Croácia Destinos Europa Split

Descubra as principais atrações de Split | Férias na Croácia

Se você gosta de cidades litorâneas, ensolaradas e ricas em história, então Split é o lugar certo para as suas próximas férias. Embora Split não tenha tanta fama quanto a sua vizinha Dubrovnik, ela não pode ficar de fora do seu roteiro. Considerada a segunda maior cidade da Croácia, Split tem um astral agradável e conta com ótima opções de bares e restaurantes. Localizada na bela costa do Mar Adriático, ela também se conecta facilmente com as ilhas de Hvar e Brac. Além disso, o seu centro histórico conta com o Palácio de Diocleciano, um conjunto de ruas e construções do século 4, que são Patrimônio Mundial da UNESCO. Confira abaixo mais detalhes sobre as principais atrações de Split para você aproveitar a cidade ao máximo.

Riva: o calçadão a beira mar de Split

Que tal começar o seu passeio em Split passeando por um dos lugares mais agradáveis da cidade?  A Riva é um calçadão a beira mar emoldurado por palmeiras, que reúne inúmeros restaurantes e bares com mesas ao ar livre. Localizado próximo ao porto, sem dúvida é um ótimo lugar para comer, relaxar e reunir os amigos. No fim do dia, os banquinhos próximos à orla convidam os pedestres a sentar e apreciar o pôr do sol.

riva - calçadão - split - croácia - turismocalçadão - split - croácia - turismoriva - calçadão - split - croácia - turismocalçadão - riva - split - croácia - turismocalçadão - riva - split - croácia - turismo barcos - split - croácia - turismo

Praça da República

Para o passeio pela orla  ficar completo, não deixe de conferir a colorida Praça da República. Os prédios no estilo neo renascentista também são conhecidos como Prokurative. A praça conta com alguns restaurantes, sendo um bom lugar para um almoço ao ar livre.

Cidade Antiga de Split

Palácio de Diocleciano

O Palácio de Diocleciano, Patrimônio Mundial da UNESCO, é uma das principais atrações de Split. Construído no século 4, o palácio fortificado serviu como lar do imperador Diocleciano após a sua abdicação em 305. Depois de duas décadas no poder, o imperador romano não poderia ter escolhido um lugar melhor para descansar e desfrutar da vida. Ele mandou construir uma residência imperial com vista para o Mar Adriático, ocupando uma área de 38.700 metros quadrados. Infelizmente, esse palácio não sobreviveu ao tempo intacto.

Hoje em dia, os turistas que percorrem o centro histórico de Split podem ver de perto construções  e monumentos que fizeram parte dessa residência imperial. No entanto, não espere adentrar em um palácio, mas sim conferir um conjunto de prédios, ruas e passagens que sobreviveram ao tempo. Para você ter uma ideia, hoje existem 220 prédios na área abrangida pela antiga propriedade do palácio. Os restaurantes, cafés e lojas modernos se misturam com as ruínas. Não deixe de passar pelo Peristilo (Pátio da Catedral), a Catedral de São Dômnio (antigo mausoléu), os Porões do Palácio e a porta Áurea (um dos 4 portões de entrada do palácio).

Peristilo

Também conhecido como  Pátio da Catedral, o Peristilo era o local aonde o imperador costumava fazer os seus discursos e aparições públicas. Repare na esfinge e nas colunas egípcias e no piso original de mármore. Se você der sorte, também vai se deparar com os soldados vestidos com os trajes tradicionais da época. Que tal tirar aquela foto bem típica de turista?

Peristilo - palacio de deocleciano - split - croácia - dalmáciaPeristilo - palacio de deocleciano - split - croácia - dalmácia Peristilo - palacio de deocleciano - split - croácia - dalmácia

Catedral de São Dômnio

A Catedral de São Dômnio foi construída pelos católicos no século 5, no local onde originalmente ficava o mausoléu de Diocleciano.  Vale a pena enfrentar os vários lances de escadas até o topo da catedral para admirar uma vista panorâmica de Split. Lá do alto é possível observar a cidade antiga, o porto e a charmosa Riva de Split. O mesmo ingresso da Catedral também é válido para ver o Templo de Júpiter (batistério ).

catedral de sao domnio - cidade histórica - split - croácia - dalmácia cidade histórica - split - croácia - dalmácia

Os porões do Palácio de Diocleciano

Nos antigos porões do Palácio de Diocleciano, que eram utilizados para estocar alimentos, hoje existe um pequeno comércio de artesanato local. Aprecie o ambiente secular tão bem conservado e aproveite para comprar uma lembrança da Croácia.

porões do palácio diocleciano - cidade histórica - split - croácia - dalmácia

Porta Áurea

Confira a Porta Áurea, um dos quatro portões de entrada do Palácio de Diocleciano. Repare também na estátua gigantesca em homenagem a Grgur Ninski, que fica bem em frente à porta. Na Idade Média, este bispo croata foi o primeiro a introduzir a língua nacional nos estudos religiosos.

porta aurea - cidade histórica - split - croácia - dalmáciaestátua grgur ninksi- porta aurea - cidade histórica - split - croácia - dalmácia

Ruas  e passagens

Além de conferir os monumentos e prédios mais famosos do Palácio de Diocleciano, também vale a pena se perder pelas ruas e passagens charmosas do centro histórico.

cidade histórica - split - croácia - dalmáciacidade histórica - split - croácia - dalmácia

Passeios para ilhas e cachoeiras – Bate e volta

Viajar até a Croácia e não visitar as suas belas ilhas não faz o menor sentido. Portanto, pegue uma balsa no porto de Split e passe um dia relaxando nas belas e paradisíacas Hvar ou Brac. Se quiser ver mais ilhas, na Riva você encontra quiosques de diversas agências de turismo que realizam passeios completos por ilhas menores. Para quem preferir um programa diferente, o Parque Nacional de Krka, famoso pelas suas cachoeiras, pode ser uma ótima alternativa.

ilha de hvar - croácia - dalmácia ilha de hvar - croácia - dalmácia

Eai, consegui convencer você a incluir Split no seu roteiro pela Croácia? Você não vai se arrepender de passar uns dias conhecendo essa cidade rica em história e belezas naturais.

Leia também: Positano: a praia mais bonita da Costa Amalfitana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: