Cachoeiras, praias paradisíacas, prédios históricos e muitas ilhas fazem da Croácia o destino perfeito para curtir as férias. O litoral do país, banhado pelo Mar Adriático, é cheio de recortes que formam as mais belas paisagens naturais. No meu roteiro de uma semana pela Croácia eu visitei lugares incríveis, como Zagreb, Lagos Plitvice, Split, Hvar e Dubrovnik. Cada um desses lugares tem algo de especial e nesse roteiro em compartilho com você boas razões para conhecer todos eles. Visite a região na baixa temporada, em meses como maio ou setembro, se você quiser cruzar com menos turistas e aproveitar os preços mais em conta. Quanto ao clima, não se preocupe, pois nessa época as temperaturas ainda batem na casa dos 20 e poucos graus e os dias são ensolarados.
Confira abaixo o meu roteiro de uma semana pela Croácia:
Zagreb: A capital da Croácia – 1 dia
Comece o passeio explorando Zagreb, a capital e maior cidade da Croácia. Para você ter uma ideia de como as cidades do país são pequenas, contando com a região metropolitana, Zagreb tem cerca de 1 milhão de habitantes. Você pode explorar a capital pé, pois todos os pontos turísticos ficam no centro, próximos uns dos outros. Um dia é mais do que suficiente para ver as principais atrações, que incluem:
- A bela igreja St Mark’s Church, que foi construída em 1.200, mas já passou por diversas mudanças de estilo.
- A Catedral de Zagreb, que foi destruída e reconstruída algumas vezes, até que em 1880 após um terremoto a cidade contratou o arquiteto Hermann Bollé para trabalhar na sua reconstrução, que acabou por incorporar duas torres de relógio de 105m.
- O Teatro Nacional Croata, que foi construído no estilo neo barroco em 1895, está localizado na Trg Maršala Tita, uma praça charmosa que vale a pena explorar. O inteior do prédio é belíssimo e muito bem conservado, sendo palco de espetáculos de teatro, ópera e ballet.

Tour pelos Lagos Plitvice – 1 dia
No dia seguinte acorde bem cedo e viaje por cerca de 2h30 para visitar um dos lugares mais bonitos da Croácia, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, que desde 1979 é considerado Patrimônico Mundial da UNESCO. Fundado em 1949, esse é o maior parque nacional da Croácia e uma das principais atrações do país, atraindo cerca de 1 milhão de visitantes todos os anos. São 20.000 hectares de belas cachoeiras, lagos e áreas verdes. O passeio pelo parque dura cerca de 4 horas e é conduzido por um guia em um ritmo bem tranquilo.
A melhor forma de fazer esse passeio é sair de Zagreb de manhã cedo, conhecer o parque e no fim do dia seguir para Split, no litoral. Muita gente faz um bate e volta de Split, mas é mais cansativo, pois o parque fica a 4h de distância de lá. Nós fizemos esse tour com a empresa Travel Agency Portal e tivemos uma ótima experiência.
Confira meu post com todas as dicas sobre o tour pelos Lagos Plitvice

Balneário de Split – 2 dias
O roteiro segue agora pelo litoral da Croácia. Localizada na costa do Mar Adriático, Split é a maior e mais importante cidade da Dalmácia. Fique hospedado no centro histórico para explorar a pé as principais atrações dessa cidade charmosa e agradável. Faça um passeio pela Riva de Split, um calçadão à beira mar aonde você encontra diversos bares e restaurantes. No trajeto, observe os barcos e iates estacionados no porto e os prédios históricos que emolduram a paisagem. Não deixe de visitar o Palácio Diocleciano, que na verdade é um conjunto de ruas e ruínas antigas consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO.
A Catedral de São Dômnio e o Museu da Cidade estão entre as principais ruínas da região. Split também é um ótimo ponto de partida para algumas das ilhas mais paradisíacas da Croácia. Nós passamos um dia em Hvar e eu conto mais sobre esse passeio abaixo.
Confira meu post com todas as dicas sobre Split

Passeio na ilha de Hvar – 1 dia | Bate e volta de Split
Acorde cedo em Split e pegue uma balsa no até a ilha de Hvar, o segundo destino mais popular da Croácia, ficando atrás apenas de Dubrovik. Cerca de 20 mil pessoas visitam a cidade de Hvar durante a alta temporada para explorar o mar de águas transparentes e as charmosas construções históricas do século XIII. A ilha é o destino perfeito para quem quer curtir festas badaladas e ótimos restaurantes. Dentre as principais atrações da ilha estão:
- St Stephens Square, uma praça histórica linda junto ao porto.
- Fortica, um castelo medieval e forte que começou a ser construído em 1282 e oferece a melhor vista panorâmica de Hvar e das ilhas Pakleni. A foto abaixo foi tirada lá de cima.
Confira meu post com todas as dicas de Hvar

A cidade histórica de Dubrovnik – Roteiro de 2 dias e meio
Dubrovnik é o destino mais popular da Croácia, recebendo milhares de visitantes todos os anos. Desde 1979 a bela cidade histórica banhada pelo Mar Adriático entrou para a seleta lista de lugares que são considerados Patrimônio Mundial da UNESCO. Se você estiver com pouco tempo para explorar a Croácia, Dubrovnik certamente é a cidade mais imperdível, portanto voe direto para lá.
Dentre as principais atrações da cidade estão:
- As muralhas e fortalezas, construídas no século IX para proteger Dubrovnik dos invasores.
- O teleférico de Dubrovnik, que oferece uma das melhores vistas panorâmicas da cidade.
- A pequena e charmosa praia de Banje.
- O passeio de barco ao redor da cidade, que oferece uma perspectiva diferente da região.
- O passeio até a ilha de Lokrum.
- O cais, de onde partem os barcos para os passeios pelas ilhas próximas.
- O centro histórico, com o sofisticado chão de mármore, ruas estreitas e prédios antigos conservados.
Confira meu post com todas as dicas de Dubrovnik

A Croácia é um país incrível, cheio de atrações e belezas naturais. Não deixe de fazer esse roteiro de uma semana Croácia. Se você gosta de roteiros com praia, leia também:
Muito bom!
Obrigada, Ana Maria! 🙂
Daniela, entao me tire uma duvida por favor,. Primeiramente, adorei seu post. Bom, vou em Maio de 2021 pq é baixa temporada e clima agradavel. Pensei que eu podia fazer base em Zagreb, mas pelo que vi não e possivel pq e longe de Split e Dubrovnik . Você foi se hospedando pelo caminho ne ? Pq meu voo é LIsboa x Zagreb x Lisboa. Obrigada e espero sua resposta para eu me programar. Obrigada 😉
Oi Denise,
Que bom que você gostou do post! Imagino que a sua viagem tinha sido adiada em função da pandemia, então vou responder mesmo estando um pouco atrasada. Eu fui me hospedando pelo caminho, sim. Fiquei uma noite em Zagreb, de lá fizemos um tour de um dia pelo Lagos Plitvice, e ao invés de voltar pra Zagreb o tour nos deixou em Split. Dormimos lá umas duas noites e então seguimos pra Dubrovnik aonde também ficamos hospedados. Abraços, Daniela