Destinos Espanha Europa Ronda

O que fazer em Ronda – Passeio de um dia | Espanha

Imagine uma cidade construída no topo de um penhasco a mais de 700 metros acima do nível do mar. Casinhas brancas cravejadas em rochas, precipícios, vales e serras formam um cenário de tirar o fôlego em Ronda. Localizada na região da Andaluzia, essa cidade espanhola é rica em história e belezas naturais. Bizantinos, Visigodos e Berberes estão entre os povos que dominaram a região no passado. No entanto, a principal influência na arquitetura e na cultura local é herança dos povos islâmicos, que viveram em Ronda entre os séculos 11 e 15.  Ronda é a terceira cidade mais visitada da Andaluzia e a maior da famosa rota dos Pueblos Blancos. Nós passamos apenas uma tarde em Ronda fazendo um bate e volta de Sevilha. No entanto, eu achei a cidade tão charmosa que adoraria ter passado uma ou duas noites lá apenas relaxando cercada de belas paisagens.

Descubra as melhores atrações de Ronda

Mirador de Ronda

Nós começamos o nosso passeio por Ronda conferindo a vista panorâmica incrível do Mirador de Ronda. Enquanto admirávamos o cenário, uma mulher tocava a harpa e cantava uma música relaxante tornando a experiência ainda mais especial. Localizado próximo a Praça dos Touros, esse mirador permite admirar as diversas serras que cercam a cidade. Dentre elas estão a Sierra del Oreganal, a Sierra Blanquilla, a Sierra del Palo, Sierra de Juan Diego e o Parque Natural Sierra de Grazzalema.

mirador de ronda - o que fazer em ronda - andaluzia - espanhamirador de ronda - o que fazer em ronda - andaluzia - espanhamirador de ronda - o que fazer em ronda - andaluzia - espanha

Praça dos Touros de Ronda (Plaza de Toros)

Perto do Mirador de Ronda você também encontra a Praça dos Touros, considerada a mais antiga da Espanha. Construída no estilo neoclássico no fim do século 18, a praça foi projetada pelo arquiteto Martín de Aldehuela e foi palco de muitas touradas ao longo dos anos.

Plaza de España

Aparentemente todas as cidades da Espanha contam com uma Plaza de España, portanto em Ronda não poderia ser diferente. A praça em si não tem nada de muito especial, mas fica bem no coração da cidade, sendo caminho para diversos miradores, a Ponte Nova e o centro histórico. Nessa região você também encontra boas opções de cafés e restaurantes.

plaza de españa - o que fazer em ronda - andaluzia - espanha

Mirador de Los Viajeros Románticos

Contornando o prédio Parador de Turismo de Ronda, na Plaza de Espanã, você encontra o Mirador de Los Viajeros Románticos. Simplesmente mais um lugar na cidade para curtir a beleza das serras que cercam a região. Afinal, vista bonita nunca é demais.

mirador dos viajeros romanticos - o que fazer em ronda - andaluzia - espanhao que fazer em ronda - andaluzia - espanha

Ponte Nova (Puente Nuevo)

Erguida no fim do século 18, a Ponte Nova é uma das construções históricas mais icônicas da cidade. Com 98 metros de altura, a ponte conecta o centro histórico com a parte mais nova da cidade, originalmente dividida pelo desfiladeiro conhecido como El Tajo de Ronda. Na sua base corre o rio Guadalevín, que pode ser visto dos miradores da ponte.

puente nuevo - ponte nova - o que fazer em ronda - andaluzia - espanhario guadalevin - o que fazer em ronda - andaluzia - espanharota dos povos brancos - o que fazer em ronda - andaluzia - espanha

