Áustria Destinos Europa Viena

O que fazer em Viena – Principais pontos turísticos | Áustria

Viena é uma cidade que respira música, arte e história. Se você gosta de apresentações de balé e ópera, palácios seculares, museus de arte e história, então Viena pode ser o seu próximo destino. Passear pelo centro histórico de Viena significa ver perto toda a beleza da arquitetura barroca e neo clássica, que se manifesta em diversos prédios. Nesse sentido, Viena lembra um pouco o requinte e o astral artístico de Paris. Dentre as suas principais atrações estão o Palácio Schönbrunn, a Ópera Estatal de Viena, o Palácio Imperial de Holfburg, a Catedral de São Estêvão e muito mais. Confira abaixo o meu roteiro em Viena revelando os principais pontos turísticos da cidade e muitas fotos.

O que fazer em Viena – Roteiro na Áustria

Palácio Schönbrunn

A visita ao Palácio Schönbrunn foi o meu passeio favorito em Viena. Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1996, o Palácio Schönbrunn é um dos lugares históricos mais visitados não apenas de Viena, mas de toda a Áustria. Construído originalmente para a ser a residência da imperatriz Leonor Gonzaga no século 17, o local sofreu danificações e acabou sendo reconstruído em meados do século 18. A partir de então o palácio virou a residência de verão dos integrantes do império austríaco até o fim da Segunda Guerra Mundial. Uma curiosidade é que arquiduquesa Leopoldina de Habsburgo morou no palácio até o seu casamento com o imperador brasileiro Pedro I.

Se o tempo estiver agradável, aproveite para fazer uma boa caminhada pelos jardins, passando pela fonte de Netuno e subindo até o ponto mais alto do morro, onde fica o monumento Gloriette. Lá de cima é possível apreciar uma das minhas vistas favoritas, com o Palácio em destaque e os telhados de Viena ao fundo. Reserve um tempo para ficar curtindo a paisagem e até fazer um piquenique. Se tiver interesse, você também pode visitar o zoológico de Viena, que fazer parte do complexo do Palácio.

Palácio Schönbrunn - viena - austria - pontos turisticosPalácio Schönbrunn - viena - austria - pontos turisticosPalácio Schönbrunn - viena - austria - pontos turisticosPalácio Schönbrunn - viena - austria - pontos turisticosPalácio Schönbrunn - viena - austria - pontos turisticos

Dica: Viena também conta com o Palácio Belvedere, que eu não tive tempo de visitar, mas parece muito bonito.

Mercado de comidas: Naschmarkt

Essa é uma dica especial para quem gosta de gastronomia, um mercado do século 16 que conta com mais de 100 barracas de comida. Aberto de segunda à sábado, o Naschmarkt é um ótimo lugar para comprar frutas, verduras, especiarias, chocolates, vinhos, pratos turcos e muito mais. Além disso, nos arredores do mercado há ótimas opções de cafés e restaurantes. Eu fiquei hospedada no hostel Wombat’s, que era quase do lado do mercado, ou seja, uma tentação diária. Certamente um dos lugares que eu mais gostei de passear em Viena, inclusive comprei uns chocolates orgânicos muito bons da marca Vivani nesse mercado.

Ópera Estatal de Viena

A Ópera de Viena, também conhecida como Wiener Staatsoper, fica localizada em um prédio neo-renascentista inaugurado 1869. A casa, que também é uma companhia de ópera, é tão renomada que muitas pessoas viajam até a capital austríaca apenas para assistir aos seus espetáculos, em boa parte produzidos pela própria companhia. A agenda da Ópera Estatal de Viena é lotada, com apresentações de ópera ou balé quase todos os dias. Se você preferir pode comprar um ingresso apenas para o tour guiado, que revela os aposentos históricos e detalhes sobre os bastidores da casa de espetáculos.

