Destinos Europa França Paris

O que fazer em Paris na Primavera

Não restam dúvidas de que Paris é uma das cidades mais bonitas do mundo, mas Paris na primavera é ainda mais linda. Os dias são ensolarados, as temperaturas amenas e os jardins ficam mais floridos do que nunca. Eu visitei Paris pela primeira vez no início de maio e simplesmente amei a experiência. Curtir Paris na primavera significa priorizar os passeios ao ar livre visitando lugares como o Jardim de Luxemburgo,o Palácio e os jardins de Versalhes, os Jardins do Monet, o bairro moderno La Defense e muito mais. Confira abaixo o meu roteiro completo com muitas fotos e dicas sobre o que fazer em Paris na primavera. Se você quiser saber mais sobre outras atrações como museus e igrejas, confira o post O que fazer em Paris no inverno.

Paris na Primavera:  o que fazer, fotos e dicas

Palácio e jardins de Versalhes

Vamos começar o nosso tour por Paris falando de um dos meus pontos turísticos favoritos na França: o Palácio de Versalhes. Situado nos subúrbios de Paris, Versalhes é um dos mais bonitos e visitados palácios do mundo. O rei Luis XIV viveu no local acompanhado da família real por um século a partir de 1682. Portanto, Versalhes foi o berço do poder político na França durante esse período e, posteriormente, o berço da Revolução Francesa. A primavera em Paris é a época ideal para visitar o Palácio de Versalhes, afinal a propriedade conta com 700 hectares de jardins. Durante essa estação as temperaturas são mais amenas, permitindo longas caminhadas nos jardins e até mesmo fazer um piquenique. Mas é claro, dedique um tempo também para visitar o interior do palácio, que conta com inúmeros ambientes decorados com muito luxo.

jardins de versalhes - paris na primavera - frança - pontos turísticosjardins de versalhes - paris na primavera - frança - pontos turísticospalácio de versalhes - paris na primavera - frança - pontos turísticospalácio de versalhes - paris na primavera - frança - pontos turísticospalácio de versalhes - paris na primavera - frança - pontos turísticos

Palácio e Jardins da Maria Antonieta

Se você gosta de atrações assim, pode aproveitar Versalhes ainda mais visitando o Grand e o Petit Trianon, os palácios que o Rei XVI deu de presente para a Rainha Maria Antonieta. Eu achei que valeu a pena visitar esses palácios, pois apesar de os cômodos serem menores e menos luxuosos, tem bem menos turistas, então dá para ver tudo com mais calma. Além do mais, perto dos palácios há uma vilarejo completo, com direito a belos jardins, casas rurais e até animais do campo como vacas e carneiros.

petit e grand trianon - maria antonieta - versalhes - pontos turísticospetit e grand trianon - maria antonieta - versalhes - pontos turísticospetit e grand trianon - maria antonieta - versalhes - pontos turísticosfazenda maria antonieta - versalhes - pontos turísticosfazenda maria antonieta - versalhes - pontos turísticos

Você já assistiu o filme Maria Antonieta da cineasta Sofia Coppola? Se não assistiu, é uma boa ideia para entrar no clima do passeio por Versalhes. Confira o trailer abaixo:

Passeio de Barco em Paris

Que tal ver Paris de um ângulo diferente? O passeio de barco pelo Rio Sena é uma ótima oportunidade de ver os principais pontos turísticos da capital francesa de uma nova perspectiva. Você irá passar por pontos icônicos como a Torre Eiffel, a famosa igreja Notre Dame, o Museu D’Orsay, a Praça da Concórida e muito mais. Eu achei o passeio super agradável e adorei passar por baixo das inúmeras pontes históricas da cidade, além de observar os belos prédios nas margens do rio e os pedestres caminhando. Se você quiser reservar um tour de barco por Paris confira as opções da empresa Bateux Parisiens.

passeio de barco - paris na primavera - pontos turísticospasseio de barco - paris na primavera - pontos turísticospasseio de barco - paris na primavera - pontos turísticos

Jardim de Luxemburgo

O Jardim de Luxemburgo é parada obrigatória para quem visita Paris na primavera. Afinal, esse parque público de mais de 22 hectares é um colírio para os olhos, contando com Palácio de Luxemburgo (século 17), muitas fontes, jardins floridos e belas estátuas. Nos dias ensolarados o lugar está sempre lotado de turistas e locais que passam algumas horas lá conversando, lendo livros ou fazendo piqueniques. Atualmente, o Palácio de Luxemburgo é sede do Senado da França.

palácio de luxemburgo - paris na primavera - pontos turísticos - frança palácio de luxemburgo - paris na primavera - pontos turísticos - frança

Jardins do Monet

Você já pensou em visitar a casa e os jardins de um dos pintores mais consagrados do mundo? Pois graças a Fundação Claude Monet, que conserva o local, é possível conhecer os belos jardins que inspiraram inúmeras pinturas do talentoso Monet. Sem dúvida é impressionante ver ao vivo o cenário de uma das suas obras mais famosas, que retrata o lago e a ponte cercados pela vegetação. Localizada na cidade de Giverny, a cerca de uma hora de Paris, a propriedade foi lar do pintor entre 1883 e 1936. Já no interior da casa é possível conhecer o seu atelier e conferir réplicas das suas obras mais famosas, muitas delas pintadas nesses jardins. Para quem gosta de comprar lembrancinhas, também há uma loja com produtos variados.

