Banhada pelo rio Tejo, a charmosa e ensolarada Lisboa ainda preserva bairros antigos com ruas estreitas, arquitetura de azulejos e casas com roupas penduradas nas janelas. Os bondes amarelos, chamados de eléctricos, circulam bem no centro da cidade, deixando a capital portuguesa ainda mais icônica. Além de visitar os tradicionais pontos turísticos, como a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o Castelo de São Jorge, vale aproveitar a passagem por Lisboa pra relaxar e comer muito bem. Não deixe de experimentar o tradicional bacalhau, o vinho verde e o delicioso pastel de nata. E o melhor, tudo a preços que vão deixar o seu bolso muito feliz. Confira abaixo o meu roteiro completo com o que fazer em Lisboa, com dicas fotos e as principais atrações da cidade.
O que fazer em Lisboa
Castelo de São Jorge
O Castelo de São Jorge, construído na época dos visigodos, está localizado no morro mais alto da capital. De lá é possível admirar uma das melhores vistas panorâmicas de Lisboa e, com sorte, até um belo pôr do sol. Percorrer suas muralhas e subir nas torres antigas é um delicioso passeio de volta ao passado.
Belém
-
Mosteiro dos Jerônimos
O bairro Belém reúne muitas atrações, dentre elas está o Mosteiro dos Jerônimos, datado de 1502. Com uma belíssima arquitetura manuelina, o local abriga em sua estrutura túmulos com os restos mortais de Luiz de Camões e Vasco da Gama.
-
Torre de Belém
A Torre de Belém, monumento de arquitetura manuelina, foi originalmente construída para servir como proteção marinha contra os inimigos dos portugueses. Hoje a bela Torre é um dos principais cartões de visita da cidade.
-
Padrão dos descobrimentos
Próximo a Torre de Belém está o famoso monumento batizado de Padrão dos Descobrimentos, edificado em 1960, presta homenagem aos homens que enfrentavam o mar em busca de novas terras. No chão, numa escala bem grande, uma Rosa dos Ventos ilustra um mapa mundial com as rotas que os portugueses traçaram no período das navegações.
Parque das Nações
É no Parque das Nações Expo 98 que está localizado um dos maiores aquários da Europa, o Oceanário, sem dúvida uma das atrações mais impressionantes de Lisboa. A experiência de ver o fundo do mar bem de pertinho é incrível. Se prepare para encontrar: tubarões, arraias, peixes super exóticos e coloridos, anêmonas, mães d’água, lontras e muito mais. Eu me apaixonei pelas lontras que ficam flutuando na água e pelos pinguins. O Parque se encontra na parte moderna da cidade, onde foi construída a Doca dos Olivais, uma espécie de calçadão à beira do Rio Tejo. De lá também é possível pegar um teleférico e ver a capital do alto.
-
Doca dos Olivais
-
Oceanário de Lisboa
Bairro Alto
Apesar das muitas ladeiras, uma das melhores formas de conhecer Lisboa é percorrer os seus principais bairros a pé. O Bairro Alto, construído no século XVI, é o local no qual antigamente viviam os mercadores relacionados com as rotas marítimas. Situado no alto de um morro, hoje em dia é onde ferve a vida noturna da capital, suas ruelas e ladeiras ficam apinhadas de gente durante a madrugada.

Bairro Chiado
O Chiado é certamente o bairro mais artístico da cidade, vide os inúmeros cafés e livrarias. Aliás, é lá que se encontra o café A Brasileira, que o Fernando Pessoa costumava frequentar, contanto até com uma estátua de ferro em sua homenagem. Não deixe de percorrer o Largo dos Camões e a rua Garrett.

Avenida Liberdade, Alfama e Baixa
-
Avenida da Liberdade
A charmosa Avenida da Liberdade é ideal para as compras das marcas de luxo. Além disso, ela conecta duas das principais praças da cidade: Restauradores e Marquês de Pombal.

-
Alfama
No bairro Alfama você vai se deparar com igrejas e palácios dos séculos XVII e XVIII. É a zona onde acontecem as apresentações mais tradicionais de fado. O terraço Largo das Portas do Sol revela uma belíssima vista da cidade.
-
Baixa
A Baixa foi atingida por um terremoto no século XVIII, em conseqüência boa parte do bairro teve que ser reconstruído. A Praça do Comércio, a Rua Augusta e a famosa Praça do Rossio ficam no coração desse bairro comercial.



Dicas:
Nos domingos, até as 14h, o ingresso em locais turísticos é isento.
Onde ficar hospedado
Quando visitei Lisboa eu fiquei hospedada no hostel Yes! Lisbon Hostel e tive uma ótima experiência. O hostel era limpo, tinha uma área de convivência bacana e ainda organizada Free Walking Tours.
Passeios de um dia
Não deixe de visitar o Palácio da Pena e a Murada dos Mouros em Sintra e as praias de Cascais. Essas cidades ficam pertinho de Lisboa e podem ser facilmente acessadas de trem ou ônibus.
Visite Lisboa
Sem dúvida, Lisboa é uma cidade imperdível de visitar em Portugal. O clima agradável, a comida gostosa e em conta, as ruas antigas e os diversos monumentos históricos são um prato cheio para qualquer turista.