Barcelona Destinos Espanha Europa

15 atrações incríveis em Barcelona | Espanha

Barcelona é uma cidade vibrante de alma cosmopolita. A sua arquitetura original e moderna a torna um verdadeiro museu a céu aberto. A vida noturna é agitada, as atrações culturais são infinitas e a gastronomia é deliciosa. Sem contar a praia, os parques e as inúmeras lojas. Sem dúvida uma cidade para se apaixonar e voltar muitas vezes. Uma das coisas que mais gostei de ver em Barcelona foram as maravilhosas obras do arquiteto modernista Antoni Gaudí. Ele era extremamente original e gostava de usar materiais não convencionais e reproduzir os elementos da natureza nas suas criações. Eu passei 3 dias e meio na cidade e conferi as suas principais atrações. Confira abaixo o meu roteiro com muitas fotos e dicas para curtir o melhor de Barcelona.

O que fazer em Barcelona: descubra 14 atrações imperdíveis

1. Percorra a Rambla do início ao fim

Comece o seu passeio na Rambla, a rua mais famosa de Barcelona, que reúne muitos artistas, vendedores de flores, lojas e restaurantes. Essa rua é super movimentada e tem um astral muito legal. Para percorrer a Rambla do início ao fim, comece o percurso na Plaça de Catalunya, uma das praças mais icônicas da cidade. Siga a caminhada observando os prédios e o movimento até chegar no famoso mercado de comida La Boqueria. Após fazer um bom lanche, siga até o fim da Rambla onde você encontrará o Monument a Colón, uma homenagem ao descobridor da América.

rambla-barcelona-espanharambla-barcelona-espanha rambla-barcelona-espanha

2. Descubra um mundo de sabores no Mercado La Boqueria

Também localizado na Rambla, o Mercado La Boqueria é uma parada imperdível para os amantes da gastronomia. No mercado você encontra um mundo de cores, cheiros e sabores. Experimente os sucos de frutas refrescantes, a tradicional sangria, as balas nas mais variadas formas, os peixes frescos e muito mais. Eu saí de lá feliz da vida carregando uma sangria gelada e deliciosa.

mercadolaboqueria-barcelona-espanha mercadolaboqueria-barcelona-espanha mercadolaboqueria-barcelona-espanha

3. Assista ao pôr do sol no Port Vell

No fim da Rambla você encontra o moderno e agradável Port Vell, um porto construído graças a um projeto de renovação para as Olimpíadas de 1992. O que antes era uma área pouco movimentada e cheia de depósitos, passou a ser um dos pontos turísticos mais visitados de Barcelona, recebendo milhões de turistas por ano. Passe lá em um fim de tarde e curta o belo pôr do sol. Depois explore as lojas e bares da região.

port-vell-barcelona-espanhaport-vell-barcelona-espanha port-vell-barcelona-espanha


Leia mais sobre a Espanha: Alhambra – O incrível legado árabe em Granada


4. Passe algumas horas curtindo a praia

Se você visitar Barcelona no verão, comece o seu dia curtindo a badalada praia Barceloneta. A água é limpinha e clara, mas é bem gelada. A galera entra igual. E sim, é verdade que muitas mulheres fazem topless, mas ninguém liga muito pra isso. O que eu achei legal também foi observar as instalações artísticas ao logo da praia.

praia-barceloneta-barcelona-espanhapraia-barceloneta-barcelona-espanha praia-barceloneta-barcelona-espanha

5. Caminhe pelo calçadão

Depois de pegar um bronzeado e tomar um banho de mar (gelado), não deixei de percorrer o calçadão da Barceloneta. O lugar é bonito, bem cuidado, cheio de palmeiras e de gente aproveitando o espaço para andar de bicicleta, skate e fazer caminhada. Eu adoro essas cidades que tem lugares ao ar livre com uma boa infraestrutura para as pessoas se exercitarem.

calçadao-praia-barceloneta-barcelona-espanhacalçadao-praia-barceloneta-barcelona-espanha

