América Destinos Peru

Visita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos | Peru

Não é a toa que Machu Picchu é considerada uma das 7 maravilhas do mundo. Além das ruínas históricas, a citadela construída pelos Incas no século 15 está localizada em um lugar estratégico cercada pela mais bela natureza. Construída na região dos Andes,  a mais de 2.400 metros de altitude, Machu Picchu nunca foi descoberta pelo conquistadores espanhóis. Foi apenas no início século 20 que o explorador Hiram Bingham III encontrou o local enquanto buscava uma outra cidade desparecida. É incrível visitar Machu Picchu e poder ver de perto um lugar construído por uma civilização tão avançada como os Incas, protegido da interferência humana por quase 5 séculos. Até hoje não se sabe bem com que propósito a cidade foi construída, mas há pesquisas que apontam que o local pode ter servido como um resort para a elite do império Inca. Confira informações práticas sobre a visita a Machu Picchu no fim do post.

Se você for até o Peru para visitar Machu Picchu, não deixe de descobrir também os encantos de Lima, Cusco, do Vale Sagrado dos Incas e do Lago Titicaca.

Tour por Machu Picchu

O nosso tour por Machu Picchu começou bem cedinho. Nós passamos a noite no povoado de Águas Calientes e então pegamos um ônibus às 6h da manhã para ir até Machu Picchu. Em 30 minutos já estávamos no portão de entrada de um dos lugares mais incríveis do mundo. Logo nos deparamos com uma vista panorâmica da citadela com as montanhas ao fundo, bem no estilo dos cartões postais de Machu Picchu. Tinha bastante névoa, o que é comum na região, mas eu achei legal porque criou um clima bem místico. Depois de apreciar a paisagem e tirar muitas fotos, nos encontramos com o nosso guia para explorar o local.

Visita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - PeruVisita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - PeruVisita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - Peru

Nós fizemos um tour de 3 horas com um guia peruano passando por alguns dos lugares mais famosos da citadela, como o Templo das 3 Janelas, o Templo do Sol,  a Pedra Sagrada (Intihuatana), a praça central e os terraços agrícolas. Eu recomendo fazer o tour guiado, pois o lugar é muito grande e assim é mais fácil garantir que você verá os pontos principais. Além do mais, é interessante descobrir alguns detalhes sobre a cultura Inca e a arquitetura de Machu Picchu. O tour é feito em um ritmo bem tranquilo, sendo possível tirar fotos nos caminho e absorver toda a beleza da paisagem.

Visita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - PeruVisita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - PeruVisita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - Peru Visita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - Peru Visita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - Peru

Vale a pena observar de perto as estruturas erguidas pelos Incas em Machu Picchu, pois eles usavam um método de construção baseado no encaixe perfeito de pedras polidas. Ou seja, as pedras não são unidas por cimento ou qualquer outro material, são simplesmente encaixadas. Essa é uma das razões pelas quais o império dos Incas é considerado extremamente avançado para a sua época. Esse método de engenharia se provou muito eficiente, uma vez que os edifícios construídos nesse estilo resistiram intactos a vários terremos.

Visita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - PeruVisita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - Peru

Observe o tamanho miniatura dos turistas explorando o local para ter uma ideia de como são altas as construções e os terraços.

Visita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - PeruVisita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - PeruVisita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - Peru Visita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - PeruVisita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - Peru Visita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - Peru

Se você der sorte verá algumas lhamas passeando tranquilamente por Machu Picchu. Se tiver mais sorte ainda, conseguirá bater uma foto com elas. Eu só vi essa da imagem acima, mas já valeu a pena.

Visita a Machu Picchu: dicas e muitas fotos - Peru

No fim do tour você pode aproveitar para descansar um pouco enquanto curte a natureza. Afinal, são 3 horas de caminhadas e escadarias. Descanso merecido. Em teoria, quem faz a visita no período da manhã tem 5 horas para explorar a citadela e quem vai no período da tarde tem 5h30. Isso considerando que você chegue bem na hora que inicia o turno. Ou seja, no fim tour resta um tempinho para relaxar. Mas se você tiver que pegar um trem de volta para Cusco não esqueça que ainda leva 30 minutos de ônibus até Águas Calientes.

Informações práticas sobre a visita a Machu Picchu:

  • Chegue em Machu Picchu de trem a partir de Ollantaytambo ou de Poroy (Cusco)
  • As empresas de trem que operam o trajeto até Machu Picchu são a InkaRail e a PeruRail
  • Compre o ingresso para visitar Machu Picchu no site oficial com antecedência
  • Escolha o turno que você quer visitar Machu Picchu: manhã (entre 6h e 12h) ou tarde (entre 12h e 17h30)
  • Se for fazer um bate e volta de Cusco, opte pelo turno da tarde
  • Se você escolher o turno da manhã, então deve chegar no dia anterior ao povoado de Águas Calientes e dormir uma noite lá
  • Na chegada já compre um bilhete de ônibus para ir de Águas Calientes até Machu Picchu. O serviço inicia às 5h30, sendo que a entrada na citadela é a partir das 6h ( o percurso dura 30 min)
  • Reserve de 2 a 3 horas para fazer uma visita guiada em Machu Picchu
  • Se quiser escalar Huayna Picchu chegue antes dos portões abrirem, pois apenas 400 pessoas podem subir por dia
  • Procure ir ao banheiro antes de entrar na citadela, pois não há nenhum do lado de dentro
  • Tome um café da manhã bem reforçado, pois não há restaurantes dentro de Machu Picchu e os que ficam logo na entrada tem um preço mais salgadinho
  • Vista um casaco quentinho, mas coloque algo mais leve por baixo, pois com tanta caminhada acaba dando calor

Leia também:

O roteiro pelo Peru não está completo sem incluir o Vale Sagrado dos Incas, Cusco, o Lago Titicaca e Lima.

Roteiro completo em Cusco visitando templos e fortalezas Incas

Uma aventura inesquecível no Lago Titicaca | Roteiro de 3 dias | Peru

Roteiro de um dia no Vale Sagrado dos Incas | Peru

O que fazer em Lima – Descubra as melhores atrações da capital peruana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: