A cidade medieval de Antibes reúne em um só lugar ruas e prédios históricos, belas praias, um porto cheio de iates e a vista dos alpes nevados de pano de fundo. Parece uma combinação bastante rara, especialmente o cenário incrível da praia com os alpes ao fundo, mas sem dúvida é algo que eu nunca tinha visto e que me encantou.
A charmosa Antibes, que conta com ruas estreitas e construções do século 16, é parada obrigatória para quem visita a região de Côte D’Azur. A cidade está localizada entre Nice e Cannes, ficando a apenas 23Km de Nice. O acesso de trem é fácil e barato. No século 20, Antibes se tornou um lugar popular entre artistas e escritores famosos como Picasso, Nicolas de Staël, Max Ernst e o escritor Graham Greene. Inclusive, há o Museu do Picasso na cidade.
Confira o meu roteiro de um dia em Antibes com as melhores atrações da cidade:
Forte Carré
Logo que descemos do trem fomos em direção ao Forte Carré, que estava fechado, então acabamos entrando no Football Club d’Antibes. O centro esportivo fica bem do lado do forte e de lá é possível contemplar essa vista linda do mar com os alpes nevados ao fundo.
Port Vauban
Seguimos caminhando às margens do Port Vauban até chegar na entrada da cidade antiga de Antibes. No Port Vauban fica localizado o Yacht Club d’Antibes, uma das maiores marinas do mar Mediterrâneo. A caminhada ao longo do porto é agradável e você pode ir observando (ou invejando) os inúmeros iates de luxo que ficam aportados ali. Também repare que ao fundo é possível ver o Forte Carré.
Roda Gigante
Se você quiser curtir uma vista panorânima de Antibes, uma voltinha na roda gigante pode ser uma ótima ideia. A atração fica bem na entrada da cidade antiga.
Cidade Antiga (Vieux Antibes)
A entrada para a cidade antiga de Antibes fica logo depois do porto e é onde você encontra a maior parte dos restaurantes, confeitarias e o comércio. Antibes conta com inúmeras lojas locais, sendo um bom lugar para comprar roupas, acessórios e lembranças. Nós almoçamos no Brasserie Le Pimm’s e estava ótimo.
Antibes Medieval:
Cidade murada a beira mar
Nessa região da cidade você pode percorrer as muralhas seculares que cercam Antibes. E de quebra você ainda curte a bela paisagem do mar Mediterrâneo.
Plage de la Gravette
Das muralhas é possível ver a Plage de la Gravette, que deve ser muito popular no verão, mas estava pouco movimentada em novembro.
Igreja Notre Dame de La Platea
Na região murada você também pode conferir a colorida Igreja Notre Dame de La Platea, uma bela relíquia do século 5 ou 6, reconstruída no início do século 13.
Château Grimaldi – Museu Picasso
E para quem gosta de arte, no antigo Castelo Grimaldi hoje fica localizado o Museu do Picasso. O artista viveu no local durante 6 meses em 1946. Hoje o museu conta com mais de 200 obras do pintor.
Ruas e casas medievais
Não deixe de fazer um passeio de volta no passado circulando pelas ruas e casas construídas por volta do século 16.
Antibes é uma cidade francesa incrível, que não pode deixar de ser visitada por quem estiver explorando a região de Côte D’Azur. Pegue um trem de Nice e passe um dia curtindo o mar mediterrâneo, percorrendo as muralhas antigas, visitando o Museu do Picasso e muito mais. E o melhor de tudo é que a cidade é pequena e é possível fazer tudo a pé.
A roda gigante é gratuita?
Oi Isabelle,não é gratuita. Agora não vou lembrar o valor certinho, mas acho que não passa de 10 euros.
Visitarei em poucos dia, e suas dicas são muito valiosas. Parabéns
Aproveite a viagem, Enrique! Fico feliz em saber que colaborei com as dicas 🙂