6. Visite o Arco do triunfo em Barcelona

Faça uma breve parada para almoçar e recarregar as energias após a praia e então siga caminhando até o Arco do Triunfo. Apesar da semelhança no nome, esse monumento não é nada parecido com o arco icônico de Paris. O Arco do Triunfo de Barcelona foi desenhado e construído num estilo mouro ainda no século 19. O monumento do arquiteto Josep Vilaseca i Casanovas foi criado como um portão de acesso a uma feira mundial que ocorreu em Barcelona no Parc de La Ciutadella em 1888. Quando cheguei no local, logo avistei uma roda de capoeira e uma quantidade de gente em volta assistindo. Curioso ver a nossa cultura espalhada mundo afora.

arco-do-triunfo-barcelona-espanhaarco-do-triunfo-barcelona-espanha

7. Curta a natureza no Parc de La Ciutadella

Criado em meados do século 19, próximo ao Arco do Triunfo você encontra o Parc de La Ciutadella, que por muitos anos foi a única área verde da cidade. Contando com gramados, lagos, museus e um zoológico, a melhor atração do parque é o belo monumento construído pelo arquiteto Josep Fontsére. A imponente fonte com cascatas de água e estátuas não passa despercebida. Suba as escadas laterais para ter uma outra perspectiva do parque e do monumento.

parc-de-la-ciutadella-barcelona-espanha parc-de-la-ciutadella-barcelona-espanha

8. Surpreenda-se com o Museu da Música Catalã

Sem dúvida, uma das minhas atrações favoritas em Barcelona. O Museu da Música Catalã de Barcelona é um auditório que recebe em seus palcos músicos de todos os cantos do mundo. Construído no início da década de 20 por um arquiteto modernista, o auditório tem as paredes e o teto cuidadosamente decorados com diversos elementos da natureza e da música. O local é uma verdadeira obra de arte  e no tour guiado é possível compreender as influências e as ideias por trás da decoração. Infelizmente não é permitido fotografar lá dentro, mas eu garanto que é imperdível.

9. Conheça a Casa Batló

Visite a Casa Batló, uma das obras mais famosas do consagrado arquiteto catalão Antonio Gaudí. Original de 1875, o prédio foi comprado por um empresário chamado Josep Batlló i Casanovas e reformado por Gaudí em 1904. Esse prédio exótico e colorido é considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Não deixe de passar por lá para ver ao menos a bela fachada dessa obra modernista. Se você for muito fã do Gaudí, entre para ver o interior da Casa Batló. O valor do ingresso chega a quase 20 euros.

10. Veja de perto a grandiosa Sagrada Família

Mesmo inacabada, a imponente Basílica da Sagrada Família é prova da genialidade do arquiteto Antoni Gaudí. O projeto da basílica iniciou em 1882 sob a responsabilidade do arquiteto Francisco de Paula del Villar, que planejou uma construção gótica. No entanto, no ano seguinte Gaudí assumiu a obra tendo apenas 31 anos de idade. Ele trabalhou na construção do templo católico até a sua morte em 1926. A Basílica segue em construção até hoje e tem a sua conclusão prevista para o ano de 2026, que marca o centenário de Gaudí. Eu confesso que apreciei apenas o exterior da Basílica, que já é um espetáculo por si só, pois queria aguardar para ver por dentro quando estivesse pronta. Eu amei Barcelona e tenho certeza que voltarei lá, mas se você não tiver planos de retornar deve valer a pena visitar mesmo com a obra não concluída.

