro em siena - pontos turísticos - itália piazza del campo - roteiro em siena - pontos turísticos - itália piazza del campo - roteiro em siena - pontos turísticos - itália piazza del campo - roteiro em siena - pontos turísticos - itália

Palazzo Comunale & Torre del Mangia

Localizado na Piazza del Campo, o Palazzo Comunale ou Palazzo Pubblico é um palácio medieval com influências góticas. Construído entre o fim do século 13 e o início do 14, o belo palácio é a sede da prefeitura de Siena. A Torre del Magia se destaca na paisagem com os seus 102 metros de altura, podendo ser vista de diversas partes da cidade. Os corajoso (com um coração saudável!) podem encarar mais de 400 degraus até o seu topo para admirar uma vista panorâmica de Siena.

Palazzo pubblico - siena - pontos turísticos - toscana - italia

Palazzo Salimbeni

Situado na praça de mesmo nome, o Palazzo Salimbeni é um belo exemplo da arquitetura gótica italiana. Original do século 14, o palácio é sede de um dos bancos mais antigos do mundo, que ajudou a tornar Siena uma cidade próspera.

palazzo salimbeni - siena - toscana - itália - pontos turísticos

Outras atrações

Centro histórico: Não deixe de se perder pelas ruas ruas medievais estreitas, com restaurantes e lojas locais, flores nas janelas e lambretas estacionadas a cada esquina.

Pinacoteca Nazionale: Uma boa pedida para os amantes da arte, nesse museu você confere obras medievais e renascentistas relacionadas à história de Siena.

Festivais: Durante o verão confira a programação para não perder os diversos festivais que ocorrem na cidade.

  • Festival de Jazz
  • Teatro e cinema ao ar livre
  • Apresentações de Ópera no Castelo Monteriggioni
  • Celebração de produtos locais como a “Festa dell’Uva” e a “Sagra della Bruschetta”
  • Palio di Sieana, a famosa corrida de cavalos

centro histórico - siena - toscana - itáliacentro histórico - siena - toscana - itáliacentro histórico - siena - toscana - itália centro histórico - siena - toscana - itália

Como chegar em Siena:

Como Siena é uma cidade pequena que pode ser visitada em apenas um dia, o ideal é fazer um passeio bate e volta de Florença. Você pode pegar um trem na estação Firenze S.M.N, o trajeto dura cerca de 1h30. Outra opção é pegar um ônibus na Piazzale Carlo Rosselli com a empresa FlixBus, sendo que o percurso dura cerca de 1h.

Planejando uma viagem pela Itália? Leia também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.