Mirador de Aldehuela

O Mirador de Aldehuela, no centro histórico da cidade, é o meu favorito em Ronda. Afinal, a partir dele é possível admirar não apenas a paisagem da serra, mas também das casas brancas típicas da arquitetura moura e o belo penhasco que divide a cidade. Bem em frente ao mirador, do outro lado do precipício, é possível ver os Jardines de Cuenca. Esses jardins são um conjunto de terraços nos quais é possível admirar a beleza da cidade de uma outra perspective.

mirador de aldehuela - o que fazer em ronda - andaluzia - espanhajardines de cuenca - o que fazer em ronda - andaluzia - espanha

Centro histórico de Ronda

O centro histórico de Ronda, também conhecido como “La Ciudad”, conta com algumas das principais atrações turísticas da região. Essa é a área da cidade onde os mouros habitaram no passado, construindo os seus palácios e mesquitas no estilo mudéjar. Nessa área é possível visitar o Palácio de Mondragón, o Palácio do Marquês de Salvatierra, as casas do Rei Mouro, do Gigante e do Don Bosco. Reserve um tempo também para contemplar as ruas estreitas e as casas charmosas do bairro antigo.

centro histórico de ronda la ciudad - o que fazer em ronda - andaluzia - espanhacentro histórico de ronda la ciudad - o que fazer em ronda - andaluzia - espanha

Plaza de María Auxiliadora

Na Plaza de María Auxiliadora, no centro histórico há mais um mirador. Eu arrisco dizer que esse é o meu segundo mirador favorito de Ronda, pois oferece uma nova perspectiva do penhasco sobre o qual a cidade foi construída. Além disso, a partir dali é possível descer algumas rampas para conferir a vista da Ponte Nova e do El Tajo de baixo.

Casa Don Bosco

A Casa Museo de San Juan Bosco, que pertenceu a um engenheiro e sua esposa, foi um dos meus achados favoritos em Ronda. Nós estávamos caminhando em direção ao Mirador María Auxiliadora e passamos em frente à casa. O pátio de entrada, todo decorado com arte mudéjar, logo chamou a minha atenção e eu resolvi perguntar o preço da entrada. Apenas dois euros para visitar essa bela casa construída no século 20 pelo arquiteto Santiago Sanguinette. Eu me apaixonei pelo pátio da residência, uma sacada com uma fonte de sapos, muitas flores, azulejos, uma coleção de cerâmicas espanholas e uma vista incrível da serra e da Ponte Nova.

casa don bosco - o que fazer em ronda - andaluzia - espanha casa don bosco - o que fazer em ronda - andaluzia - espanha casa don bosco - o que fazer em ronda - andaluzia - espanha ponte nova - casa don bosco - o que fazer em ronda - andaluzia - espanha

Plaza del Socorro

A Plaza del Socorro fica localizada na parte nova de Ronda, próxima às ruas comerciais. A praça conta com a Igreja del Socorro, a fonte de Hércules com dois leões e o prédio Circulo de Artistas. Além de inúmeros restaurantes, podendo ser um bom lugar para fazer uma refeição.

plaza del socorro - o que fazer em ronda - andaluzia - espanha plaza del socorro - o que fazer em ronda - andaluzia - espanha

Comércio de Ronda

Por fim, se você gosta de fazer compras, não deixe de reservar um tempo para percorrer a rua Carrera Espinel. Apesar de Ronda ser uma cidade pequena, com cerca de 35 mil habitantes, o comércio é bem completo. Nessa rua você encontra lojas de moda fast fashion, de sapatos locais e de lembrancinhas típicas da Espanha. Na região também há várias sorveterias, cafés e restaurantes.

rua do comércio de ronda - espanha - andaluzia

Como chegar em Ronda?

Nós alugamos um carro e fizemos um bate e volta de Sevilha. O trajeto leva certa de 2h. Outra opção é pegar um trem em alguma das principais cidades da Andaluzia.

Leia também:

Roteiro no Algarve: Descubra as melhores praias da região

Roteiro na Toscana: Florença, Pisa, San Gimignano, Siena e Lucca

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: