Croácia Destinos Europa Roteiro na Croácia Roteiros de Viagem

Roteiro na Croácia: Descubra 5 lugares incríveis para visitar no país

Cachoeiras, praias paradisíacas, prédios históricos e muitas ilhas fazem da Croácia o destino perfeito para curtir as férias. O litoral do país, banhado pelo Mar Adriático, é cheio de recortes que formam as mais belas paisagens naturais. No meu roteiro de uma semana pela Croácia eu visitei lugares incríveis, como Zagreb, Lagos Plitvice, Split, Hvar e Dubrovnik. Cada um desses lugares tem algo de especial e nesse roteiro em compartilho com você boas razões para conhecer todos eles. Visite a região na baixa temporada, em meses como maio ou setembro, se você quiser cruzar com menos turistas e aproveitar os preços mais em conta. Quanto ao clima, não se preocupe, pois nessa época as temperaturas ainda batem na casa dos 20 e poucos graus e os dias são ensolarados.

Confira abaixo o meu roteiro de uma semana pela Croácia:

Zagreb: A capital da Croácia – 1 dia

Comece o passeio explorando Zagreb, a capital e maior cidade da Croácia. Para você ter uma ideia de como as cidades do país são pequenas, contando com a região metropolitana, Zagreb tem cerca de 1 milhão de habitantes. Você pode explorar a capital pé, pois todos os pontos turísticos ficam no centro, próximos uns dos outros. Um dia é mais do que suficiente para ver as principais atrações, que incluem:

  • A bela igreja St Mark’s Church, que foi construída em 1.200, mas já passou por diversas mudanças de estilo.
  • A Catedral de Zagreb, que foi destruída e reconstruída algumas vezes, até que em 1880 após um terremoto a cidade contratou o arquiteto Hermann Bollé para trabalhar na sua reconstrução, que acabou por incorporar duas torres de relógio de 105m.
  • O Teatro Nacional Croata, que foi construído no estilo neo barroco em 1895, está localizado na Trg Maršala Tita, uma praça charmosa que vale a pena explorar. O inteior do prédio é belíssimo e muito bem conservado, sendo palco de espetáculos de teatro, ópera e ballet.
Teatro Nacional Croata - Zagreb -Croácia
Teatro Nacional Croata

Tour pelos Lagos Plitvice  – 1 dia

No dia seguinte acorde bem cedo e viaje por cerca de 2h30 para visitar um dos lugares mais bonitos da Croácia, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, que desde 1979 é considerado Patrimônico Mundial da UNESCO. Fundado em 1949, esse é o maior parque nacional da Croácia e uma das principais atrações do país, atraindo cerca de 1 milhão de visitantes todos os anos. São 20.000 hectares de belas cachoeiras, lagos e áreas verdes. O passeio pelo parque dura cerca de 4 horas e é conduzido por um guia em um ritmo bem tranquilo.

A melhor forma de fazer esse passeio é sair de Zagreb de manhã cedo, conhecer o parque e no fim do dia seguir para Split, no litoral. Muita gente faz um bate e volta de Split, mas é mais cansativo, pois o parque fica a 4h de distância de lá. Nós fizemos esse tour com a empresa Travel Agency Portal e tivemos uma ótima experiência.

Confira meu post com todas as dicas sobre o tour pelos Lagos Plitvice

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice - Croácia
Parque Nacional dos Lagos Plitvice

Balneário de Split – 2 dias

O roteiro segue agora pelo litoral da Croácia. Localizada na costa do Mar Adriático, Split é a maior e mais importante cidade da Dalmácia. Fique hospedado no centro histórico para explorar a pé as principais atrações dessa cidade charmosa e agradável. Faça um passeio pela Riva de Split, um calçadão à beira mar aonde você encontra diversos bares e restaurantes. No trajeto, observe os barcos e iates estacionados no porto e os prédios históricos que emolduram a paisagem. Não deixe de visitar o Palácio Diocleciano, que na verdade é um conjunto de ruas e ruínas antigas consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO.

Catedral de São Dômnio e o Museu da Cidade estão entre as principais ruínas da região. Split também é um ótimo ponto de partida para algumas das ilhas mais paradisíacas da Croácia. Nós passamos um dia em Hvar e eu conto mais sobre esse passeio abaixo.

Confira meu post com todas as dicas sobre Split

Split - Croácia
Split

Passeio na ilha de Hvar –  1 dia | Bate e volta de Split 

Acorde cedo em Split e pegue uma balsa no até a ilha de Hvar, o segundo destino mais popular da Croácia, ficando atrás apenas de Dubrovik. Cerca de 20 mil pessoas visitam a cidade de Hvar durante a alta temporada para explorar o mar de águas transparentes e as charmosas construções históricas do século XIII. A ilha é o destino perfeito para quem quer curtir festas badaladas e ótimos restaurantes. Dentre as principais atrações da ilha estão:

  • St Stephens Square, uma praça histórica linda junto ao porto.
  • Fortica, um castelo medieval e forte que começou a ser construído em 1282 e oferece a melhor vista panorâmica de Hvar e das ilhas Pakleni. A foto abaixo foi tirada lá de cima.

Confira meu post com todas as dicas de Hvar

ilha Hvar - Croácia
Vista panorâmica da ilha de Hvar – Croácia

A cidade histórica de Dubrovnik – Roteiro de 2 dias e meio

Dubrovnik é o destino mais popular da Croácia, recebendo milhares de visitantes todos os anos. Desde 1979 a bela cidade histórica banhada pelo Mar Adriático entrou para a seleta lista de lugares que são considerados Patrimônio Mundial da UNESCO. Se você estiver com pouco tempo para explorar a Croácia, Dubrovnik certamente é a cidade mais imperdível, portanto voe direto para lá.

Dentre as principais atrações da cidade estão:

  • As muralhas e fortalezas, construídas no século IX para proteger Dubrovnik dos invasores.
  • O teleférico de Dubrovnik, que oferece uma das melhores vistas panorâmicas da cidade.
  • A pequena e charmosa praia de Banje.
  • O passeio de barco ao redor da cidade, que oferece uma perspectiva diferente da região.
  • O passeio até a ilha de Lokrum.
  • O cais, de onde partem os barcos para os passeios pelas ilhas próximas.
  • O centro histórico, com o sofisticado chão de mármore, ruas estreitas e prédios antigos conservados.

Confira meu post com todas as dicas de Dubrovnik

cidadeantiga-Dubrovnik-Croácia

A Croácia é um país incrível, cheio de atrações e belezas naturais. Não deixe de fazer esse roteiro de uma semana Croácia. Se você gosta de roteiros com praia, leia também:

2 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.