Dicas de Viagem

10 filmes que vão despertar a sua vontade de viajar

Quem nunca saiu do cinema com vontade de fazer as malas? Os filmes são uma das melhores formas de buscar inspiração e descobrir novos destinos. É difícil não sentir uma inveja boa dos personagens dessas histórias, que saem por aí explorando o mundo e vivendo uma experiência incrível.

A verdade é que todos nós queremos ser o protagonista, o viajante com o pé na estrada. Eu já perdi a conta de quantas histórias me influenciaram e quantos países entraram para a minha lista de “imperdíveis” depois de assistir a um filme. Portanto, prepare a sua sessão de cinema com direito a muita pipoca e comece já a ver os 10 filmes que vão despertar a sua vontade de viajar.

Descubra 10 filmes que vão despertar a sua vontade de viajar

1. Vicky Cristina Barcelona

Vicky Cristina Barcelona conta a história das americanas Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) que viajam de férias para a cidade espanhola de Barcelona. Chegando lá elas conhecem o charmoso pintor Juan Antoio (Javier Bardem) que as convida para passar um final de semana em Oviedo. Elas partem com ele, mas logo descobrem sobre a sua ex esposa problemática Maria Elena (Penélope Cruz).

Esse é um dos filmes do Woody Allen que eu mais gosto, pois retrata muito bem uma das minhas cidades favoritas na Europa: Barcelona. Além do mais, a história criativa e original tem aquele senso de aventura típico de um viajante. Afinal, as americanas topam viajar para a casa do espanhol logo depois de conhecê-lo, mesmo sem saber muito sobre ele. E a partir daí muita coisa acontece. Sem dúvida um filme muito divertido que vai fazer você querer marcar logo as suas passagens para a Espanha.

2. Na Natureza Selvagem (Into the Wild)

Na Natureza Selvagem, do ator e cineasta Sean Penn, conta a história verdadeira de um americano que deixou tudo para trás para viajar até o Alasca. A história é baseada no livro do escritor Jon Krakauer, que narra a aventura real do jovem Christopher McCandless. Filho de pais ricos, ao concluir a universidade ele decide doar as suas economias para caridade e partir em uma jornada de autoconhecimento.

Ao longo do caminho, ele passa por diversos lugares dos Estados Unidos e faz muitos amigos. No fim ele acaba aprendendo uma lição importante que não havia se dado conta até então. Esse é um dos filmes mais bonitos sobre embarcar em uma jornada para encontrar um sentido maior para a vida.

3. Livre (Wild)

O filme Livre é uma adaptação do livro autobiográfico da americana Cheryl Strayed. Após a morte de sua mãe e um divórcio conturbado, ela decide percorrer a pé uma trilha de 1.770 milhas pela costa do Pacífico. O percurso da Pacific Crest Trail, que percorre a costa oeste dos EUA, é um dos trajetos mais difíceis dos EUA. Sozinha, com apenas 22 anos, Cheryl foi uma das primeiras mulheres a fazer o caminho em busca de um recomeço. Ela passou fome, exaustão, frio, dor e muitos outros desafios que a ajudaram a lidar com os problemas do seu passado.

Sem dúvida um belo relato de uma mulher forte e corajosa que viveu uma aventura inesquecível. Até hoje percorrer longos trajetos é sinônimo de autoconhecimento, tanto que o Caminho de Santiago de Compostela é uma das trilhas mais percorridas no mundo. Quem sabe este filme inspira você a cair na estrada?

4. Sob o Sol da Toscana (Under the Tuscan Sun)

Sob o Sol da Toscana conta a história da escritora americana Frances Mayes (Diane Lane), que viaja para a Itália após um divórcio complicado. A viagem é uma ideia das suas melhores amigas, que a presenteiam com um tour gay pela região romântica da Toscana. Durante o passeio ela toma decisão impulsiva de comprar uma casa que precisa de uma boa reforma. Viver uma aventura no exterior, com todos os seus desafios, é a forma que Frances encontra de lidar com o seu divórcio e buscar novamente a felicidade.

Esse filme vai deixar você com vontade de fazer as malas para explorar os belos campos da Toscana e desfrutar da culinária local. Não deixe de reparar também nas cenas gravadas na praia de Positano, uma pérola da Itália.

5. Meia Noite em Paris (Midnigh in Paris)

No filme Meia Noite em Paris o roteirista Gil (Owen Wilson) visita a Cidade Luz com a sua noiva (Rachel McAdams) em uma viagem de férias. Ele sonha em ser escritor e aproveita a viagem a Paris para buscar inspiração para o seu romance. Enquanto a sua noiva se distrai com os seus pais e amigos em passeios turísticos, ele caminha pela cidade até altas horas. Em uma dessas noites ele descobre uma forma de viajar ao passado.

Na Paris dos anos 20 ele encontra escritores e artistas renomados, como Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, Picasso, Matisse, Salvador Dalí e outros. Sem dúvida um filme bem diferente, que nos faz lembrar que alguns destinos são tão mágicos que despertam a nossa imaginação. As belas imagens da obra de Woody Allen certamente vão inspirar você a descobrir os encantos de Paris.

6. Diários de Motocicleta (The Motorcycle Diaries)

No filme Diários de Motocicleta, de Walter Salles, os amigos Ernesto Guevara e Alberto Granado fazem uma viagem de moto pela América Latina. Baseada em fatos reais, a viagem narrada no filme teve início em 1952, quando o revolucionário Che Guevara era apenas um estudante de medicina. Os argentinos partem de Buenos Aires com a intenção de percorrer 8 mil quilômetros de moto até Caracas, na Venezuela. No entanto, a moto apelidada de “La Poderosa” não aguenta até o fim do percurso e eles seguem viagem pegando carona com desconhecidos. Ao longo da jornada, Enersto e Alberto começam a perceber a dura realidade das desigualdades sociais que dominam a América Latina.

Uma história que inspira a viajar com belas paisagens e um espírito aventureiro, mas que também faz refletir sobre as injustiças sociais e os problemas econômicos.

7. Antes do Amanhecer (Before Sunrise)

Como não falar desse clássico dos anos 90? Antes do Amanhecer conta a história da francesa Celine (Julie Delpy) e do americano Jesse (Ethan Hawke), que se conhecem em um trem na Europa. Eles logo começam a conversar e ele a convence a descer na cidade de Viena (Áustria) para passarem o dia juntos. O que eu gosto nesse filme é que conhecer estranhos e tomar decisões espontâneas é algo que combina muito com as viagens. Especialmente quem viaja sozinho acaba ficando mais aberto a fazer novos amigos.

Assista a esse filme se você quiser saber mais sobre Viena, curtir um romance e se inspirar para viver uma aventura pela Europa. Se você gostar de Antes do Amanhecer, saiba que é uma trilogia com as sequências Antes do Pôr do Sol (Paris) e Antes da Meia Noite (Grécia). Uma oportunidade para viajar um pouco mais e conhecer outros destinos.

8. Albergue Espanhol (L´Auberge espagnole)

No filme Albergue Espanhol acompanhamos o intercâmbio do francês Xavier (Romain Duris) em Barcelona. Com 25 anos, ele está quase terminando o curso de economia e assim que formado deve assumir um emprego no Ministério das Finanças. Só há um porém, para isso ele precisa ganhar fluência no idioma espanhol. É assim que ele via parar no tal Albergue Espanhol, uma residência na qual diversos estudantes internacionais dividem o mesmo teto. Xavier enfrenta os desafios de se adaptar em um novo país, enquanto amadurece e reflete sobre o seu futuro.

Quem já fez um intercâmbio alguma vez na vida vai se identificar muito com essa história. Os que ainda não tiveram essa oportunidade certamente vão ficar com vontade de viver uma aventura no exterior. Sem dúvida uma trama divertida que também vai inspirar você a conhecer Barcelona. Assista também as sequências:  Bonecas Russas e O Enigma Chinês.

9. E Sua Mãe Também (Y tu mamá también)

O filme E Sua Mãe Também, do diretor Alfonso Cuarón, narra um verão na vida dos amigos mexicanos Julio Zapata e Tenoch Iturbide. A trama se inicia na Cidade do México, quando ambos estão se despedindo de suas namoradas prestes a partir para a Europa. Os jovens tem mais um verão para aproveitar antes de iniciar uma nova etapa, a universidade.

Em uma festa de casamento eles conhecem a jovem Luisa (Maribel Verdú), que acabou de se mudar da Espanha com o marido. Encantados com a moça, eles resolvem convidá-la para uma viagem de carro até uma praia paradisíaca. O trio cai na estrada para viver uma aventura que os fará aprender mais sobre si mesmos e a realidade do seu país. Esse é um filme que fala sobre questões essenciais da vida de uma forma sutil e poética. E releva que descobrir um novo destino e encarar realidades diferentes é uma ótima forma de amadurecer.

10. Na estrada (On The Road)

Na Estrada é uma adaptação do romance consagrado On The Road (1957), do americano Jack Kerouac. A trama começa em Nova York no fim dos anos 40, quando o jovem escritor Sal Paradise conhece o ex presidiário Dean Moriarty e sua esposa Marylou. Eles logo se tornam bons amigos e passam muito tempo juntos em noites regadas a álcool e diversão. Por fim, decidem que é hora de colocar o pé na estrada e se explorar os Estados Unidos.

Essa filme é uma boa pedida para quem quer saber mais sobre poetas e escritores como Jack Kerouac, que inspiraram o movimento Beat. Uma geração de jovens que buscava uma sociedade mais livre das convenções sociais tradicionais. Que tinha a vida em comunidade e o nomadismo como uma das suas principais bandeiras. Esse movimento que teve início no fim da década de 50 acabou evoluindo para o movimento hippie nos anos 70.

Foi difícil fazer uma lista falando de apenas 10 filmes que vão despertar a sua vontade de viajar, afinal há muitas outras tramas incríveis. No entanto, eu pensei nos filmes que mais me marcaram ao longo das últimas décadas e acredito que essas 10 histórias sejam um bom lugar para começar. Você já assistiu algum desses filmes? Gostou? Tem outras sugestões? Compartilhe nos comentários.

Leia também:

OS MELHORES FOTÓGRAFOS DE VIAGEM PARA SEGUIR NO INSTAGRAM

COMO TIRAR AS MELHORES FOTOS DE VIAGEM PARA O INSTAGRAM

Foto de capa: Reprodução do filme Na Estrada.

2 comentários

    1. Oi Mari! Também pensei em Thelma e Louise e em alguns outros filmes, na verdade, mas não queria que o post ficasse longo demais. Acabei deixando de fora, mas é mesmo um ótimo filme sobre viagem. :*

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: