Destinos Europa Itália San Gimignano

Passeio de um dia em San Gimignano – Turismo na Toscana

A cidade medieval de San Gimignano é parada obrigatória para quem visita a região da Toscana na Itália. Rodeada por belos campos verdes, San Gimignano é famosa pelas suas 14 torres, que revelam uma tradição antiga na região. Em tempos de prosperidade, era uma prática comum entre as famílias mais abastadas construir torres altas que representavam poder e riqueza. Quanto mais alta a torre,  mais influência a família tinha na cidade. Essa disputa foi levada tão a sério que ao todo foram construídas 72 torres. As que restaram se tornaram um símbolo do passado da cidade e são uma ótima forma de conferir uma vista panorâmica da Toscana.Patrimômio Mundial da UNESCO, San Gimignano é uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa. Passear pelas suas ruas é como fazer uma viagem de volta ao passado. A cidade se manteve quase intacta até hoje, pois no século 14 a peste negra eliminou boa parte da população, enfraquecendo a economia local. Hoje em dia a cidade atrai inúmeros turistas, que em sua maioria fazem um passeio bate e volta partindo de Florença. Abaixo eu compartilho com você o que fazer em San Gimignano em um roteiro de um dia.

Confira o que fazer em San Gimignano:

Centro histórico

Se você chegar até San Gimignano de ônibus, como foi o meu caso, vai parar bem em frente ao portão de entrada da cidade chamado de San Giovanni. Cruzando o portão, você pode começar o passeio percorrendo a rua histórica com o mesmo nome. Ao longo dessa rua é legal observar as inúmeras lojinhas comercializando produtos locais. É difícil resistir aos vinhos, queijos, azeites, massas caseiras, cerâmicas e muito mais. O vinho branco Vernaccia é um dos produtos mais típicos da região. Se você quiser comprar iguarias italianas, sem dúvida essa é a rua certa.

san gimignano-toscana-italia-pontos-turisticoslojas-san gimignano-toscana-italia-pontos-turisticosruas medievais-san gimignano-toscana-italia-pontos-turisticos

Museu da Tortura

Se você quiser ver exposições sobre os objetos utilizados para torturar no passado e saber mais sobre a pena de morte, visite o Museo Torture. Eu não me interessei pelo tema, então acabei não visitando.

Piazza della Cisterna

Seguindo pela rua San Giovanni você chegará em uma das principais atrações de San Gimignano, a histórica Piazza della Cisterna. Nessa praça ficam localizadas as torres dei Becci, dei Cugnanesi e del Diavolo. No centro da praça fica uma antiga cisterna que no passado supria água para a cidade. É muito legal observar a bela arquitetura de construções medievais como o Palazzo Razzi, o Palazzo Tortoli e  a Casa Silvestrini.  Na Piazza della Cisterna você também confere boas opções de lojas e restaurantes.

piazza-della-cisterna-san gimignano-toscana-italia-pontos-turisticospiazza-della-cisterna-san gimignano-toscana-italia-pontos-turisticospiazza-della-cisterna-san gimignano-toscana-italia-pontos-turisticospiazza-della-cisterna-san gimignano-toscana-italia-pontos-turisticos

O melhor sorvete do mundo

Na Piazza della Cisterna também fica localizada a Gelateria Dondoli, onde você pode experimentar o melhor sorvete do mundo, premiado por dois anos seguidos. Na alta temporada, prepare-se para enfrentar uma boa fila. O sorvete é muito gostoso, mas há outros tão bons quanto, portanto não perca muito tempo lá.

gelateria dondoli - san gimignano - toscana - italia gelateria dondoli - san gimignano - toscana - italia

Piazza del Duomo & Palazzo Comunale

Siga o roteiro visitando a Piazza del  Duomo, que fica no coração de San Gimignano bem ao lado da Piazza della Cisterna. As principais atrações dessa praça incluem a Catedral Colegiada (Collegiata), a Torre Grossa, as Torres dos Salvucci e o Palazzo Vecchio del Podestá.

Para curtir uma vista panorâmica das construções históricas de San Gimignano e dos campos da Toscana, suba na Torre Grossa. O ingresso para subir no topo da torre mais alta da cidade (54 metros) pode ser comprado no Musei Civici, que também fica na Piazza del Duomo. Prepare-se para encarar uma boa escadaria, mas saiba que vista compensa. Datada do século 12, no interior da Catedral Collegiata você pode conferir os mais belos afrescos pintados por artistas italianos consagrados. Com o mesmo ingresso é possível visitar o Museo de Arte Sacra, que foi inaugurado em 1915 e exibe obras religiosas do século 13 ao 19.

piazza del duomo - san gimignano - toscana - italiapiazza del duomo - san gimignano - toscana - italiatorre-grossa-piazza del duomo - san gimignano - toscana - italia

Fortaleza  Rocca di Montestaffoli

Visite a Fortaleza Rocca di Montestaffoli para apreciar a vista deslumbrante dos campos da Toscana, com morros, colinas e construções históricas coloridas. No passado, a fortaleza foi lar do Bisco Volterra e posteriormente sediou um mercado de alimentos. Logo ao lado da fortaleza fica o museu do vinho, caso você queria aprender mais sobre a produção do vinho local Vernnacia.

Como chegar em San Gimignano:

Se você não tiver alugado um carro para circular pela região, pode chegar até San Gimignano de ônibus. O percurso completo inclui dois ônibus e dura entre 1h30 e 2h. Compre o seu bilhete na estação rodoviária Busitalia Nord, que fica logo ao lado da estação de trem Santa Maria Novella. Você deve pegar o ônibus 131 em Florença e descer na cidade Poggibonsi. Lá você irá pegar o ônibus 130 ou o 133 até San Gimignano. Apesar da troca de ônibus, a viagem é bem tranquila.

Planejando uma viagem para a Itália? Leia também os meus roteiros em:

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.