Sobre a visita: Os jardins estão abertos a visitação entre abril e outubro, mas o ideal é ir na primavera quando está mais florido. Para chegar lá basta pegar um trem em Paris na estação Gare-St.Lazare com destino a Vernon. Chegando lá, próximo da estação você pega um ônibus, que faz um trajeto de 10 minutos até Giverny. Para evitar filas compre o seu ingresso online.

Jardins das Tulherias (Tuileries)

Não faltam atrações em Paris na primavera, mas é importante reservar um tempo para aproveitar os dias ensolarados simplesmente relaxando. Na primavera as temperaturas são amenas, portanto não há nada melhor do que sentar em frente a uma das fontes geométricas dos Jardins das Tulherias para observar o movimento e apreciar a bela paisagem. Esses jardins ficam entre o Arco do Triunfo do Carrossel (em frente ao Museu do Louvre) e a praça da Concórdia. Vale a pena fazer uma caminhada tranquila observando as inúmeras estátuas e os jardins floridos para depois sentar nas tradicionais cadeiras verdes.

jardins das tulherias - paris na primavera - pontos turísticos - françajardins das tulherias - paris na primavera - pontos turísticos - françajardins das tulherias - paris na primavera - pontos turísticos - frança

Basílica de Sacré Coeur

Localizada no coração do bairro Monte Martre, no ponto mais alto da cidade, a Basílica de Sacré Couer é um dos lugares mais visitados de Paris. Construída com mármore travertino, essa igreja católica com quatro cúpulas é tão bonita que parece mais um palácio. Aproveite o cenário deslumbrante, com uma vista panorâmica de Paris, para fazer um piquenique nos gramados ou nas escadarias da basílica. Eu e os meus amigos compramos uma garrafa de vinho, a tradicional baguete francesa, queijos e salame e montamos o nosso banquete. Sem dúvida um lugar super especial para fazer um piquenique em Paris na primavera. E claro, também reserve um tempinho para conferir o interior da igreja.

basílica de sacre coeur - paris na primavera - frança

La Defense

La Defense é o bairro moderno e futurístico de Paris. Com inúmeros arranha céus e muitas empresas instaladas na região, é o maior centro financeiro da Europa. É curioso visitar esse bairro para ver uma Paris diferente, já que a arquitetura dominante na cidade é antiga e clássica. O La Defense também conta com uma versão bem moderna do Arco do Triunfo, batizado de Grande Arco. No CNIT (Centro de Novas Indústrias e Tecnologias) você encontra várias lojas e restaurantes para aproveitar ainda mais o passeio por lá.

la defense- paris na primavera - pontos turísticos - frança la defense- paris na primavera - pontos turísticos - frança

Observatório de Montparnasse

Quer curtir a vista mais bonita de Paris? Eu recomendo subir no Observatório Panorâmico da Torre Montparnasse, um arranha-céus de 210 metros de altura. Além de conferir uma vista incrível de cada cantinho de Paris, você pode apreciar essa paisagem com a Torre Eiffel como protagonista. Afinal, vamos combinar que subir na torre é muito legal, mas ver a paisagem com a torre junto é melhor ainda. Quando eu visitei não tinha fila e o local não estava lotado, então foi ótimo para fotografar e apreciar a vista.

Champs-Élysées

Um passeio por Paris não está completo sem uma caminha na Champs-Élysées, umas das avenidas mais bonitas e famosas do mundo. Aproveite os dias ensolarados da primavera em Paris para sentar em um dos bistrôs charmosos e tomar um café. Na avenida você também encontra inúmeras lojas, restaurantes e cinemas.

Caminhada as margens do Sena

O Rio Sena é um dos protagonistas de Paris, emoldurado por belos prédios, monumentos históricos e inúmeras pontes. Vale a pena fazer uma caminhada tranquila pelas suas margens ou até mesmo um piquenique com os amigos.

Ponte Alexandre III

Inaugurada em 1900, a ponte em arco Alexandre III é uma das mais bonitas de Paris. Construída com influências gregas, romanas e renascentistas, a ponte chama a atenção pelos seus postes de luz no estilo Art Noveau e as suas estátuas de ninfas douradas. Atravessando a ponte você confere uma bela paisagem do Rio Sena com a Torre Eiffel ao fundo.

Centro Georges Pompidou

Com uma arquitetura pós moderna, o Centro Georges Pompidou chama a atenção em meio aos prédios clássicos de Paris. Construído na década de 70 a pedido do ex-presidente da França, o centro é lar do Museu Nacional de Arte Moderna, da Biblioteca Pública e de um departamento destinado a música. Depois de tantas atividades ao ar livre, o Pompidou pode ser uma boa ideia de passeio em Paris para quem gosta de arte moderna e prédios com uma estética high tech.

pompidou - paris na primavera - frança - pontos turísticos

O que mais visitar em Paris?

Paris é uma dessas cidades com atrações até demais. Portanto,  nesse post eu foquei em destacar os pontos turísticos ideais para curtir Paris na primavera. No entanto, se você tiver mais tempo para explorar a cidade luz ou quiser fazer um roteiro mais variado, confira também as minhas dicas sobre O que fazer em Paris no Inverno. Nesse post eu falo sobre lugares como o Museu do Louvre, a Catedral de Notre Dame, o Panteão de Paris, o Museu D’Orsay, o Palácio dos Inválidos e muito mais.

O que fazer em Paris no inverno – Roteiro de 3 dias

Leia também:

Roteiro no sul da França: Nice, Mônaco, Marselha e mais | Cotê D’Azur

20 pontos turísticos imperdíveis em Londres

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.