Destinos Europa Itália Positano

Positano: a praia mais bonita da Costa Amalfitana | O que fazer e dicas

É impossível não se encantar com o charme de Positano: casinhas coloridas cravejadas em morros aos pés do imenso azul do Mar Tirreno. Positano é um lugar para esquecer dos problemas da vida e simplesmente relaxar. Nada de visitar inúmeros pontos turísticos, o forte do vilarejo é mesmo curtir o cenário paradisíaco. Na Idade Média, Positano era um porto que pertencia à república vizinha de Amalfi. Após alguns séculos prósperos, a vila entrou em decadência no século 19, o que resultou na emigração de muitos dos seus moradores. Durante esse período a cidade virou uma vila de pescadores, mas isso mudou por volta de 1950 quando o local começou a atrair turistas.

Hoje Positano é um dos cartões postais da Itália, um metro quadrado caro e disputado, que recebe milhões de visitantes todos os anos. Eu não fiquei hospedada em Positano, mas sim em Sorrento, que fica ali perto e tem mais infraestrutura. No entanto, passei dois dias inteiros em Positano e abaixo compartilho com você o melhor que essa bela vila italiana tem a oferecer.

Confira também o meu roteiro completo na Costa Amalfitana.

O que fazer em Positano – Costa Amalfitana

Percorrer as escadarias e ruelas

Prepare-se para fazer um bom exercício percorrendo as charmosas ruas estreitas e as muitas escadarias de Positano. Em função da estrutura nada linear da vila, não há muita opção se não bater perna para explorar o lugar e conferir a vista de tirar o fôlego.

positano-italia-costa-amalfitana-turismopositano-italia-costa-amalfitana

Igreja de Santa Maria Assunta

Por que não dar um tempo do sol e do mar para visitar uma igreja histórica? A Igreja de Santa Maria Assunta foi construída por volta do século 10 e teve muito prestígio até meados do século 15, quando o abade Antonio Acciappacci e os seus monges abondaram a região com medo de uma invasão. Após passar pelo comando de abades que não conservaram muito bem a sua arquitetura, a igreja foi reformada no século 18.

igreja-positano-italia-costa-amalfitana

Comprar artesanatos e lembranças

O que é uma viagem à Itália sem umas comprinhas?  Afinal, os italianos são famosos pela qualidade dos seus produtos. Em Positano o que não faltam são lojas de moda com saídas de praia, biquínis e chapéus; lojas de artesanato com lembrancinhas tradicionais e cerâmicas cuidadosamente decoradas; lojas de arte com belos quadros e muito mais. Se você não estiver precisando de nada disso, que tal levar para casa a bebida tradicional da região? O famoso limoncello. A verdade é que não faltam razões para abrir a carteira nesse paraíso.

comercio-positano-italia-costa-amalfitana


Leia também: 14 lugares incríveis para visitar em Florença


Curtir a Praia Grande (Spiaggia Grande)

Como eu comentei acima, Positano é o lugar perfeito para relaxar. E tem cenário melhor para isso do que uma praia linda? Coloque as pernas para cima, pegue um bronze, tome um banho de mar, leia um livro ou adormeça na beira da praia. As possibilidades são infinitas, o importante é  dedicar pelo menos algumas horas do seu dia a curtir a bela Praia Grande. Se você for passar apenas o dia em Positano, saiba que é ali mesmo que aportam os barcos de turismo.

positano-italia-costa-amalfitana-turismopositano-italia-costa-amalfitana-turismo

Descubra a outra praia de Positano

Que tal explorar um outro cenário além da famosa Praia Grande? Se você quiser uma praia menor, um pouco mais reservada, basta contornar a pé o paredão com as casinhas coloridas e chegar até o outro lado. No mapa essa praia aparece como Praia Pequena e é basicamente mais um lugar para você pensar na vida enquanto admira ou mergulha no mar cristalino.

praia-positano-italia-costa-amalfitanapositano-italia-costa-amalfitanapositano-italia-costa-amalfitanapraia-positano-italia-costa-amalfitana

Comer bem: almoço especial no Da Adolfo

Nenhuma viagem pela Itália está completa sem uma boa refeição e em Positano não poderia ser diferente. Esqueça a pizza e a pasta por um momento e pense em peixes e deliciosos frutos dos mar. O restaurante Da Adolfo é uma dica quente em Positano, já que é um dos melhores do local. Na alta temporada tente fazer uma reserva, já que o local é muito popular. E como chegar lá? Eles levam você até lá com um barquinho que parte da Praia Grande. O trajeto é curtinho e agradável, proporcionando uma outra vista da praia, da perspectiva do mar. Depois de fazer uma boa refeição por lá, não deixe de provar o famoso gelato italiano ou um dos doces maravilhosos da região. Não faltam opções para se deliciar no centrinho de Positano.

restaurante-d.adolfo-positano-italia-costa-amalfitana positano-italia-costa-amalfitanapositano-italia-costa-amalfitana-turismo

Explorar outros destinos incríveis na região: Capri, Amalfi, Sorrento, Pompéia e Nápoles

Apesar de Positano ser a praia mais linda (na minha opinião) da Costa Amalfitana, não tem porquê ficar só ali quando há inúmeras atrações nas redondezas. Pegue um carro, ônibus ou barco e visite a luxuosa ilha de Capri, o litoral de Amalfi e Sorrento, as ruínas históricas de Pompéia e a agitada Nápoles.

capri-italia-costa-amalfitanaamalfi-italia-costa-amalfitana

Leia mais:

3 comentários

  1. Olá, sou Mariana, brasileira e moro em Positano trabalho com excursões de barco para a Ilha de Capri e Costa Amalfitana.
    Tenho ótimos apartamentos super novos e mobilhados que alugo por temporada.
    Podem entrar em contato pelo meu email nany_mbr@hotmail.com ou WhatsApp +393349129013

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.