América Destinos Lima Peru

O que fazer em Lima – Descubra as melhores atrações da capital peruana

Três meses vivendo em Lima foram suficientes para que eu me apaixonasse pela capital peruana. Quando eu penso em Lima, me vem na cabeça todo o charme do bairro Miraflores, a vista incrível da costa do Pacífico, a gentileza do povo peruano, a gastronomia deliciosa, as noites animadas de salsa e reggaeton, o drink Pisco Sour e assim por diante. Lima é uma cidade cheia de vida, rica em história e repleta de atrações. Portanto, não deixe de incluir Lima no seu roteiro a caminho de Cusco e Machu Picchu. Confira abaixo um vídeo do meu intercâmbio de três meses na capital peruana.

O que fazer em Lima:

BAIRROS DE LIMA

O que fazer em Miraflores

Miraflores, o bairro mais bonito e popular de Lima, é um ótimo ponto de partida para desbravar a capital do Peru. Desenvolvido sobre um penhasco com vista para o mar, em Miraflores você pode percorrer o calçadão conhecido como malecón e admirar uma das paisagens mais bonitas da cidade.

Confira abaixo algumas das principais atrações desse bairro incrível:

Shopping Larcomar

No coração de Miraflores, o Shopping Larcomar oferece uma vista deslumbrante da costa do pacífico, além de contar com inúmeros restaurantes e lojas. Sem dúvida um ótimo local para passear, fazer compras e experimentar as delícias da culinária peruana.

shopping larcomar - miraflores - o que fazer em lima - peru

Parque del Amor

Inaugurado em 1993, no dia dos namorados, o Parque del Amor é mais um lugar cheio de charme no bairro de Miraflores. No centro da praça a escultura El Beso mostra um casal se beijando para celebrar o amor. Há também um banco ondulado com mosaicos coloridos e frases românticas que lembra bastante a obra de Gaudí no Parque Güell em Barcelona. Sem dúvida um ótimo local em Lima para relaxar e admirar a vista do oceano. Se você tiver companhia, melhor ainda. Se conseguir visite o parque no fim do dia para apreciar o pôr do sol, que não decepciona.

parque del amor - miraflores - o que fazer em lima - peruparque del amor - miraflores - o que fazer em lima - peru

Calçadão de Miraflores

Vá além do Larcomar e do Parque del Amor, percorrendo boa parte do calçadão de Miraflores, afinal a vista é de tirar o fôlego.  Além do penhasco e das ondas do Oceano Pacífico, ao fundo você também pode admirar os morros do bairro Chorillos.

miraflores - calçadão - o que fazer em lima - perumiraflores - calçadão - o que fazer em lima - peru

Calle de Pizzas

Localizada em frente o Parque Kennedy, no coração de Miraflores, a Calle de Pizzas é um ótimo lugar para curtir a vida noturna em Lima. Há uma variedade grande de bares e boates, onde você pode curtir música latina e até arriscar uns passinhos de salsa ou reggaeton

O que fazer no Barranco

Vizinho de Miraflores, o Barranco é outro bairro imperdível em Lima. É lá que a vida noturna da cidade ferve com uma variedade enorme de barzinhos e restaurantes. Sem dúvida um dos melhores lugares para curtir uma noitada na capital peruana.

Confira abaixo algumas das principais atrações do Barranco: 

Ponte dos Suspiros 

No coração do bairro, em meio a vários bares e construções históricas, fica a famosa Ponte dos Suspiros. A minha amiga peruana me disse que eu deveria fazer um pedido e atravessar a ponte sem respirar para que ele se realizasse. Então fiquei sabendo que essa tradição surgiu graças a uma lenda sobre um amor proibido e uma moça que ficou por ali suspirando a espera de reencontrar o seu homem.

ponte dos suspiros - barranco - lima - turismo

 Mirador Catalina Recavarren

Bem pertinho da Ponte dos Suspiros, o Mirador Catalina é uma boa oportunidade de apreciar uma vista panorâmica da costa do Pacífico e da rua Bajada de los Baños. Vale a pena passar nessa praça durante o dia também para ver melhor a paisagem.

mirador - barranco - lima - turismo

Bar Ayahuasca

O Ayahuasca, um bar situado em uma mansão no Barranco, é o meu favorito em Lima. Pense em lugar criativo com várias salas decoradas em estilos diferentes. É um bar super original, com ótimas opções de drinks e comidas. Não deixe de provar a bebida tradicional do Peru, o Pisco Sour de limão, e a sua versão de maracujá.

bar Ayahuasca - barranco - lima - peru - dicas de turismobar Ayahuasca - barranco - lima - peru - dicas de turismo

Barranco durante o dia

Apesar da vida noturna no barranco ser cheia de atrações, se tiver tempo também visite esse bairro charmoso durante o dia. Passe no Parque Municipal, uma praça com prédios históricos e fontes, na Plaza de Armas e na rua Bajada de los Baños. Prepare-se para ver  muitas construções colonias e mansões nessa região.

bajada de los banos - lima - peru - turismo
Bajada de los baños, Barranco – Lima
parque municipal - barranco - lima - peru - turismo
Parque municipal, Barranco – Lima
barranco - lima - peru - turismo
Casarões históricos no bairro Barranco em Lima.

O que fazer no centro de Lima

O centro histórico de Lima é o bairro mais tradicional da cidade, com a famosa Plaza de Armas, as ruas comerciais, a Plaza San Martin, o Convento de São Francisco e muito mais. Não deixe de explorar essa região para sentir um gostinho da Lima de antigamente. Confira abaixo algumas das principais atrações do centro da cidade:

Praça de Armas de Lima ou praça maior

A Praça Maior de Lima, também conhecida como Praça de Armas, é um dos lugares mais icônicos e visitados da capital peruana. Nessa bela praça você encontra prédios históricos como o Palácio do Governo, o Palácio Municipal, a Catedral de Lima, o Parque da Bandeira e muito mais. Além disso, ao longo do ano o local é palco de inúmeras festividades, como o aniversário da cidade e o festival de pisco sour. Portanto, fique de olho no calendário porque vale a pena passar lá para conferir shows de dança e música ao vivo com trajes típicos.

plaza de armas - centro histórico lima - peru -turismo plaza de armas - centro histórico lima - peru -turismoplaza de armas - centro histórico lima - peru -turismo

Lojas de souvenir 

No centro de Lima você também encontra várias lojas vendendo produtos artesanais típicos, como mantas, luvas e blusões com estampas de natureza. Também há utensílios para a casa como pratos, canecas e luvas para o forno, além de brinquedos fofos como a lhama de pelúcia. Por sinal, confesso que eu tenho uma.

Parque de la Exposición

O Parque de la Exposición foi construído em 1872 para sediar o evento Lima International Exhibition, que tinha como objetivo atrair investidores e mostrar o progresso do Peru 50 anos após a sua independência. O parque conta com o Palácio da Exibição, o pavilhão mouro e o bizantino.

Basílica e Convento de São Francisco de Lima

Construída no fim do século 17, a Basílica e Convento de São Francisco é um bom exemplo da arquitetura barroca do período colonial. No convento você pode conferir uma biblioteca com livros, escrituras antigas e pinturas religiosas. Além disso, o complexo também conta com catacumbas nas quais estima-se que foram enterrados cerca de 25 mil corpos. Eu fiz um tour pelo local e confesso que a experiência de ver milhares de ossos é interessante e estranha ao mesmo tempo.

Basílica e Convento de São Francisco de Lima - peru - pontos turísticos

Circuito Mágico das Águas de Lima

O Circuito Mágico das Águas, localizado na Parque de la Reserva, é uma das atrações mais divertidas de Lima. Imagine um parque com mais de 10 fontes com efeitos de luz, som e movimento. É possível passar um bom tempo lá apreciando o show e se estiver quente, até se molhando. Na Fuente de la Fantasía você pode conferir espetáculos mais elaborados de terça à domingo, a partir das 19h15. Confira os horários no site para não perder essa atração.

circuito mágico das águas - lima - peru - turismo circuito mágico das águas - lima - peru - turismocircuito mágico das águas - lima - peru - turismo

PRAIAS DE LIMA E ARREDORES

Se você for a Lima no verão, pode aproveitar para visitar as praias da cidade e dos arredores. As praias da capital não são especialmente bonitas, mas é um passeio legal  se você tiver um tempo extra. Em Miraflores você pode curtir a Playa Makaha e no bairro El Callao as praias de La Punta. Como eu fiquei 3 meses vivendo na capital, em alguns finais de semana eu viajei até praias um pouco mais distantes e bem mais bonitas. Dessas eu recomendo conhecer Santa María e Punta Hermosa.

La punta - praias de lima - peru - turismo
Praia de La Punta no bairro El Callao em Lima.
praia santa maria - lima - peru - turismo
Praia Santa María, localizada a cerca de 2 horas de Lima.
Praia Punta Hermosa - peru - turismo
Punta Hermosa, uma bela praia perto de Lima.

OUTRAS ATRAÇÕES DE LIMA

Parque das Leyendas – Zoológico

Inaugurado em 1964, o zoológico de Lima no Parque das Leyendas conta com mais de 200 espécies de animais. Além de ver de perto as lhamas, pinguins, leões e muitos outros bichos, você também pode alugar um barco peladinho para navegar pelo lago. Pode ser uma boa pedida para quem estiver viajando com crianças.

zoologico de lima - parque de las leyendas - peru

Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera

Perto do zoológico você pode aproveitar para visitar o Museu Larco, que conta com uma extensa coleção de artefatos históricos peruanos do período anterior à colonização européia.

Cerro San Cristóbal

Não muito distante do centro histórico de Lima, o mirador Cerro San Cristóbal é um bom lugar para ver a cidade de cima. Em um morro a 409 metros de altura é possível observar as casas de tijolos, as avenidas, o pacífico e os morros que cercam a cidade.

Museu da Nação (Museo de la Nación)

O Museo de la Nación  é um dos maiores e mais importantes museus sobre a história peruana localizados em Lima. Juntamente com o Museu Nacional de Arqueologia Antropológica e História do Peru, que também conta com um extenso acervo sobre o passado do país. No Museu da Nação você pode conferir uma coleção de cerâmicas dos povos Moche e Wari, assim como reproduções de artefatos andinos, exposições de trajes típicos peruanos e fotografias de conflitos internos do país. Sem dúvida o lugar ideal para aprender mais sobre a história e os povos desse país tão rico.

museu da nação, lima, peru, pontos turísticos museu da nação, lima, peru, pontos turísticosmuseu da nação, lima, peru, pontos turísticos

GASTRONOMIA EM LIMA

Uma coisa é certo sobre a  sua viagem a Lima, você irá comer muito bem. Afinal, não é de hoje que Lima se destaca como uma das principais capitais gastronômicas do mundo. Certamente pela combinação de uma terra fértil, que rende alimentos únicos, e pelas influências indígenas, africanas e até chinesas, a culinária da capital peruana surpreende pelo sabor e originalidade. O ceviche, um peixe cru bem temperado, é uma das estrelas da gastronomia peruana. No entanto, muitos outros pratos fazem sucesso, como o Lomo Saltado, lombo com cebola, tomate, aji e molho de soja, acompanhado de batatas fritas. No tempo que eu passei em Lima eu sempre comia a Papa à la Huancaína, batatas cozidas cobertas por um molho cremoso e picante delicioso. 

ceviche - gastronomia de lima - peru - turismo
Prato de ceviche em Lima.
gastronomia de lima - peru - turismo
O Pisco Sour, drink tradicional a base de pisco, limão e clara de ovo.

Não deixe de experimentar os doces também, como a mazamorra morada, o arroz con leche, o suspiro a la limeña, a torta tres leches e muito mais. E claro, experimente o Pisco Sour, o drink tradicional a base de pisco, limão e clara de ovo. Se você gosta de refrigerante, também prove a Inca Kola.

gastronomia de lima - peru - turismo
A deliciosa torta tres leches em Lima.

PASSEIOS A PARTIR DE LIMA

Huacachina & Paracas

Se você quiser fazer um passeio de um final de semana para um lugar relativamente perto de Lima, a dobradinha Hucachina e Paracas pode ser um ótima pedida. A cerca de 4 horas da capital peruana, Huacachina é um pequeno oásis cercado por dunas de areia. Um lugar lindo e super singular. Além de admirar a paisagem exótica, você pode fazer como nós e reservar um passeio de buggy  e sandboarding pelas dunas. No entanto, eu devo alertar que o buggy corre muito e faz altas curvas, ou seja, não é uma atividade para os de coração fraco.

huacachina - oásis - peru - turismopasseio de buggy - huacachina - oásis - peru - turismo

Pertinho de Huacachina fica a cidade portuária de Paracas, que é ponto de partida para as Ilhas Ballestas e à Reserva Nacional de Paracas. Nós fizemos um passeio de barco muito legal até as Ilhas Bellestas, que são compostas por formações rochosas e reúnem a maior concentração de pássaros do mundo. Nós também tivemos a oportunidade de ver de perto pinguins e focas que vivem nessa região. Recomendo muito essa viagem a partir de Lima se você tiver um tempo extra na capital.

pinguins - islas ballestas - peru - dicas de viagem pinguins - islas ballestas - peru - dicas de viagem

Como se locomover em Lima?

Na época em que eu vivi em Lima a melhor forma de se locomover por lá era negociar boas tarifas com os taxistas locais, pegar os ônibus de linha, os tuk-tuks ou as combis (transporte não regulamentado). No entanto, graças ao advento de aplicativos como Uber e Easy Taxi, a tarefa de se movimentar na capital se tornou bem mais fácil. Aliás, Lima é uma cidade bem grande, portanto você realmente terá que depender de carro ou ônibus para circular entre os bairros.

Que época visitar Lima?

Eu vivi em Lima entre o fim de dezembro e março. Achei o período perfeito, pois fazia um calor ameno, de cerca de 25 graus, e a maioria dos dias eram ensolarados. Segundo os meus amigos peruanos, o clima no inverno é bem mais nublado e há muito nevoeiro, deixando a cidade menos atraente.

Quanto tempo tempo ficar em Lima?

Em cerca de 3 dias é possível ver as principais atrações da capital peruana. No entanto, se você tiver mais tempo pode fazer passeios para as praias da região ou ir até Huacachina e Paracas como eu sugeri acima.

E o que fazer depois de visitar Lima?

Você precisa conhecer o Vale Sagrado, as atrações de Cusco, o Lago Titicaca e Machu Picchu. Confira os meus posts abaixo com muitas dicas sobre o turismo no Peru:

Roteiro completo em Cusco visitando templos e fortalezas Incas

Roteiro de um dia no Vale Sagrado dos Incas | Peru

Uma aventura inesquecível no Lago Titicaca | Roteiro de 3 dias | Peru

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.