budapeste Destinos Europa Hungria

Roteiro de 3 dias em Budapeste – Top 11 atrações

Quem diria que Budapeste fosse uma cidade tão bonita e interessante? Foi o que eu pensei quando pisei na capital da Hungria pela primeira vez. A região da cidade que fica às margens do Rio Danúbio é Patrimônio Mundial da UNESCO e conta com monumentos históricos como o Castelo de Buda, o imponente Parlamento Húngaro, o Bastião dos Pescadores, a ponte Chain Bridge e muito mais. Além dessas atrações, milhões de turistas visitam a capital todos os anos para curtir os populares banhos termais

Dominada pelo império Otomano durante quase 150 anos, a capital surgiu da junção de três cidades em 1873: Buda e Óbuda do lado oeste e Peste no leste. Budapeste também foi co-capital do império Austro-Húngaro até 1918 e pró nazismo. Já deu pra ver que Budapeste é rica em história e cheia de atrações, né? Então vem descobrir o que fazer em Budapeste em um roteiro de 3 dias.

Roteiro de 3 dias em Budapeste: TOP 11 ATRAÇÕES

1. Castelo de Buda (Buda Castle)

Do alto de uma colina o Castelo de Buda oferece uma das melhores vistas da cidade. Tem um funicular que leva os turistas até o topo, mas eu sugiro subir pelas rampas do castelo e ir curtindo a paisagem incrível. Além da vista — que já vale o passeio — ainda é possível visitar a National Gallery e o Budapest History Museum.

dsc_0953
Cruzando a Chain Bridge já dá para ver o Castelo de Buda no fundo
dsc_1057
A vista do Castelo de Buda
dsc_1016
As rampas que conduzem ate o topo do castelo

2. Ponte Széchenyi Lánchíd (Chain Bridge)

Széchenyi Chain Bridge foi a primeira ponte permanente a conectar os dois lados (ocidental/oriental) de Budapeste: Buda e Peste. A bela ponte suspensa sobre o rio Danúbio recepciona os seus transeuntes com dois leões de cada lado. Você provavelmente irá cruzar essa ponte inaugurada em 1849 a caminho do Castelo de Buda, uma ótima desculpa para ver Budapeste de outro ângulo.

Chain Bridge - Ponte Széchenyi Lánchíd - Budapeste - Hungria - Pontos TurísticosChain Bridge - Ponte Széchenyi Lánchíd - Budapeste - Hungria - Pontos Turísticos

3. Bastião dos Pescadores (Fisherman’s Bastion)

Simplesmente um dos meus lugares favoritos em Budapeste, o Bastião dos Pescadores foi um espaço construído no século XIX para oferecer uma vista panorâmica da cidade. Além disso, a incrível arquitetura do lugar é um misto de fortaleza com castelo, o que torna o ambiente ainda mais mágico.

bastião dos pescadores - budapeste - hungria - pontos turísticos
O Bastião dos Pescadores parece um castelo

bastião dos pescadores - budapeste - hungria - pontos turísticos

Budapeste, fisherman's bastion
A vista incrível do Bastião dos Pescadores
Budapeste, fisherman's bastion
Dei sorte de pegar esse céu dramático no Bastião dos Pescadores e no fim nem choveu.

4. Igreja Matthias (Matthias Church)

Na mesma área do Bastião dos Pescadores, você pode visitar a igreja católica Matthias Church, que foi erguida no século 14 e reformada no século 19. A igreja foi construída no estilo gótico e conta com adornos coloridos, o que a torna ainda mais bonita e diferente.

matthias church, budapeste, hungria, pontos turísticos
Matthias Church, Budapeste

5. Parlamento de Budapeste (Hungarian Parliament)

Localizado às margens do rio Danúbio, o Parlamento de Budapeste é simplesmente o maior edifício da Hungria e um dos prédios legislativos mais antigos da Europa. Inaugurado em 1896, a sua arquitetura incrível o torna um destaque no cenário da cidade e é possível vê-lo de diversos pontos turísticos.

Parlamento de Budapeste, budapeste, hungria, pontos turísticos
O Parlamento de Budapeste às margens do Rio Danúbio
Parlamento de Budapeste, budapeste, hungria, pontos turísticos
Vale a pena conferir o Parlamento de pertinho, a arquitetura é impressionante.
Parlamento de Budapeste, budapeste, hungria, pontos turísticos
O Parlamento de Budapeste é o prédio mais icônico da cidade.

6. Basílica de Santo Estêvão (Stephen’s Basilica)

A Basílica de Santo Estêvão é a maior igreja da Hungria e um dos prédios mais altos de Budapeste. A bela igreja foi construída ao longo de muitos anos no século XIX. Pagando cerca de dois euros é possível subir na cúpula e ter uma bela visão panorâmica de Budapeste, especialmente do centro da cidade.

 Basílica de Santo Estêvão, budapeste, hungria, pontos turísticos
O belo e imponente prédio da Basílica de Santo Estêvão
 Basílica de Santo Estêvão
As escadarias que levam ao topo da Basílica de Santo Estêvão
Parlamento de Budapeste, budapeste, hungria, pontos turísticos
No topo da Basílica de Santo Estêvão é possível ver o Parlamento de Budapeste.

7. Mercado  Central (Great Market Hall)

O Great Market Hall é o maior e mais antigo mercado interno de Budapeste. Além da bela arquitetura do prédio — por dentro e por fora — ainda é possível experimentar quitutes da culinária húngara e comprar souvenirs. Não deixe de conferir o horário de funcionamento do mercado para não perder tempo. Vale lembrar que o mercado fecha aos domingos.

Great Market Hall - BudapesteGreat Market Hall, budapeste, hungria, pontos turísticos

8. Ópera de Budapeste (State Opera House)

Financiada pelo governo e construída no fim do século XIX, a State Opera House é a maior casa de ópera da cidade de Budapeste. O prédio é lindo, tanto por dentro quanto por fora, e o é palco de muitos artistas consagrados no cenário musical da Europa e do mundo.

Ópera - Budapeste

9. Banhos termais de Budapeste (Thermal Baths)

Os banhos termais em Budapeste são uma delícia. Tive sorte de visitar o local em um dia de sol e com a temperatura batendo na casa dos 20 graus. Perfeito para curtir a água quentinha sem passar muito calor dentro da piscina e também sem passar frio na hora de sair. A entrada na Szechenyi Baths — casa de banhos mais famosa — custa 15 euros (em 2016) e está incluso um armário para guardar os pertences.

Banhos termais, budapeste, hungria, pontos turísticos
Reserve algumas horas para relaxar nos banhos termais de Budapeste.

Banhos termais, budapeste, hungria, pontos turísticos

Essa casa de banhos fica bem pertinho das duas atrações que cito abaixo.

10. Praça dos Heróis (Heroes Square)

A Heroes Square é uma ampla e bela praça protagonizada por estátuas em homenagem aos heróis da civilização húngara, incluindo estátuas dos líderes das sete tribos magiares que fundaram a Hungria e outras figuras marcantes na história do país. Outros dois prédios nas laterais da praça chamam a atenção pela bela arquitetura: Museu de Belas Artes de Budapeste (à esquerda) e o Palácio da Arte (à direita). E pra completar o cenário, o local conta com uma estrutura de letras gigantes formando a palavra BUDAPESTE. E claro, todos os turistas disputam um espaço ali para tirar aquela foto que vai ser publicada no Instagram.

Praça dos Heróis - BudapestePraça dos Heróis - BudapestePraça dos Heróis - Budapeste

11. Castelo Vajdahunyad

Cruzei pelo Castelo Vajdahunyad, construído em 1896, a caminho dos banhos termais. Ele fica localizado na beira do lago no City Park, um parque charmoso que é palco de muitos eventos e festivais. No dia que estive lá havia um mercado com as mais variadas e deliciosas comidas locais. Provei o Lángos, um pão frito coberto com sour cream e queijo. Nada light, mas delicioso.

Castelo Vajdahunyad, budapeste, hungria, pontos turísticos
O Castelo Vajdahunyad fica localizado no City Park.

Castelo Vajdahunyad, budapeste, hungria, pontos turísticosCastelo Vajdahunyad - Budapeste

Informações gerais sobre a viagem para Budapeste:

A moeda em Budapeste não é o euro, é  o Florim. Você pode levar euros ou dólares e trocar lá mesmo. Ou usar um cartão de viagem, tipo o Vista Travel Money.

Todos os passeios citados acima são de fácil acesso e se você ficar hospedado no centro da cidade pode fazer tudo a pé.

Eu fiquei hospedada no hostel Wombats, localizado perto da Basílica de Santo Estêvão. O hostel era  bem localizado, limpo, bonito e organizado. Recomendo.

Três dias é mais do que suficiente para conhecer a cidade. No entanto, Budapeste é muito agradável e você pode ficar mais se quiser relaxar e explorar com calma.

Leia mais:

Budapeste fica pertinho de Praga, confira o  meu roteiro por lá:

ROTEIRO DE DOIS DIAS EM PRAGA COM AS MELHORES ATRAÇÕES | REPÚBLICA TCHECA

ROTEIRO DE VIAGEM: O QUE FAZER EM LISBOA

ROTEIRO DE VIAGEM NA CÔTE D’AZUR: O QUE FAZER EM NICE

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: