Destinos Europa França Nice

O que fazer na bela Nice | Roteiro pela Côte D’Azur

Capital da Riviera Francesa (ou Côte D’Azur), Nice é uma cidade para ninguém colocar defeito. Com uma localização privilegiada, entre as montanhas e o mar Mediterrâneo, a capital ensolarada encanta a todos com o seu clima agradável, suas belas praias e a arquitetura no estilo Belle Époque e Art Déco.

Não é a toa que Nice é a segunda cidade mais visitada da França, ficando atrás apenas de Paris. Bastou eu andar apenas uma quadra quando deixei a estação de trem Gare de Nice Saint Augustin para sentir que estava descobrindo uma cidade especial. Em poucas horas, depois de percorrer a cidade antiga (Vieux-Nice) e o calçadão a beira mar (Promenade des Anglais) eu já estava declarando aos quatro ventos que precisava ter uma casa em Nice.

Nice é aquela cidade que dá vontade de morar. É fácil imaginar caminhadas diárias no calçadão, banhos de mar no final do dia e passeios de final de semana para os inúmeros vilarejos cheios de charme que ficam bem pertinho, como Antibes, Saint-Paul-de-Vence, VilleFranche-Sur-Mer e muito mais. Com uma população de mais de 350 mil habitantes, Nice ainda conta com mercados de comida, moda e antiguidades, inúmeros museus e ótimos restaurantes. Confira abaixo o meu roteiro de viagem em Nice, com dicas do que fazer, onde comer e onde se hospedar.

O que fazer em Nice

Place Masséna (Vieux Nice)

A histórica Praça Masséna fica no coração de Nice, contando com um icônico piso preto e branco e belos prédios em tons de laranja, rosa, amarelo e vermelho. O local foi nomeado por André Masséna, mas o design foi obra do Joseph Vernier entre 1843 e 1844. A praça tem uma localização estratégica, ficando perto de diversas lojas, bares e restaurantes. Explore as ruas pequenas nos arredores ou percorra a avenida Jean Medecin para conferir as opções.

praça-massena-nice-frança-rivieirafrancesa
Um festival de cores na Place Massena, em Nice.

Promenade do Paillon: A praça do espelho d’água

No coração de Nice, com uma entrada pertinho da Place Massena, você encontra o parque Promenade du Paillon, uma área verde de 1.2 quilômetros entre o Teatro Nacional de Nice e a beira mar. A principal atração do parque é o espelho d’água, que conta com uma fonte que fica iluminada com as cores da França durante a noite. Para quem tem crianças, também tem uma área com um playground para os pequenos.

promenadedupaillon-nice-frança-cotedazurpromenadedupaillon-nice-frança-cotedazurpromenadedupaillon-nice-frança-cotedazurpromenadedupaillon-nice-frança-cotedazur

Calçadão a beira mar de Nice

Nice conta com dois calçadões a beira mar, sendo que um é a continuação do outro. O mais extenso é o Promenade des Anglais, que na altura da Castel Plage e do Parque Château vira o Quai des Etats Unis.

  • Promenade des Anglais

Um belo e extenso calçadão a beira mar, popular desde o século 19. O lugar ideal para fazer uma longa caminhada, apreciar a vista do mar Mediterrâneo e os prédios da Belle Époque, pegar um sol e observar os locais correndo ou andando de bicicleta.

promenadedesanglais-nice-frança-cotedazurpromenadedesanglais-nice-frança-cotedazur
  • Quai des Etats Unis 

O Quai des Etats é a parte do calçadão que fica perto da Castel Plage e do Parque Château. Ali pertinho você também encontra a praça Promenade Côtière, onde está o famoso letreiro #ilovenice. Se você seguir pela Quai Rauba Capeu logo chegará no charmoso porto de Nice.

Castel Plage

A praia Castel fica em lugar estratégico de Nice, bem na curva perto do Parque Château, oferecendo uma das melhores vistas da cidade. Além do mais, é ali que você encontra vários restaurantes e bares a beira mar, lugar perfeito para relaxar e tomar um café ou um drink.

castelplage-nice-frança-cotedazurcastelplage-nice-frança-cotedazurcastelplage-nice-frança-cotedazur

Porto de Nice

O charmoso porto de Nice reúne inúmeros iates luxuosos e belos prédios coloridos. Durante o verão, é lá que você pode pegar as balsas para conhecer as ilhas da Riviera Francesa. Além disso, o porto também está na rota do cruzeiros de luxo, que aportam os seus navios enormes no local.

porto-nice-frança-rivieirafrancesa

Vista Panorâmica de Nice: O Parque Château

Se você gosta de vistas panorâmicas, não pode deixar de visitar o Parque Château, que na verdade não se trata de um castelo, mas sim das suas ruínas que ficam a 90 metros de altura. Para subir lá e conferir uma das melhores vistas de Nice você pode pegar o trem turístico, que sai do Jardin Albert em frente ao Monument du Centenaire ou um elevador gratuito. Se tiver muito energia também pode subir a pé, mas recomendo fazer como nós, subir com o trem e apenas descer a pé.  Nas fotos abaixo você confere a vista lá de cima.

parquechateau-nice-frança
É nessa área que você encontra o elevador para o Parque Château. O mirador que aparece nessa foto é o ponto mais baixo.
porto-nice-frança-côtedazur
Lá do alto é possível ter uma ótima vista panorâmica do porto de Nice.
vista-parque-lechateau-nice-frança-cotedazur
No Parque Château você também consegue ver a Vieux Nice e ao fundo a Place Masséna.
vista-parquelechateau-nice-frança-cotedazur
E é claro, você também tem uma bela vista da praia, uma pena que pegamos um clima meio nublado.

Le Cours Saleya: A praça das feiras

Visite a Cours Saleya, na região da cidade antiga, para conferir quatro mercados diferentes que ocorrem ao longo da semana. O mais famoso deles é o Marché aux Fleurs, o mercado das flores, onde também são comercializadas verduras e frutas frescas de terça à domingo. As barracas de comida normalmente fecham por volta das 13h30, mas as flores ficam expostas até 17h30, com exceção do domingo. No dia que nós fomos, no período da tarde, estava ocorrendo um mercado de antiguidades. A área também reúne vários restaurantes, sendo um ótimo ponto para almoçar.

Palais de la Prefecture

Na Cours Saleya você também encontra o Palais de la Prefecture, que acaba ficando como pano de fundo do mercado.

Catedral Ortodoxa Russa St Nicholas

Nice conta com uma belíssima igreja russa construída no início do século 20 pelo arquiteto Stocklin. Composta por cinco cúpulas, a catedral claramente foi inspirada na famosa Catedral de São Basílico da Praça Vermelha de Moscou. Nós visitamos a igreja quando já havia escurecido, por isso não consegui registrar, mas vale conferir. Fique de olho no horário, pois no inverno ela fecha às 17h30.

Fort Mont-Alban

Se você quiser ter a vista  mais panorâmica de Nice e ainda dar uma espiada nas cidades vizinhas, como Villefranche-sur-Mer e Mônaco, o Fort Mont-Alban pode ser uma ótima opção. Como ele fica um pouco mais afastado e nós não tínhamos tanto tempo, acabamos não passando por lá.

Onde se hospedar em Nice

Nós ficamos hospedados no hotel New York Nice, da rede Best Western, e tivemos uma ótima experiência. O hotel é bem localizado, na esquina da avenida Jean Medecin, o quarto é bem grande e o café da manhã é gostoso. Ainda demos sorte de sermos atendidos por um brasileiro que trabalha na recepção e que nos deu ótimas dicas.

Onde fazer compras em Nice

A avenida Jean Medecin é um dos melhores locais para fazer compras em Nice. Ela conta com lojas populares de fast fashion, como as espanholas Mango, Bershka e Zara, a sueca H&M, as francesas Etam (lingerie), Monoprix e Pimkie. Nessa avenida você também encontra a consagrada Sephora (maquiagem/beleza) e o shopping Nice Etolie, com inúmeras lojas. No fim da avenida, chegando na Place Masséna, não deixei de visitar a famosa Galeries Lafayette.

Onde comer em Nice

  • Restaurante italiano La Villa d’Este, localizado nas proximidades da Place Masséna.
  • Restaurante italiano/mediterrânico La Storia, localizado na Cours Saleya.
  • Redes francesas para fazer lanches: PaulBrioche Dorée.

Vale destacar que as porções nessa região são muito bem servidas, certamente pela influência italiana.

Como circular por Nice

As atrações de Nice ficam todas próximas umas das outras, portanto se você ficar hospedado na parte central da cidade, poderá fazer tudo a pé. A única vez que nós usamos transporte foi para chegar no Parque Château, com o mini trem de turismo. No entanto, se não quiser caminhar muito, a cidade também conta com um tram e linhas de ônibus.

Cidades e vilas para visitar perto de Nice

Nice está cercada de belas cidades, ilhas e vilas que podem ser facilmente acessadas de trem, ônibus ou barco. Nós visitamos Villefranche-sur-Mer, Mônaco e Antibes. Fomos de trem a todas elas, sendo que visitamos Villefranche e Mônaco no mesmo dia e dedicamos um dia inteiro a Antibes. Não tivemos tempo de ir a Eze e St. Paul de Vence, mas muita gente recomendou, portanto se você tiver tempo, inclua no seu roteiro. Confira o meu roteiro completo pelo sul da França:

Roteiro no sul da França: Nice, Mônaco, Marselha e mais | Cotê D’Azur

Leia também:

O que fazer em Paris na Primavera

15 atrações incríveis em Barcelona | Espanha

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.