As Ilhas Frioul ou Arquipélago de Frioul são 4 ilhas lindas localizadas a apenas 4 km de Marselha, na região de Côte D’Azur. Esse é um ótimo passeio para quem está hospedado em Marselha e quer curtir um cenário paradisíaco sem ir muito longe. Com uma balsa que parte do porto antigo de Marselha você pode visitar as ilhas de Pomègues e Ratonneau, que são interligadas por uma ponte, e a ilha de If, onde fica o famoso Chateau d’If do filme Conde de Monte Cristo.
Nós optamos por explorar apenas a ilha de Ratonneau, onde estão os famosos calanques, que são vales rochosos que se formam junto ao mar. Os dessa ilha são muito bonitos, mas os mais famosos e imponentes ficam no Parc National des Calanques. Quando visitamos a ilha de Ratonneu o que encontramos foi um cenário super pacato, com muita natureza e quase ninguém circulando por lá. Imagino que seja por conta da nossa visita no mês de novembro, já na baixa temporada. Mas eu achei a ilha de Ratonneau muito charmosa e adorei o nosso passeio de meio dia (10h-13h30) por lá.
Confira abaixo o roteiro completo e as principais atrações da ilha de Ratonneau:
Balsa de Marselha para Frioul
Nós pegamos uma balsa de 2 andares e fizemos um percurso de 20-30 minutos até as ilhas Pomègues e Ratonneau. No caminho fomos curtindo as belezas naturais da região e passamos de longe pelo Château d’If.
Porto das Ilhas Frioul
O porto foi uma das minhas partes favoritas da visita às ilhas. Achei muito charmoso o cenário com restaurantes de frente para o mar, barcos ancorados e prédios coloridos ao fundo.
Calanque de Morgiret
Saindo do porto para explorar a ilha, a primeira parada é no Calanque de Morgiret, que é uma praia emoldurada pelas formações rochosas.
Explorando a Ilha de Frioul
Depois de apreciar o Calanque de Morgiet nós seguimos o percurso até a atração mais famosa da ilha, o Calanque de Saint-Estève. Devo dizer o caminha até lá foi muito agradável, passando por casas que pareciam abandonadas e cenários naturais lindos.
Château d’If
Durante o percurso também avistamos o famoso Château d’If, cenário do livro O Conde de Monte Cristo, uma das atrações mais famosas quando se fala das Ilhas Frioul.
Calanque de Saint-Estève
Por fim chegamos ao famoso Calanque de Saint-Estève, que tem o visual mais paradisíaco da ilha com as suas águas cristalinas. Quem visitar essa região pode aproveitar para pegar um sol e relaxar no mar da Plage St Estève. Daí dá fácil para passar um dia inteiro na ilha.
Como fazer o passeio para o arquipélago Frioul partindo de Marselha:
É possível pegar uma balsa que sai do Vieux Port de Marselha e em cerca de 20-30 minutos aportar nas ilhas Pomègues e Ratonneau. Não é necessário comprar o ingresso com antecedência, basta adquiri-lo na bilheteria do porto.
Normalmente a rota da balsa também inclui uma visita ao Château d’If, mas como o mar estava agitado quando fomos não deu para aportar lá. O Châteu d’If foi um forte e depois uma prisão, localizado na ilha de If, a menor do arquipélogo de Frioul. O local ficou famoso e atrai os turistas em função da trama do livro O Conde de Monte Cristo, do autor Alexandre Dumas, que se passa na região.
Gostou das Ilhas Frioul? Esse é um passeio imperdível para quem passa por Marselha.