capadócia Destinos Europa Turquia

Tudo sobre o passeio de balão na Capadócia | Turquia

Saiba tudo sobre o passeio de balão na Capadócia – Uma experiência inesquecível

Se você está planejando uma viagem para a Capadócia, saiba que o passeio de balão é uma das melhores atrações da região. Confira abaixo como foi a minha experiência voando de balão a partir de Goreme e vendo lá do alto o nascer do sol iluminar as mais belas cavernas e formações rochosas típicas da Capadócia.

passeio de balão - capadócia - turquia

Que tal fazer um voo de balão na Capadócia?

Não vou mentir, fazer um passeio de balão na Capadócia nunca foi meu sonho, ainda que eu achasse que podia ser uma aventura interessante. Mas a minha mãe, que por sinal é a mais medrosa e menos aventureira da família, estava super empolgada para ver a Capadócia bem do alto. No fim, ela acabou por convencer eu e o meu pai, que estávamos naquela vibe: “Deve ser legal, mas é um pouco caro”.

O passeio de balão começa antes do nascer do sol

No dia do passeio nós acordamos um pouco antes das 5h da manhã, pois a nossa van saía às 5h30 para o local de onde partem os balões. E eles são pontuais. Contratamos o passeio através do hotel em que ficamos hospedados, o Royal Balloon, que também é uma empresa de voos de balão. Quando descemos para o café da manhã me surpreendi ao ver a quantidade de gente que ia fazer o mesmo programa que nós. Chegamos  ao local de onde partem os voos do nascer do sol. Nesse cenário vimos a maioria dos balões literalmente ganhando vida, um verdadeiro espetáculo. Enquanto alguns poucos já estavam no ar, os outros iam inflando lentamente com jatos de fogo que os iluminavam em um instante e escureciam no próximo.

passeio de balao-capadocia-turquia
passeio de balão - capadócia - turquia

Saia justa – será que o nosso balão vai conseguir voar?

O nosso balão passou por uma situação interessante, que deixou minha mãe um tanto quanto preocupada. Ele inflou bem, mas quando já estava quase cheio começou a murchar. Esvaziou completamente e então tiveram que chamar os técnicos para que ele ganhasse vida novamente. Claro que aí já rolou um friozinho na barriga. Problema resolvido, nos colocamos a postos na cestinha do balão com as nossas câmeras fotográficas em punho, prontos para a aventura.
passeio de balão - capadócia - turquia

Leia também: Roteiro de 3 dias na incrível Capadócia


Uma aventura no céu da Capadócia

 A nossa pilota era uma turca super simpática, habilidosa e bem humorada. Ela trabalha na Capadócia pilotando balões há 18 anos. Os pilotos de mão cheia, que era o caso dela, tem permissão para voar baixo e fazer manobras mais arriscadas, já os menos habilidosos devem ficar bem no alto, longe de qualquer obstáculo. No caso, quanto melhor o piloto, mais caro o passeio. A nossa pilota ficou voando baixinho quase todo o tempo. Ela se divertia acelerando os nossos corações ao passar bem pertinho das formações rochosas. Em determinado momento tivemos a nítida sensação de que iriamos bater e então ela disse sarcástica: “Titanic!”.

passeio de balao-capadocia-turquia
passeio de balão - capadócia - turquia
passeio de balão - capadócia - turquia

Curtindo o nascer do sol lá do alto

Durante uma hora de passeio vimos o nascer do sol iluminando as belíssimas formações rochosas naturais da Capadócia. Sem dúvida, trata-se de vista privilegiada. E os diversos balões coloridos que nos acompanharam no passeio mais perto das nuvens só tornaram a experiência ainda mais incrível. De volta a terra firme, todos nós (16 tripulantes + pilota + equipe de apoio) brindamos com espumante às sete horas da manhã. E ainda ganhamos medalhas.
passeio de balão - capadócia - turquiapasseio de balão - capadócia - turquia

Vale a pena fazer o passeio de balão na Capadócia?

Vale muito a pena, afinal, quantas vezes na vida você vai ter a oportunidade de voar de balão na Capadócia? Embora eu tenha dito no início do post que voar de balão nunca foi o meu sonho, confesso que essa foi uma experiência inesquecível. No entanto, se você tiver receio em fazer o passeio, não se preocupe pois há vários pontos  em Goreme que oferecem uma boa vista panorâmica da cidade.

passeio de balão - capadócia - turquia

Onde ficar hospedado na Capadócia:

Para finalizar, quero super recomendar o hotel que ficamos hospedados, já mencionado acima, o Royal Balloon. Fica há uns 10 minutos do centrinho da cidade de Goreme, umas mais conhecidas da região da Capadócia. O quarto era lindo e aconchegante: cama fofinha, belos lençóis, ar condicionado e banheiro enorme (com banheira!). Todos os dias eles colocavam água, café e chás de cortesia no nosso quarto. As áreas de convivência também eram ótimas, com direito a um terraço. E a equipe do hotel era super solícita. Agendamos todos os passeios com eles e tiramos dúvidas. No dia do passeio de balão, que tomamos o café da manhã super cedo, quando voltamos ao quarto tinha uma cesta cheia de frutas. Eles pensam em todos os detalhes. Ah, e tudo isso por 50 euros a diária (em 2014) em quarto triplo.

Descubra outros destinos incríveis:

Roteiro completo em Istambul

4 razões para fazer um cruzeiro pelas Ilhas Gregas

O que fazer em Paris no inverno

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: