Destinos Espanha Europa Palma de Maiorca

O que visitar em Palma de Maiorca | Espanha

Localizada no sul da ilha de Maiorca, Palma de Maiorca é a capital e a maior cidade das Ilhas Baleares na Espanha, que também incluem Menorca, Ibiza e Formentera. Palma é uma das bases mais populares para quem quer explorar as praias paradisíacas da ilha de Maiorca. No entanto, vale lembrar que a cidade também conta com muitos atrativos e vale a pena reservar pelo menos um dia ou dois para explorá-la. Dentre as suas principais atrações estão a impressionante Catedral gótica La Seu, o Palácio Real de La Almudaina,  o belo complexo Parque del Mar, o Castelo Bellver, a Plaza Mayor e muito mais. Certamente uma capital muito agradável, que além dos pontos turísticos conta com um clima ensolarado e quente a maior parte do ano, ótimas opções de restaurantes e bares, uma bela praia e um calção ideal para longas caminhas. 

Confira abaixo as minhas dicas com o que visitar em Palma de Maiorca:

Catedral de Palma de Maiorca

A Catedral de Palma de Maiorca, também conhecida como “La Seu”, é um dos prédios históricos mais impressionantes da cidade. Considerada uma das maiores catedrais góticas da Europa, a sua construção começou no ano de 1229 durante o reinado do rei Jaime I de Aragon, mas só foi concluída em 1601. Com 121 metros de extensão e uma cúpula que atinge os 44 metros de altura, a catedral não passa desapercebida por ninguém. Inclusive, ela pode ser vista de diversos pontos da cidade, como do alto do Castelo Bellver e como pano de fundo no Parque del Mar e na Praia de Palma.

catedral de maiorca - palma de maiorca - turismo

Parque del Mar

Construído na década de 70, o Parque del Mar é um dos lugares mais charmosos de Palma de Maiorca. Emoldurado por muralhas históricas, o parque conta com um lago de água salgada, uma passarela de palmeiras, jardins floridos e uma área recreativa para as crianças.  E  o melhor de tudo é que a Catedral de Palma de Maiorca figura como pano de fundo do parque, deixando o cenário ainda mais bonito. No coração do Parque del Mar, em frente à Catedral, fica o bar The Guiness House, um ótimo local para aperitivar curtindo a vista. Eu sentei ali tanto para tomar uma sangria bem gelada no fim do dia, quanto para tomar um café no fim da manhã e adorei apreciar o cenário com direito a música ao vivo.

parque del mar - palma de maiorca - turismopalmeiras - parque del mar - palma de maiorca - turismoparque del mar - palma de maiorca - turismoparque del mar - palma de maiorca - turismoparque del mar - palma de maiorca - turismo

Palácio Real de La Almudaina

O Palácio Real de La Almudaina é um atração imperdível em Palma de Maiorca. Considerado o Alcázar de Palma, o palácio foi construído originalmente pelos romanos e posteriormente modificado pelos mouros. Foi o lar e palácio de verão de muitas gerações de monarcas espanhóis. A sua estrutura atual data do século 14, sendo que o primeiro andar tem um estilo medieval e o segundo é decorado com artefatos reais dos séculos 17, 18 e 19. Sem dúvida um ponto histórico belíssimo em Maiorca. Quem tiver o passaporte europeu pode visitar o palácio de graça nas quartas e quintas às 17h.

Palácio Real de La Almudaina - palma de maiorca - turismointerior do Palácio Real de La Almudaina - palma de maiorca - turismointerior do Palácio Real de La Almudaina - palma de maiorca - turismo

Hort del Rei

Localizado logo ao lado do Palácio Real de La Almudaina, o Hort del Rei foi um jardim medieval muito prestigiado no passado. No entanto, na década de 60 o local passou por renovações e os prédios originais foram destruídos.  Os jardins no seu formato atual são obra do arquiteto espanhol Gabriel Alomar, que os desenhou com inspiração na arquitetura andaluza. Além de ser um ótimo local para relaxar, o Hort del Rei também é palco de feiras de artesanato, sendo assim um bom lugar para encontrar produtos locais.

jardins hort del rei - palma de maiorca - turismo jardins hort del rei - palma de maiorca - turismo jardins hort del rei - palma de maiorca - turismo

Plaza Mayor de Palma de Maiorca e arredores

A Plaza Mayor de Palma fica no coração do centro histórico de Maiorca, sendo palco de diversos eventos culturais. Quando estive por lá, o movimento estava intenso por conta de uma feira de livros. Até 1823  o local serviu de sede para a inquisição espanhola, passando por diversas reformas posteriormente para se tornar uma praça pública com comércio e restaurantes.

 

plaza mayor - plalma de maiorca - turismo

Depois de visitar a praça não deixe de explorar as ruas nos seus arredores, repletas de prédios históricos com as suas tradicionais sacadinhas, muitas lojas, restaurantes e padarias. Por sinal, os doces e salgados em Palma de Maiorca são deliciosos, eu recomento passar na padaria Horno Santo Cristo, que fica no belo prédio da foto abaixo.

prédios históricos - palma de maiorca - turismo centro histórico - palma de maiorca - turismo

Passe também na Plaza de Cort, que fica a poucos minutos da Plaza Mayor e também conta bom belos prédios históricos e boas opções de restaurantes.

plaza de cort centro histórico - palma de maiorca - turismo

Passeig des Born

Localizado bem pertinho do jardim Hort del Rei, o Passeig des Born é uma rua emoldurada por árvores do início ao fim. Sem dúvida uma das mais bonitas que eu já vi. Lá você encontra alguns restaurantes, lojas de luxo e de fast fashion. Se quiser experimentar as tradicionais tapas espanholas, o tradicional Bar Bosch, localizado bem pertinho na Plaza Rei Joan Carles I, é uma boa pedida.

passeig des born - plaza mayor - palma de maiorca - turismopasseig des born - plaza mayor - palma de maiorca - turismo

Lonja de Maiorca

A Lonja de Maiorca, também conhecida como Sa Llotja, é uma das principais obras da arquitetura gótica em Palma de Maiorca. Datada do século 15, é um projeto do arquiteto Guillem Sagrera, responsável por outras construções renomadas. O local serviu de sede para o Colegio de Mercaderes no passado, sendo que hoje está aberto para a visitação do público. Eu acabei não entrando, pois quando passei lá no meu último dia já estava fechado, mas pelas fotos o interior parece bem bonito. De qualquer forma, vale a pena passear pelo seu bairro, também conhecido como La Lonja, porque há ótimas opções de bares e restaurantes.

lonja de maiorca - palma de maiorca - turismo

Castelo Bellver

Localizado em um morro a cerca de 3 quilômetros do centro de Palma, o Castelo Bellver oferece uma das melhores vistas da cidade. Construído no estilo gótico com uma estrutura circular, do alto das suas muralhas é possível admirar o porto da cidade, a icônica Catedral de Palma e as montanhas Serra de Tramutana. Erguido por volta de 1300 para servir como residência da realeza espanhola, após a queda do reinado de Maiorca o castelo foi transformado em uma prisão. Sem dúvida um ótimo passeio para fazer em Palma de Maiorca, combinando belas paisagens com um pouco de história.

Para chegar até lá o melhor é pegar um taxi ou o ônibus Hop on Hop off. Com ônibus de linha é possível ir até um trecho e o resto é caminhada.

castelo bellver - palma de maiorca - espanha - turismocastelo bellver - palma de maiorca - turismovista do castelo bellver - palma de maiorca - turismovista do castelo bellver - palma de maiorca - turismo

Mercado de l’Olivar

Em funcionamento desde 1951, o  Mercat de l’Olivar é um mercado tradicional com ótimas opções de frutas, verduras, peixes, carnes, queijos e muito mais. Também há algumas lojas comercializando produtos artesanais, como bolsas e cerâmicas. Confira os horários no site antes de visitar, pois na maioria dos dias o mercado fica aberto apenas no período da manhã até o início da tarde.

marcado d'olivar - palma de maiorca - turismomarcat d'olivar - palma de maiorca - turismomarcado d'olivar - palma de maiorca - turismo

Paseo Marítimo de Palma de Maiorca

O Paseo Marítimo é um dos melhores lugares para fazer uma longa e agradável caminhada em Palma. O calçadão, que também conta com uma pista de ciclismo, começa no Porto Pi e segue por quatro quilômetros até a vila de Portixol. No caminho emoldurado por palmeiras é possível apreciar a vista do mar verdinho, prédios históricos como a Catedral de Maiorca e os pedestres passeando ou se exercitando. O Paseo Marítimo também conta com diversos restaurantes e boates, sendo um ótimo local para curtir tanto a noite quanto o dia.

Paseo Marítimo - palma de maiorca - turismoPaseo Marítimo - palma de maiorca - turismo

Praia de Palma

A praia de Palma pode não ser a mais linda da ilha, afinal a as suas águas não são tão cristalinas e o cenário no seu entorno não é tão paradisíaco quanto as demais. No entanto, a praia de Palma tem a vantagem de estar localizada a poucos minutos do centro histórico da cidade, tornando o seu acesso muito fácil. A sua faixa de areia se estende por seis quilômetros, sendo um ótimo local para se bronzear, tomar banho de mar e até fazer uma caminhada. Além disso, ao longo de todo o Paseo Marítimo, o calçadão junto à praia, há vários cafés, restaurantes e boates para aproveitar ainda mais.

praia de palma - palma de maiorca - turismopraia de palma - Paseo Marítimo - palma de maiorca - turismo

Port de Sollér

Port de Sollér é uma excelente opção de passeio para quem quiser sair de Palma de Maiorca sem ir muito longe. Emoldurado por belas montanhas, o porto da cidade de Sollér é um lugar pitoresco com direito a iates ancorados, uma praia de areia branca e um calçadão cheio de lojas, cafeterias e restaurantes de frente para o mar. Sem dúvida vale a pena passar um dia bem relaxante explorando a região. Para chegar lá você pode pegar um ônibus por 3 euros ida e volta ou um bonde elétrico do início do século XX por 17 euros. Ambos partem da Plaza España, no coração de Palma.

Port de Sollér - palma de maiorca - turismoPort de Sollér - palma de maiorca - turismo

Onde comer em Palma de Maiorca:

il Tano – Restaurante italiano com ótimas opções de massas e pizzas.

El Yucateco – Restaurante mexicano simples com uma comida gostosa e preço bem em conta. Não está entre os melhores que já experimentei, mas achei válido.

Horno Santo Cristo – Uma padaria com doces e salgados deliciosos.

Arabay Coffee – Para os amantes do café o Arabay é parada obrigatória. Espaço agradável, café de qualidade e uma loja no segundo andar.

Leia também: 

As melhores praias para visitar em Maiorca | Ilhas Baleares – Espanha

48 horas em Sevilha: fotos e pontos turísticos | Espanha

15 atrações incríveis em Barcelona | Espanha

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.