Confira o vídeo de como ficará a Sagrada Família quando a obra for concluída em 2026:

11. Explore o Parc Güell

Descubra o Parc Güell, mais uma obra incrível do modernista Antonio Gaudí. Eu nunca vou esquecer o filme que me inspirou a conhecer Barcelona: Albergue Espanhol. Foi nesse filme que eu vi pela primeira vez o famoso banco ondulado coberto de azulejos coloridos, uma das principais atrações do Parc Guëll. A construção do parque começou em 1900 a pedido do empreendedor Eusebi Güell, mas só foi aberto ao público em 1926, no ano da morte de Gaudí. Hoje os turistas podem visitar 17 hectares de obras criativas e muita natureza. Não deixe de conhecer o Museu do Gaudí e subir no Calvario, o ponto mais alto do parque, onde você encontrará 3 cruzes e uma vista panorâmica da cidade.

12. Entre na Casa Milá (La Pedrera)

A Casa Milá (século 20), popularmente conhecida como La Pedrera, é mais uma obra do Gaudí que não pode ficar de fora da sua lista dos melhores lugares para visitar em Barcelona. Embora a Casa Batló tenha uma fachada mais impressionante, a Casa Milá é muito maior e conta com um belo hall de entrada, um apartamento mobiliado aberto ao público e um terraço incrível. Aliás, o terraço é uma das minhas partes favoritas, pois além de contar com monumentos que remetem a elementos da natureza, também oferece uma ótima vista da cidade de Barcelona. Quem assistiu ao filme Vicky Cristina Barcelona (Woody Allen) vai lembrar das belas cenas filmadas na La Pedrera. Durante a sua visita confira também o museu com maquetes e vídeos documentando todas as obras de Gaudí e uma loja com objetos vintage.

Abaixo o apartamento mobiliado no início do século 20:

Este slideshow necessita de JavaScript.

No vídeo você confere a inspiração de Gaudí para criar a famosa La Pedrera:

13. Suba de teleférico até o Parc Montjuic

Pegar um teleférico para chegar até a colina Montjuïc é uma ótima forma de ter uma vista panorâmica da cidade de Barcelona. Localizada no sudoeste, lá do alto é possível vislumbrar o porto e a parte antiga da cidade. Nessa região, não deixe de visitar o Jardim Botânico de Barcelona, o Anel Olímpico símbolo dos Jogos Olímpicos de 1992, o museu Fundació Miró e a antiga fortaleza conhecida como Castelo de Montjuic. Ali você também vai encontrar o Museu Nacional de Arte da Catalunha, confira mais informações abaixo.

14.  Palácio Nacional & Fonte Mágica de Montjuic

Após explorar o Castelo de Montjuic e as atrações nos seus arredores siga para o Palau Nacional, um belíssimo prédio que abriga o Museu Nacional de Arte da Catalunha desde 1934. Faça esse passeio mais no fim do dia e fique até a noite para poder conferir o incrível show gratuito de águas dançantes e música que ocorre na Fonte Mágica de Montjuic. Não apenas a fonte principal, mas todo o complexo entre o Palau Nacional e a Plaça D’Espanya fica tomado por quedas d’água e uma iluminação especial. É um verdadeira espetáculo a céu aberto. Na primavera e no verão o show ocorre de quinta a domingo, das 21h às 23h30. No outono e no inverno as apresentações são sexta e sábado das 19h às 21h. Não deixe de entrar no site da atração para confirmar as informações antes de planejar o seu roteiro.

15. Aprecie a Plaça d’Espanya

Por fim, caminhe do Palau Nacional até a Plaça de d’Espanya para ver de perto essa bela praça repleta de monumentos, que foi construída para a Exposição Internacional de Barcelona em 1929. Ali ao lado você também pode visitar uma antiga arena que no passado era usada para as touradas, mas hoje se tornou um shopping moderno. Na foto abaixo você confere a Plaça d’Espanya bem ao fundo, entre as Torres Venecianes e próxima da arena.

Se você leu esse post até o fim conseguiu ter uma ideia de como Barcelona é incrível. Comece já a planejar a sua viagem. E siga viajando comigo aqui no blog para descobrir outros destinos incríveis pela Europa e pelo mundo.

Vamos para onde?

Roteiro em Lisboa

14 lugares imperdíveis em Florença

Dicas para curtir Paris no inverno

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.