Istambul é uma cidade fascinante, o que não é nenhuma surpresa se pararmos para pensar que ela já foi a capital do Império Romano, do Império Bizantino, do Império Latino e do Império Otomano. São séculos e séculos de muita história, prosperidade, batalhas e influências culturais. Explorar Istambul é vivenciar o encontro harmonioso entre o oriente e o ocidente, que está presente na arquitetura, na cultura, na gastronomia, na religião e muito mais. É difícil resumir Istambul em poucas palavras, só posso afirmar que é um lugar imperdível para qualquer viajante. Eu passei 5 dias explorando Istambul com os meus pais e saí de lá completamente apaixonada. Abaixo você confere o nosso roteiro com as melhores dicas e atrações para aproveitar o melhor de Istambul.
O que fazer em ISTAMBUL – Roteiro com as melhores dicas e atrações
DIA 1
Praça Taksim & Avenida İstiklal
Que tal começar o seu passeio em Istambul conhecendo uma das praças mais famosas da cidade? Localizado no lado Europeu, a Praça Taksim é lar do Monumento da República, que celebra a fundação da República da Turquia no ano de 1923, após a guerra de independência turca. A praça também está conectada com a Avenida İstiklal, uma das avenidas de pedestres mais populares da cidade. São 1.4 quilômetros de lojas de moda, livrarias, cinemas, teatros, cafés, restaurantes, boates e muito mais. Prepare-se para encontrar um mar de gente circulando pela região, especialmente no final do dia. Além das compras, não deixe de reparar nos prédios do século 19 e início do 20 nos mais variados estilos arquitetônicos. Explore também as ruas laterias, pois há lojas e mercados mais locais. Se quiser percorrer a avenida de ponta a ponta, saiba que ela começa no bairro medieval de Genoese, perto da Torre de Gálata.
Basílica de Santa Sofia (Hagia Sofia)
Concluída em 537 DC, a Basílica de Santa Sofia é uma das construções mais famosas e imponentes de Istambul. Sendo uma das maiores basílicas do mundo, a Santa Sofia se destaca na paisagem não apenas pelo seu tamanho, mas também pela bela arquitetura bizantina. Criada para ser uma Catedral Ortodoxa do patriarcado de Constantinopla, a basílica foi convertida em uma Mesquita do Império Otomano entre os séculos 15 e 20. Aberta ao público como um museu desde 1935, a Santa Sofia é um raro encontro entre o oriente e ocidente, assim como a própria cidade de Istambul. Essa atração é parada obrigatória para todos os viajantes que apreciam história e arquitetura.
Leia também: Roteiro de 3 dias na incrível Capadócia
Mesquita Azul
Istambul é a cidade das mesquitas. Todos os dias é possível escutar em toda a cidade os cânticos que chamam os fiéis a oração. Portanto, nenhuma visita a Istambul está completa sem conhecer uma das suas quase 3.000 mesquitas. Uma das mais famosas é a popularmente conhecida entre os turistas como Mesquita Azul, graças aos quase 20.000 azulejos nos tons de azul que decoram o seu interior. O nome oficial da mesquita é Sultan Ahmet, que foi quem encomendou a sua construção em 1609, na época do Império Otomano.
Além das sua localização estratégica em frente a icônica Santa Sofia, uma das coisas que diferencia essa mesquita das demais é o fato dela contar com 6 minaretes. A maioria das demais mesquitas conta com apenas um ou dois, que são as torres que chamam os fiéis para orar. Além disso, o seu pátio também é o maior já construído. Ao visitar a mesquita as mulheres devem cobrir o corpo e os cabelos. Os homens devem tapar as pernas. Se você não estiver com uma roupa adequada, não se preocupe pois eles estão preparados para receber os turistas e emprestam os trajes. Apesar de receber um número grande de turistas, a Mesquita Azul segue aberta para a reza e portanto fecha diariamente durante os horários de oração.
Sultanahmet Park
Localizado entre a Santa Sofia e a Mesquita Azul, o Sultanahmet Park é um ótimo lugar para relaxar e apreciar a grandiosidade e a beleza de ambas as mesquitas. Você também encontrará os locais vendendo milho, sucos frescos e as tradicionais rosquinhas turcas (simit).
DIA 2
Grande Bazar (Grand Bazaar)
Que tal fazer compras em um dos shoppings mais antigos do mundo? O Grande Bazar de Istambul conta com 4 mil lojas em 61 ruas cobertas. Sim, é para deixar qualquer um louco com tanta oferta e opção. No ano de 2014 o mercado foi considerado a atração turística mais visitada do mundo. E sabe do que mais? Se você gosta de artesanato e produtos locais vai sair de lá carregando muitas sacolas. Prepara-se para se encantar com jóias, echarpes, louças, lâmpadas, lembrancinhas, chás, temperos, doces e muito mais. Lembre-se de negociar os preços, pois os turcos gostam disso e normalmente baixam um pouco o valor. No entanto, saiba que o Grande Bazar não é o lugar mais em conta para comprar os produtos tradicionais da Turquia; lá há mais opções de tudo, mas por ser tão turístico é mais caro. Perto do Palácio Topkapi há uma rua de comércio aonde você encontra produtos similares a preços mais favoráveis.
Torre de Gálata
Do alto dos seus 66.9 metros de altura, a histórica Torre de Gálata oferece uma das melhores vistas da cidade de Istambul. Lá de cima é possível observar o estreito de Bósforo, onde o oriente e o ocidente se encontram, apreciar as inúmeras mesquitas de Istambul e observar os terraços badalados. Em muitas metrópoles do mundo o prédio que oferece a vista de 360° da cidade é um complexo super moderno; no caso de Istambul, a situação é bem mais interessante. A Torre de Gálata foi construída no ano de 1348 como parte do processo de expansão da colônia genovesa de Constantinopla. Em 1960, séculos depois, a Torre se tornou uma atração turística muito popular.
DIA 3
Palácio Dolmabahçe
O Palácio Dolmabahçe foi o principal centro administrativo do Império Otomano no período de 1853 a 1922. O Dolmabahçe foi o primeiro palácio da Turquia construído no estilo europeu, ordens do sultão Abdülmecid I em 1842. E sabe quanto ouro foi utilizado na decoração do palácio? Nada menos que 35 toneladas. Sem dúvida, uma parada obrigatória no seu roteiro. Nós fizemos uma visita guiada e eu fiquei muito impressionada com o interior do palácio, cuidadosamente decorado e preservado. Você também pode comprar o ingresso adicional para visitar o Harém. E não deixe de curtir os belos jardins floridos que ficam em frente ao palácio, ali sim você pode fotografar muito.
Passeio de barco pelo Bósforo
Outra atração que eu adorei em Istambul foi o passeio de barco pelo Bósforo, o canal que demarca a divisão entre o continente asiático e o europeu. Há muitos barcos que fazem esse passeio, mas a maioria parte da Ponte de Gálata. Nós fomos até lá sem muito planejamento e um turco nos abordou para vender o passeio. Depois de alguma espera por fim estávamos navegando nas águas de azul intenso do Bósforo. Sentei na parte da frente do barco, curtindo o vento bagunçar meus cabelos e apreciando as belíssimas paisagens. O barco com certeza é uma ótima oportunidade de conhecer uma cidade a partir de outra perspectiva. Partimos da Europa e fomos até a Ásia em 1h30 de percurso. Avistamos belas mesquitas, pontes, parques, casarões, hotéis de luxo e muito mais.
DIA 4
Palácio Topkapi & Harém
O Palácio Topkapi é mais uma atração sensacional em Istambul: um complexo arquitetônico envolvendo jardins, salas de luxo e um belo harém. Construído no século 15 por Mehmet II, o conquistador, serviu como residência para os sultões durante três séculos. Além dos cômodos originais do palácio, vale ver também as salas de exposição com tronos, joias, berços, louças e demais peças repletas de ouro e pedras preciosas. Nós fizemos o passeio completo e visitamos também o Harém, que é um complexo a parte, com mais belas salas adornadas do chão ao teto. Os jardins do Topkapi também são lindos e as edificações (por dentro e por fora) são detalhadamente decoradas com belas pinturas, adornos e os mais diversos azulejos. É um lugar muito agradável, que não vale a pena ver com pressa. Reserve pelo menos umas 4h do seu dia se quiser ver com calma o palácio, o harém e os jardins.
Cisterna de Basílica
A Cisterna de Basílica em Istambul tem um astral místico. Talvez por ser uma construção subterrânea do ano 532, composta por 300 colunas romanas e muitos litros de água. Localizada perto da Basílica de Santa Sofia, foi utilizada como cisterna de água até o fim do século 8. Aprecie os 10 000 m² de muita história da maior cisterna de Istambul, construída na época bizantina.
DIA 5
Bazar das Especiarias (Bazar Egípcio)
O Bazar Egípcio de Istambul é um lugar que aguça os sentidos de qualquer um com as suas cores e cheiros. É difícil resistir às frutas secas, os chás artesanais, os temperos expostos em forma de pirâmide, os doces turcos e muito mais. A minha principal dica é chegar lá de estômago vazio e experimentar tudo. Também é um bom local para comprar lembrancinhas para os amigos e familiares. Eu saí de lá com um doce lokum delicioso, um saco de chá de rosas e vários temperos.
Mesquita Süleymaniye
Apesar da Mesquita Azul levar toda a fama em Istambul, eu gostei ainda mais de visitar a Mesquita Süleymaniye. Localizada na segunda colina de Istambul, lá do alto é possível apreciar uma vista panorâmica da cidade. Construída pelo arquiteto Mimar Sinam, a mesquita imperial otomana é a segunda maior de Istambul. Visite o interior da mesquita para admirar a bela decoração em tons quentes e depois aproveite para relaxar nos jardins.