Quem diria que Budapeste fosse uma cidade tão bonita e interessante? Foi o que eu pensei quando pisei na capital da Hungria pela primeira vez. A região da cidade que fica às margens do Rio Danúbio é Patrimônio Mundial da UNESCO e conta com monumentos históricos como o Castelo de Buda, o imponente Parlamento Húngaro, o Bastião dos Pescadores, a ponte Chain Bridge e muito mais. Além dessas atrações, milhões de turistas visitam a capital todos os anos para curtir os populares banhos termais.
Dominada pelo império Otomano durante quase 150 anos, a capital surgiu da junção de três cidades em 1873: Buda e Óbuda do lado oeste e Peste no leste. Budapeste também foi co-capital do império Austro-Húngaro até 1918 e pró nazismo. Já deu pra ver que Budapeste é rica em história e cheia de atrações, né? Então vem descobrir o que fazer em Budapeste em um roteiro de 3 dias.
Roteiro de 3 dias em Budapeste: TOP 11 ATRAÇÕES
1. Castelo de Buda (Buda Castle)
Do alto de uma colina o Castelo de Buda oferece uma das melhores vistas da cidade. Tem um funicular que leva os turistas até o topo, mas eu sugiro subir pelas rampas do castelo e ir curtindo a paisagem incrível. Além da vista — que já vale o passeio — ainda é possível visitar a National Gallery e o Budapest History Museum.



2. Ponte Széchenyi Lánchíd (Chain Bridge)
A Széchenyi Chain Bridge foi a primeira ponte permanente a conectar os dois lados (ocidental/oriental) de Budapeste: Buda e Peste. A bela ponte suspensa sobre o rio Danúbio recepciona os seus transeuntes com dois leões de cada lado. Você provavelmente irá cruzar essa ponte inaugurada em 1849 a caminho do Castelo de Buda, uma ótima desculpa para ver Budapeste de outro ângulo.
3. Bastião dos Pescadores (Fisherman’s Bastion)
Simplesmente um dos meus lugares favoritos em Budapeste, o Bastião dos Pescadores foi um espaço construído no século XIX para oferecer uma vista panorâmica da cidade. Além disso, a incrível arquitetura do lugar é um misto de fortaleza com castelo, o que torna o ambiente ainda mais mágico.



4. Igreja Matthias (Matthias Church)
Na mesma área do Bastião dos Pescadores, você pode visitar a igreja católica Matthias Church, que foi erguida no século 14 e reformada no século 19. A igreja foi construída no estilo gótico e conta com adornos coloridos, o que a torna ainda mais bonita e diferente.

5. Parlamento de Budapeste (Hungarian Parliament)
Localizado às margens do rio Danúbio, o Parlamento de Budapeste é simplesmente o maior edifício da Hungria e um dos prédios legislativos mais antigos da Europa. Inaugurado em 1896, a sua arquitetura incrível o torna um destaque no cenário da cidade e é possível vê-lo de diversos pontos turísticos.



6. Basílica de Santo Estêvão (Stephen’s Basilica)
A Basílica de Santo Estêvão é a maior igreja da Hungria e um dos prédios mais altos de Budapeste. A bela igreja foi construída ao longo de muitos anos no século XIX. Pagando cerca de dois euros é possível subir na cúpula e ter uma bela visão panorâmica de Budapeste, especialmente do centro da cidade.



7. Mercado Central (Great Market Hall)
O Great Market Hall é o maior e mais antigo mercado interno de Budapeste. Além da bela arquitetura do prédio — por dentro e por fora — ainda é possível experimentar quitutes da culinária húngara e comprar souvenirs. Não deixe de conferir o horário de funcionamento do mercado para não perder tempo. Vale lembrar que o mercado fecha aos domingos.
8. Ópera de Budapeste (State Opera House)
Financiada pelo governo e construída no fim do século XIX, a State Opera House é a maior casa de ópera da cidade de Budapeste. O prédio é lindo, tanto por dentro quanto por fora, e o é palco de muitos artistas consagrados no cenário musical da Europa e do mundo.
9. Banhos termais de Budapeste (Thermal Baths)
Os banhos termais em Budapeste são uma delícia. Tive sorte de visitar o local em um dia de sol e com a temperatura batendo na casa dos 20 graus. Perfeito para curtir a água quentinha sem passar muito calor dentro da piscina e também sem passar frio na hora de sair. A entrada na Szechenyi Baths — casa de banhos mais famosa — custa 15 euros (em 2016) e está incluso um armário para guardar os pertences.

Essa casa de banhos fica bem pertinho das duas atrações que cito abaixo.
10. Praça dos Heróis (Heroes Square)
A Heroes Square é uma ampla e bela praça protagonizada por estátuas em homenagem aos heróis da civilização húngara, incluindo estátuas dos líderes das sete tribos magiares que fundaram a Hungria e outras figuras marcantes na história do país. Outros dois prédios nas laterais da praça chamam a atenção pela bela arquitetura: Museu de Belas Artes de Budapeste (à esquerda) e o Palácio da Arte (à direita). E pra completar o cenário, o local conta com uma estrutura de letras gigantes formando a palavra BUDAPESTE. E claro, todos os turistas disputam um espaço ali para tirar aquela foto que vai ser publicada no Instagram.
11. Castelo Vajdahunyad
Cruzei pelo Castelo Vajdahunyad, construído em 1896, a caminho dos banhos termais. Ele fica localizado na beira do lago no City Park, um parque charmoso que é palco de muitos eventos e festivais. No dia que estive lá havia um mercado com as mais variadas e deliciosas comidas locais. Provei o Lángos, um pão frito coberto com sour cream e queijo. Nada light, mas delicioso.

Informações gerais sobre a viagem para Budapeste:
A moeda em Budapeste não é o euro, é o Florim. Você pode levar euros ou dólares e trocar lá mesmo. Ou usar um cartão de viagem, tipo o Vista Travel Money.
Todos os passeios citados acima são de fácil acesso e se você ficar hospedado no centro da cidade pode fazer tudo a pé.
Eu fiquei hospedada no hostel Wombats, localizado perto da Basílica de Santo Estêvão. O hostel era bem localizado, limpo, bonito e organizado. Recomendo.
Três dias é mais do que suficiente para conhecer a cidade. No entanto, Budapeste é muito agradável e você pode ficar mais se quiser relaxar e explorar com calma.
Leia mais:
Budapeste fica pertinho de Praga, confira o meu roteiro por lá:
ROTEIRO DE DOIS DIAS EM PRAGA COM AS MELHORES ATRAÇÕES | REPÚBLICA TCHECA