O inverno em Londres trouxe dias mais úmidos, nublados e frios. Depois de alguns meses encarando esse cenário não preciso nem dizer o quão animada eu fiquei quando chegou a hora de passar férias no Brasil. Desembarquei primeiro em Porto Alegre, e curti uma semana de sol e temperaturas altas com a minha família e os meus amigos. Logo peguei a estrada com os meus pais e uma amiga e fomos para um dos meus destinos favoritos: a ilha de Florianópolis, em Santa Catarina.
Depois de muitos verões lá, posso dizer que conheço bem a região, e me arrisco a compartilhar com vocês algumas dicas desse paraíso.
Descubra as melhores praias de Florianópolis:
Praia Mole + Lagoa da Conceição
A Mole é disparado a minha praia favorita em Floripa. É uma das praias mais bonitas, com belas ondas, mar azul, e morros cheios de personalidade. Lá eu me sinto mais em contato com a natureza do que em qualquer uma das outras praias da ilha. Talvez por ela ficar mais isolada – não tendo casas e construções por perto – e também por ser uma praia propícia para o surf, com um mar mais selvagem. É uma praia mais para admirar, pois o mar é frio e traiçoeiro. Tirando os surfistas, pouca gente se aventura nas suas águas. Ainda assim eu amo ir lá, caminhar na areia e babar no cenário. Melhor ainda é sentar no Tropical Bar para comer e beber admirando a bela paisagem.
Outro lugar que eu amo na ilha é a Lagoa da Conceição, e fica do ladinho da Praia Mole. A Lagoa é um lugar super descolada onde o pessoal aproveita para relaxar e praticar os mais variados esportes. Além disso o centrinho ali é bem legal, com várias opções de cafés, restaurantes, bares e lojas.
Praia Brava
Como o nome já sugere, a praia Brava tem um mar agitado e cheio de ondas. Ali alguns surfistas disputam o espaço com os muitos banhistas que não parecem se intimidar com as bandeirinhas de mar perigoso e com a água mais geladinha. Todas as vezes que estivemos na Brava presenciamos os salva-vidas resgatando alguém. A Brava é uma das praias mais bacanas, pois o cenário do mar claro e agitado emoldurado por belos morros é incrível.
Praia Lagoinha
O nome já diz tudo, a Lagoinha é uma das praias mais calmas de Floripa. O mar é verdinho e tranquilo, perfeito para o banho de mar e a prática de esportes como o Stand Up. Localizada no norte da ilha, entre dois costões, a Lagoinha tem menos de 800 metros de extensão.

Praia Ponta das Canas
Ponta das Canas é a praia onde eu fico hospedada sempre que vou à Floripa. O cenário ali mudou muito ao longo dos anos, e hoje eu já não acho a praia tão bonita quanto em outros tempos, embora goste muito de ficar lá. O mar ali é calmo, e os barquinhos dos pescadores dão um charme a mais ao cenário relaxante. O centrinho conta com alguns restaurantes tradicionais de frutos do mar, mas as praias próximas – Cachoeira do Bom Jesus e Canasvieiras – oferecem ainda mais opções gastronômicas.


Praia Jurerê Internacional
Jurerê Internacional é uma das praias menos bonitas – se comparada com as outras – mas é uma das mais legais. Isso porque a água lá é quentinha, e as ondas são do tamanho certo para divertir sem assustar. A praia tem a extensão ideal para quem curte dar aquela caminhada saudável antes de entrar no mar. E é claro que o passeio fica mais completo tomando uma caipirinha com os pés na areia antes de seguir para o almoço. O centrinho tem uma das melhores infra-estruturas, contando com uma avenida principal repleta de cafés, confeitarias e lojas. Além disso, em Jurerê Internacional estão alguns dos casarões e mansões mais bacanas da ilha.
Deu para perceber que o que não falta em Floripa são belas praias, né? Não deixe de visitar esse paraíso e explorar bem a ilha!
Você também pode conhecer: Ingleses, Canasvieiras, Joaquina, Costão do Santinho, Campeche, e muitas outras.
Adorei as dicas, estou querendo passar o ano novo em floripa em algumas dessas praias 🙂