Palácio Imperial de Holfburg

No coração de Viena está localizado o Palácio Imperial de Holfburg, um complexo de 20 hectares que conta com 2600 salas. Não espere apenas um prédio, mas sim um conjunto de construções históricas. Original do século 18, o antigo castelo medieval passou por diversas ampliações concluídas até o fim do século 19. O palácio foi o lar de inverno da nobreza Habsburgo por muitos séculos e foi lá que nasceu a famosa rainha da França, Maria Antonieta. Hoje em dia o complexo abriga muitos lugares importantes, como:

  • Os gabinetes do presidente da Áustria
  • A Biblioteca Nacional Austríaca
  • A Escola Espanhola de Equitação e os estábulos
  • 3 capelas
  • Museu de História Natural (Naturhistorische) e o Museu de História da Arte em Viena (Kunsthistorisches Museum)
  • O teatro Nacional
  • Inúmera residências

Museu Sissi

Também parte do complexo de Holfburg, o Museu da Sissi conta a história da imperatriz Isabel da Baviera, que foi casada com o imperador José I e assassinada por um italiano em 1898. Com o mesmo ingresso do museu também é possível ver a Coleção de Prataria e os Aposentos Imperiais dos Habsburgo. A entrada para o museu fica na praça Michelerplatz.

Catedral de Santo Estêvão & Praça de São Estêvão (Stephansplatz)

Cercada pelas principais ruas comercias de Viena, a Praça de São Estêvão abriga a famosa Catedral de São Estêvão, uma construção gótica do século 12. Já o interior da catedral passou por renovações e tem um estilo mais barroco.

catedral de são estevão - viena - austria - pontos turisticos catedral de são estevão - viena - austria - pontos turisticos

Ruas comerciais ( Graben)

Mesmo que você não tenha a intenção de fazer compras, vale a pena passear pelas ruas comerciais de Viena, pois elas contam com diversos prédios históricos e monumentos. Na esquina da rua Graben com a Fungferngasse você vai avistar a Igreja de São Pedro, construída no estilo barroco. E na própria rua Graben fica o famoso monumento regilioso Pestsäule, que foi construído também no estilo barroco como um memorial após a Peste Negra.

monumentos Pestsäule - ruas comerciais - viena - pontos turisticosigreja sao pedro - ruas comerciais - viena - pontos turisticos chanel - ruas comerciais - viena - pontos turisticosruas comerciais - viena - pontos turisticos

Jardim do Povo (Volksgarten)

Considerado o primeiro parque público de Viena (1823), o  Jardim do Povo conta com um templo no estilo grego (Theseustempel), belas fontes e muitas rosas. Eu visitei o jardim em abril e infelizmente as rosas ainda não haviam florescido, mas imagino que entre maio e setembro seja possível apreciá-las. O jardim é bem charmoso, sendo um ótimo local para passear e relaxar. Logo ali perto estão os prédios do Parlamento e da Prefeitura de Viena, portanto você pode ver tudo de uma vez só.

Parlamento Austríaco

O prédio do Parlamento Austríaco parece mais um templo grego com as suas colunas, estátuas e adornos. Vale a pena passar lá nem que seja apenas para admirar a sua bela arquitetura do século 19. O Parlamento é sede do poder legislativo da Áustria, sendo lar do Conselho Nacional e do Federal. Se você tiver curiosidade de ver o interior do local pode agendar uma visita guiada.

Rathaus

Próximo ao parlamento você pode visitar a Prefeitura e o Conselho Municipal de Viena, que ficam em um antigo palácio conhecido como Rathaus. Uma construção gótica do fim do século 19, o antigo palácio se destaca na paisagem da cidade. Em frente à prefeitura também há um parque, o Rathauspark, que é palco de feiras de comida e apresentações de música em  várias ocasiões.

rathaus - prefeitura de viena - austria - pontos turisticos

Quantos dias ficar em Viena?

Eu fiquei em Viena apenas uma noite e um dia inteiro, na manhã seguinte já peguei um ônibus para Praga. Eu consegui ver as principais atrações da cidade, mas acabei não entrando em muitos dos palácios e museus por falta de tempo. Portanto, se você quiser entrar na maioria das atrações eu sugiro ficar de 2 a 3 dias em Viena.  Dois locais que faltaram no meu roteiro, mas que parecem bem interessantes são o Palácio Belvedere e a o bairro dos museus (MuseumsQuartiers).

Planejando a sua viagem para Viena? Leia também:

Os principais pontos turísticos de Praga

As melhores atrações de Budapeste

5 lugares para visitar na Croácia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: