Destinos Europa inglaterra londres

2018 Os melhores parques para visitar em Londres

Você sabia que 47% de Londres consiste em áreas verdes? A capital inglesa conta com mais de 20 parques e praças muito bem cuidados com direito a jardins floridos, plantas variadas e lagoas. Os parques de Londres são o lugar perfeito para aproveitar os dias de sol fazendo um piquenique com os amigos, praticando esportes, brincando com os cachorros ou simplesmente relaxando na grama. É muito bom viver em uma cidade tão grande e populosa, mas que oferece ótimas opções para fugir do agito da vida urbana e se conectar com a natureza.

Se você está planejando a sua viagem a Londres, não deixe de incluir pelo menos alguns dos parques abaixo no seu roteiro. Especialmente se você visitar a cidade entre o verão e a primavera, quando as flores coloridas tomam conta da paisagem. Se você passar por Londres no outono, também terá uma agradável surpresa ao encontrar as folhas amareladas caindo das árvores e cobrindo o chão. Sem mais delongas, descubra a seguir os melhores parques de Londres.

Confira abaixo uma lista com os 8 melhores parques de Londres:

Hyde Park

Uma das maiores áreas verdes no coração de Londres, o Hyde Park é uma atração imperdível para os visitantes da capital inglesa. São 141 hectares de gramados, muitas árvores e jardins floridos as margens do lago Serpentine. Enquanto os locais aproveitam para correr, andar de bicicleta, fazer piquenique e relaxar no Hyde Park, os turistas podem conferir muito mais. Veja abaixo uma lista dos principais pontos turísticos do parque:

  • Fonte Memorial de Diana, Princesa de Gales: Essa fonte faz a alegria da criançada no verão, que corre solta brincando na água.
  • Serpentine Sackler Galleries: As galerias são o passeio ideal para quem ama arte (entrada gratuita).
  • Bistrôs: O Hyde Park conta com duas opções para quem quiser fazer um lanche ou beber um café, o Serpentine Bar & Kitchen e o Lido Bar & Cafe.
  • Passeio de barco: Alugue um barco de remo ou pedalinho para passear pelo lago Serpentine.
  • Música ao vivo: Especialmente no verão, o Hyde Park é palco de vários shows e festivais de música, portanto fique de olho na programação.
  • Outono no Hyde Park: Confira uma espetáculo de folhas nos tons amarelo e laranja caindo das árvores e criando um belo tapete no chão.
  • Winter Wonderland: Parque temático de Natal com brinquedos, feira de artesanato, shows de música ao vivo e pista de patinação (Ocorre apenas entre o fim de novembro e o início de janeiro de cada ano).

Além disso tudo, não deixe de reparar nos esquilos fofos subindo nas árvores e correndo de um lado para o outro; e nos inúmeros patos e cisnes que adoram ser alimentados pelos turistas.

Fonte Memorial de Diana, Princesa de Gales - hyde park - parques de londres - inglaterra - turismo hyde park - parques de londres - inglaterra - turismohyde park - parques de londres - inglaterra - turismo

Kensington Gardens

Embora o Kensington Gardens não seja oficialmente parte do Hyde Park, o terreno de ambos está conectado e no passado os jardins faziam parte do parque. Essa é uma das minhas áreas favoritas para passear em Londres, pois é a parte do parque que eu acho mais bonita e fica perto das lojas e  bistrôs de High Street Kensington. O Kensington Gardens, local onde o Príncipe Harry e a atriz Meghan Markle anunciaram o seu noivado para a imprensa, é um belo jardim público que faz parte do complexo do Kensington Palace. Se você quiser visitar o interior do Palácio, que é a residência oficial do Príncipe William e da Duquesa Kate, é necessário comprar um ingresso.

Veja também o Albert Memorial, uma escultura vitoriana que fica de frente para a renomada casa de espetáculos Royal Albert Hall. Para exposições de arte, design e arquitetura confira a Serpentine Gallery. Complete o passeio visitando o Italian Water Gardens, um jardim com fontes, estátuas e flores projetado a pedido do Príncipe Albert em 1861. Se você estiver viajando com crianças, o Diana Memorial Playground pode ser uma boa pedida para distrair os pequenos.

kensington park - londres - parques de londres - turismo

Greenwich Park

Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, o Greenwich Park oferece uma das melhores vistas panorâmicas de Londres. No entanto, não é apenas para apreciar a bela vista que a maioria das pessoas visita o parque, mas também para pisar na famosa linha do Meridiano de Greenwich. Esse é o principal meridiano do mundo, no qual a longitude é zero  (0° 0′ 0″) e a partir do qual todos os lugares na terra são medidos. Para pisar na linha do meridiano e conhecer o único planetário de Londres, visite o Royal Observatory, uma construção do século 17. Aproveite o passeio para conhecer o Museu Marítimo Nacional da Inglaterra, o casarão do século 20 que fica bem na entrada do parque.

greenwich park - parques de londres - turismo - inglaterra


Quer ler mais sobre Londres? Confira 20 pontos turísticos imperdíveis na capital inglesa


Holland Park

Localizado nas proximidades de Notting Hill, o Holland Park conta com  múltiplas tulipas coloridas, um jardim japonês e uma mansão do século 17. O parque é muito frequentado pelos locais dos bairros Kensington & Chelsea devido as ótimas opções de lazer como quadras esportivas e um playground para as crianças. Para os turistas, vale a pena conferir o Kyoto Garden, construído para comemorar o Festival do Japão que ocorreu em Londres em 1992. O jardim é super charmoso, contando com um lago, uma mini cachoeira, esculturas e árvores típicas do japão.

Se você visitar o Holland Park entre a primavera  e o verão, pode dar a sorte de encontrar os seus jardins cobertos por tulipas coloridas. É um verdadeiro espetáculo, mas saiba que não há garantia de ver as flores, pois a época de floração varia conforme o clima. Note que além dos esquilos, você também poderá ver pavões andando soltos pelo parque.  Por fim, veja também a Holland House, uma antiga mansão que já fez parte de um castelo localizado na região. Apesar de ter sido parcialmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, o que restou da mansão foi transformado em um hostel e uma casa de eventos.

holland park - parques de londres - turismo - inglaterra kyoto garden - holland park - parques de londres - turismo - inglaterratulipas - holland park - parques de londres - turismo - inglaterra

Regent’s Park & Primrose Hill

Cobrindo uma área de 159 hectares, o Regent’s Park é um dos parques mais bonitos de Londres. Próximo da atração turística Madame Tussaud, o parque é um ótimo local para praticar esportes, fazer um piquenique, visitar o zoológico, assistir a uma peça no teatro ao ar livre ou levar as crianças no playground. Mas quer saber qual é a cereja no bolo? Imagine um jardim com mais de 12 mil rosas. No Queen Mary’s Gardens você pode apreciar rosas das mais variados cores e formas. As rosas normalmente começam a florir no início de junho e muitas vezes seguem bonitas até o fim do verão. No entanto, eu diria que junho e julho são os melhores meses  para ver as flores.

Para apreciar uma vista panorâmica de Londres, visite também o Primrose Hill, um morro que faz parte do complexo do parque. Lá do alto é possível ver de longe a London Eye, prédios icônicos como a Shard e o Walkie-Talkie e muito mais. No fim do dia as pessoas se reúnem no topo do morro para apreciar a vista e curtir o pôr do sol. O Primrose Hill fica perto de Camden Town, o bairro alternativo de Londres.

Regent’s Park:

queen mary's gardens - regent's park - parques de londres - turismo queen mary's gardens - regent's park - parques de londres - turismo queen mary's gardens - regent's park - parques de londres - turismo

Primrose Hill:

primrose hill - regent's park - parques de londres - turismo primrose hill - regent's park - parques de londres - turismo

Richmond Park

O Richmond Park não é apenas mais um parque em Londres, mas sim uma Reserva Natural Nacional. Em uma área de mais de mil hectares é possível ver veadinhos correndo soltos e as mais variadas espécies de fungos, pássaros, árvores, plantas e flores. Quando estive lá pela primeira vez fiquei com a impressão de que estava desbravando uma fazenda e não apenas um parque. Caminhei quase uma hora para chegar no jardim Isabella Plantation e  na volta tive a sorte de cruzar com uma turma de veadinhos que estavam relaxando no sol. Outras atrações do parque incluem a casa de eventos Pembroke Lodge, que conta com um bistrô, e  a vista panorâmica do King Henry’s Mound.  Certamente uma das melhores formas de explorar o parque é alugando uma bicicleta, pois o terreno é muito grande.

viadinhos - richmond park - parques de londres - turismo richmond park - parques de londres - turismo

Veja o vídeo oficial do Richmond Park: 

Hampstead Heath

O Hampstead Heath é um lugar popular em Londres graças ao seu morro com uma vista panorâmica da cidade e as suas lagoas onde as pessoas nadam no verão. Quem quiser dar um mergulho e se refrescar, poderá desfrutar de três lagoas (ponds) e uma piscina pública (Lido). No entanto, é necessário comprar um ingresso para ter acesso às piscinas e lagoas. O parque também é uma boa pedida para quem quiser passear com os pequenos, sendo possível visitar o zoológico e brincar nos playgrounds.

hampstead heath - parques de londres - turismo hampstead heath - parques de londres - turismo

Kew Gardens

O Kew Gardens não é oficialmente um parque, mas sim um Jardim Botânico em Londres. Mas vamos combinar que a proposta é bem parecida, né? Áreas verdes extensas (131 hectares) com uma flora e fauna bem diversa (mais de 40 mil espécies de plantas). Claro que o Jardim Botânico tem mais atrações do que os parques, com direito a conservatórios incríveis, vários bistrôs, um palácio e muito mais. Certamente um dos meus lugares favoritos em Londres. Aproveite para relaxar nos gramados, mas não deixe de visitar os conservatórios para aprender sobre botânica e ver de perto plantas exóticas. Compre o seu ingresso online para economizar um pouco.

kew gardens - jardim botanico - parques de londres - turismokew gardens - jardim botanico - parques de londres - turismo

Queen Elizabeth Olympic Park

O Queen Elizabeth Olympic Park é o parque criado no local onde ocorreram as Olimpíadas de 2012 em Londres. Esse parque de Londres conta com várias atrações, como gramados às margens do Rio Lea, playgrounds para os pequenos, uma fonte que jorra água do chão – onde por sinal eu me diverti muito tirando fotos da euforia das crianças – e o mirador Arcelormittal Orbit, uma escultura vermelha não muito charmosa que oferece uma vista privilegiada da cidade. Tem ainda um espaço com piscinas cobertas e as quadras de esportes. No verão eles normalmente montam uma praia artificial nesse parque e organizam vários shows e festivais de música. Confira a programação no site.

queen elizabeth olympic park - parques de londres - turismoqueen elizabeth olympic park - parques de londres - turismoqueen elizabeth olympic park - parques de londres - turismo

Eu destaquei os meus parques favoritos em Londres, mas há outros parques legais na capital inglesa que você pode visitar, como: Green Park, St James’s Park, Victoria Park, Battersea Park, Crystal Palace Park e London Fields. Tanto o Green Park quanto o St James’s ficam bem perto do Buckingham Palace, portanto é recomendável visitá-los no mesmo dia.

Quais são os parques reais de Londres?

Os parques reais de Londres, conhecidos como The Royal Parks, são um conjunto de 8 parques protegidos e conservados por uma organização com o mesmo nome.

  • Hyde Park
  • Kensington Gardens
  • Richmond Park
  • Bushy Park
  • St James’s Park
  • The Green Park
  • The Regent’s Park & Primrose Hill
  • Greenwich Park

Planejando  a sua viagem para Londres?

Leia também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.