Croácia Destinos Europa Hvar

Passeio de um dia pela ilha de Hvar na Croácia | Bate e volta de Split

A Croácia conta com nada mais nada menos do que 1246 ilhas. É claro que nem todas são habitadas, mas ainda assim restam boas opções para os turistas que buscam um lugar paradisíaco para relaxar nas férias. Dentre as ilhas mais famosas do país estão Hvar, Brač e  Korčula. Quando eu visitei Split, peguei uma balsa para passar o dia curtindo o centro histórico e as praias da cidade de Hvar. Considerada o segundo destino mais visitado da Croácia, a ilha de Hvar é popular pelo clima ensolarado, pelas belas praias, as  suas construções antigas e as ótimas opções de bares e boates. Não é difícil se acostumar com a ideia de passar os dias se bronzeando, mergulhando no Mar Adriático, bebendo coquetéis nos bares do porto ou dançando até o sol raiar nas boates badaladas da ilha. Confira abaixo uma lista com as melhores atrações de Hvar.

O que fazer em Hvar: Roteiro de um dia

Praça de São Estevão (St Stephen’s Square)

Logo após o desembarque no porto de Hvar, a Praça de São Estevão é uma das primeiras atrações que você irá avistar. Caminhe sobre o piso pavimentado no ano de 1780, observando todos  os elementos históricos da maior praça pública da Dalmácia. Além importância histórica, a praça também é considerada o coração da vida social na cidade, contando com inúmeros bares e cafés. Mais ao fundo, não deixe de reparar na Catedral de São Estevão, construção finalizada no século 18.

praça de são estevão - st stephen's square - hvar - croáciapraça de são estevão - st stephen's square - hvar - croácia

Catedral de São Estevão (St Stephen’s Cathedral)

Localizada na Praça de São Estevão, a Catedral de São Estevão é uma das principias construções da ilha de Hvar. Erguida sobre a base de uma igreja cristã do século 6, a catedral começou a ganhar a sua forma atual no século 16. A sua obra foi dedicada ao papa St. Stephen, protetor da Diocese e da cidade de Hvar. Na arquitetura da catedral você poderá perceber as influências góticas, romanescas e renascentistas.

catedral de são estevão - st stephen's cathedral- hvar - croácia

As praias de Hvar

Uma das alegrias de visitar Hvar reside em desfrutas das suas belas praias de mar azul intenso. Da praça de São Estevão nós caminhamos rumo à praia Lučica, que fica logo ao lado Monastério Franciscano, outro ponto turístico da ilha. Depois seguimos a caminhada até a praia de Galeb, onde encontramos outros turistas tomando sol e se aventurando no mar gelado.  Ao longo do calçadão, também chamado de Riva, há vários bancos, sendo possível sentar em qualquer ponto para apreciar a paisagem. Embora a maioria das praias de Hvar sejam de pedras, o que não é tão prático, elas são muito bonitas. No período da tarde nós aproveitamos para conhecer as praias das Ilhas Pakleni.

ilha de hvar - praia - croácia - turismoilha de hvar - praia - croácia - turismoilha de hvar - praia - croácia - turismo

Bate e volta para as Ilhas Pakleni

Já que a Croácia conta com tantas ilhas, por que não pegar um barco e passar algumas horas em outra ilha? Foi o que nós fizemos. Depois de passar uma manhã conferindo de perto toda a beleza da cidade de Hvar, pegamos um barco com um grupo de turistas e fomos até as Ilhas Pakleni, que ficam bem em frente a Hvar.  Tomamos sol, mergulhamos e almoçamos  em um restaurante com a vista para o mar. Depois retornamos a Hvar para conhecer o forte da cidade.

ilhas pakleni - hvar - praia - croácia - turismoilhas pakleni - hvar - praia - croácia - turismoilhas pakleni - hvar - praia - croácia - turismo

Fortica – A fortaleza de Hvar

De volta a Hvar já no fim do dia,  subimos várias ruelas da cidade velha até chegar na Fortica, a antiga fortaleza da cidade. Concluída por volta do século 16, a fortaleza era um dos principais pontos de defesa da ilha. Não a toa, lá do alto é possível ter uma incrível vista panorâmica da cidade histórica de Hvar. Observe o porto e a movimentação dos barcos chegando e saindo, note também as Ilhas Pakleni posicionadas bem de frente para Hvar.

fortica - fortaleza - hvar - croácia - pontos turísticosporto de hvar - ilha de hvar - croáciafortica - fortaleza - hvar - croácia - pontos turísticosfortica - fortaleza - hvar - croácia - pontos turísticosilhas pakleni - fortica - fortaleza - hvar - croácia - pontos turísticos

Porto de Hvar

Não deixe de dar uma volta no porto de Hvar com as suas belas palmeiras, barcos e iates ancorados, além dos bistrôs, bares e cafés movimentados.  Pode ser um ótimo lugar para tomar um café ou um drink no final do dia. Se der sorte como eu, também poderá conferir um belo pôr do sol.

porto - hvar - croácia - pontos turísticosporto - hvar - croácia - pontos turísticosporto - hvar - croácia - pontos turísticosporto - hvar - croácia - pontos turísticos

Leia também:

As melhores atrações de Split

Roteiro em Dubrovnik

5 lugares para visitar na Croácia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: