Localizada no sudoeste da França, com mais de 200 mil habitantes Bordeaux (Bordéus) é a capital da região de Nova Aquitânia. Famosa pelos seus vinhos e conhecida como uma mini Paris, a verdade é que Bordeaux conta com muito mais atrações. Até poucos anos atrás a cidade não estava entre os principais destinos turísticos da França, mas após um processo de revitalização que durou quase duas décadas Bordeaux começou a atrair a atenção dos viajantes. Desde de 2007 a cidade cortada pelo Rio Garonna é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO pelo seu conjunto urbano. A capital da Aquitânia conta com mais de 350 prédios históricos tombados, sendo que a maioria deles seguem os estilos arquitetônicos neo-clássico e gótico.
O ponto turístico mais famoso de Bordeaux é a belíssima Place de la Bourse, que ficou ainda mais bonita depois da construção de um espelho d’água que reflete os prédios que a emolduram. Além dos museus e monumentos históricos, Bordeaux é famosa pelos restaurantes renomados, sendo uma ótima opção para quem aprecia a gastronomia francesa. Esse é o destino ideal para quem curte cidades francesas como Paris, mas quer variar o roteiro. Bordeaux ainda conta com uma localização estratégica, permitindo fazer passeios a cidades vizinhas como as praias de Biarritz e San Sebastian (Espanha), dentre outras.
Descubra o que fazer em Bordeaux:
Place de la Bourse de Bordeaux
A Place de La Bourse é o cartão postal de Bordéus e sem dúvida um dos lugares mais bonitos e icônicos da cidade. Construída no século 18 pelo arquiteto Ange-Jacques Gabriel juntamente com o seu pai, a praça é um dos locais mais fotografados e visitados da capital da Aquitânia.
Os belos prédios que emolduram a Place de la Bourse representam bem arquitetura francesa clássica daquela época. A construção ao norte era o Palais de la Bourse, que hoje é a Câmera de Comércio e Indústria de Bordeaux. Já ao sul ficava o Hotel des Fermes, que agora é o Museu Nacional das Alfândegas. No centro da praça fica a Fonte das Três Graças, uma obra de 1869.
Espelho d’água (Mirroir d’Eau)
Apesar da Place de la Bourse ser linda por si só, ela ganhou ainda mais destaque na paisagem da cidade com a construção de um espelho d’água, que reflete a sua bela arquitetura. Projetado pelo paisagista Michel Corajoud, esse espelho d’água inaugurado em 2006 é considerado o maior do mundo (3 450 m²). Além do aspecto estético, esse espelho é legal porque nos dias quentes tanto as crianças quanto os adultos se divertem brincando na água. E tem mais, a fonte tem três efeitos diferentes: reflexo, névoa e piscina (2cm de água). A obra teve tanto sucesso que já entrou para a lista de Patrimônio Mundial da Unesco dentro da categoria de criações contemporâneas.
Praça às margens do Rio Garonne
Logo ao lado do espelho d’água há uma praça com vários jardins floridos às margens no Rio Garonne. Localizada em uma região conhecida como quais (docas), é um ótimo local para relaxar e o observar as pessoas circulando no calção e se divertindo no espelho d’água.
Pont de Pierre
Nessa mesma região você também pode visitar a belíssima Pont de Pierre, construída a mando de Napoleão I em 1819. Essa foi a primeira ponte erguida sobre o Rio Garonne em Bordeaux. Uma curiosidade é que ela conta com 17 arcos, que é o mesmo número de letras que tem o nome Napoléon Bonaparte.
Place de Quinoces
A Place de Quinoces também fica perto da Place de la Bourse, mas na direção contrária a Pont de Pierre. Considerada uma das maiores praças da Europa, a sua principal atração é um monumento construído em homenagem aos girondinos, uma facção política que foi vítima do Terror durante a Revolução Francesa. Erguido entre o fim do século 19 e o início do 20, a estátua no topo do monumento representa a liberdade. Na entrada da praça também há duas colunas datadas de 1829, sendo que uma simboliza o comércio e a outra a navegação. O Museu de Belas Artes de Bordeaux fica pertinho dessa praça e pode ser visitado por quem quiser conferir obras do século 16 ao 20.
Quais des Chartrons
Se você seguir andando a partir da Place de Quinoces em direção ao Museu do Vinho (La Cité du Vin) vai chegar no Quais des Chartrons, uma área às margens do Rio Garonne com várias lojas e restaurantes. O caminho pelo calçadão até lá é bem agradável, pois há muita gente circulando, fazendo exercício e andando de bicicleta. Na região do Quais des Chartrons antigos armazéns foram transformados em uma área de comércio e gastronomia. Foi lá que eu encontrei a loja da marca de chocolates Lindt e quase enlouquei comprando várias barras e trufas. Também é um bom local para almoçar e relaxar curtindo a vista e a brisa do rio.
Museu do Vinho (La Cité du Vin)
O museu La Cité du Vin (A Cidade do Vinho) é um ótimo passeio para quem quer saber mais sobre a história dessa bebida tão popular. O museu oferece uma experiência interativa e sensorial para os seus visitantes, que podem aprender mais sobre os tipos de vinho, os locais de produção ao redor do mundo, o processo de combinação dos sabores e muito mais. No fim do passeio é possível degustar um vinho no terraço envidraçado do museu, que tem uma sacada com vista para o Rio Garonne e a Pont Jacques Delmas.
Inaugurado em maio de 2016, o prédio icônico foi projetado pelos arquitetos da agência XTU com o objetivo de parecer uma videira retorcida e representar o movimento do vinho na taça. Particularmente eu não gostei muito do exterior do prédio, mas o design interno é bem interessante. O ingresso custa 20 euros e dá direito a uma taça de vinho. Sem dúvida um museu bem diferente e interessante. Quem quiser sair de lá com um vinho debaixo do braço, não pode deixar de visitar a loja especializada no primeiro andar.
Construções históricas em Bordeaux
A cidade de Bordeaux conta com mais de 350 edifícios listados como monumentos históricos, portanto você pode imaginar a quantidade de construções que há para ver no centro da cidade. Confira abaixo uma lista com alguns destaques arquitetônicos:
Catedral de Santo André de Bordeaux: É impossível não se encantar com belíssima Catedral de Bordeaux, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e Monumento Nacional da França. A catedral gótica na sua versão atual foi construída entre os séculos 13 e 15, sem dúvida uma verdadeira obra prima da arquitetura religiosa.
Palais Rohan: Localizado na praça Pey Berland, o Palais Rohan é o lar da Prefeitura de Bordeaux e do Museu de Belas Artes. Construído ao longo de 13 anos, o edifício no estilo neo-clássico foi inaugurado em 1784.
Torre Pey Berland & Basílica de St. Michael de Bordeaux: A torre sineira Pey Berland, da Basílica de St Michael, se destaca na paisagem da cidade com os seus 114 metros de altura. Datada do século 15, muitos anos depois foram descobertas catacumbas com múmias debaixo da torre. Entre os meses de abril e outubro os turistas podem visitar o interior da torre. Considerada um Monumento Histórico da França, a Basílica de St Michael é uma obra gótica construída entre os séculos 14 e 16.
Grande Teatro de Bordeaux: Inaugurado em abril de 1780, o teatro é uma obra do arquiteto premiado Victor Louis, também autor do famoso Palais Royal em Paris.
Arquitetura: Considerada uma mini Paris, o que não falta em Bordeaux são belos prédios no estilo neo-clássico. Vale a pena circular pelas ruas do centro admirando a arquitetura desses prédios em tons pastéis com janelas compridas e sacadinhas charmosas.
Palais Gallien: As ruínas do anfiteatro datado do século 3 são a principal herança do período em Bordeaux foi comandada pelos Romanos. O Palais Gallien tinha capacidade para cerca de 20 mil espectadores, que assistiam ali às tradicionais lutas entre gladiadores e outros shows de entretenimento.
Porte Cailhau: Original da Idade Média, a Porte Cailhau era o principal portão de entrada da cidade de Bordeaux. Considerado um Monumento Histórico da França, o portão foi construído para comemorar a vitória do rei Charles VIII na Batalha de Fornoue contra o exército italiano em 1495. O estilo arquitetônico do portão é uma mistura de gótico com renascentista. Confira também a antiga Porte Saint-Éloi, um portão no mesmo estilo que virou uma torre sineira.
Jardim público de Bordeaux (Jardin Public)
O Jardim Público de Bordeaux é um parque com prédios do século 18, jardins floridos, um lago e árvores seculares. Um lugar agradável para relaxar depois das longas caminhadas pela cidade. Inaugurado em 1746, o parque é lar Museu de História Natural, do Jardim Botânico e do bistrô L’Orangerie.
Place du Marché Chartrons
Visite a Place du Marché Chartrons para descobrir restaurantes locais e experimentar a gastronomia renomada de Bordeaux. Perto dessa praça você também pode conferir a Igreja Saint-Louis des Chartrons, uma obra neo-gótica do fim do século 19. As ruelas nos arredores dessa praça são estreitas e cheias de charme, portanto depois de comer aproveite para passear pela região.
Cannelés
Nenhuma viagem a Bordeaux estará completa sem experimentar o doce típico da região, o Cannelés. Você verá esse doce com uma casquinha crocante e um recheio fofinho de baunilha e rum em qualquer confeitaria. Eu achei achei bem gostoso, e como é algo bem tradicional de lá, recomendo provar.
Passeios nos arredores de Bordeaux
Explore Bordeaux por cerca de 2-3 dias e depois invista em passeios pela região, já que a cidade está perto de outros destinos interessantes. Eu visitei a praia charmosa de Biarritz, mas abaixo compartilho com você algumas outras opções que podem ser facilmente acessadas de trem e ficam a poucas horas de Bordeaux.
- A praia de Arcachon
- As cidades históricas Sarlat e a medieval Périgueux
- O balneário espanhol de San Sebastian
- A praia francesa de Biarritz
- A vila medieval Saint Émilion (Vinhedos)
Pesquisando para um trabalho no colégio, amei as dicas.