A costa do Algarve, no sul de Portugal, é uma paraíso para quem ama o litoral. O charme da região reside em praias de areia fofa e águas claras emolduradas por paredões de rochas alaranjadas. Sem dúvida uma obra prima da natureza, que através da erosão e da água esculpiu as rochas formando penhascos, arcos e grutas. Rochas essas que, pasmem, datam em até 16 milhões de anos. A região conta com mais de 150 praias e certamente é possível passar uma eternidade por lá curtindo o cenário paradisíaco, os banhos de mar, os drinks na beira da praia e os dias ensolarados. No entanto, como a maioria de nós não tem tanto tempo, abaixo eu compartilho com você as melhores praias para visitar no Algarve.
7 praias paradisíacas para visitar no Algarve – Portugal
Albufeira
Nós escolhemos Albufeira como a nossa base para explorar a costa do Algarve. A cidade conta com um centro histórico charmoso, uma praia de água bem verdinha e casinhas brancas construídas sobre rochas. A arquitetura da região combina a influência dos portugueses com a dos árabes, que também ocuparam a cidade por séculos. Albufeira é o lugar ideal para quem gosta de um agito, afinal as baladinhas e bares com música ao vivo dominam as noites na cidade. Já durante o dia, a Praia dos Pescadores é lugar certo para curtir o mar, pegar sol e praticar esportes. Eu adorei ficar hospedada lá, o único porém é que os ingleses dominaram a região e, como consequência, boa parte dos restaurantes oferece um menu típico inglês. Eu senti falta da cultura e da culinária portuguesa, que está discretamente presente.
Praia dos Arrifes
A Praia dos Arrifes foi o primeiro gostinho que nós tivemos da beleza incrível da costa do Algarve. Nós estávamos dirigindo a caminho da Praia de São Rafael, mas acabamos nos perdendo e indo parar na dos Arrifes. A água transparente e calma parecia mais uma piscina. Essa é boa opção para quem quer curtir uma praia menos conhecida e mais intimista.
Praia de São Rafael
A Praia de São Rafael está localizada a cerca de 4 quilômetros (carro) de Albufeira. Chegando lá a primeira coisa que nós fizemos foi curtir a bela vista panorâmica da praia. É difícil não se encantar com um cenário desses. A Praia de São Rafael é uma das mais conhecidas do Algarve, portanto prepare-se para encontrar uma praia bem movimentada. O mar não é uma piscina, mas as ondas só estouram na beira, permitindo um banho bem tranquilo. No fim da manhã ou no fim da tarde o restaurante São Rafael, o único da praia, é um bom lugar para comer um aperitivo e tomar um drink. Para os mais aventureiros, nessa praia também é possível alugar caiaques para visitar as grutas próximas.
Ponta da Piedade
A Ponta da Piedade estava no topo da minha lista de lugares para visitar no Algarve, e realmente não decepcionou. São 3 quilômetros de penhascos com vista para o mar, grutas e formações rochosas de até 20 metros de altura. Localizada na região de Lagos, a Ponta de Piedade oferece uma das vistas panorâmicas mais bonitas da costa do Algarve. Quando nós fizemos a visita eu achei que seria uma paradinha rápida de 20 minutos para ver a vista, mas o lugar é tão grande e bonito que nós acabamos ficando quase 2 horas lá. Se você não quiser ver tudo, eu recomendo caminhar na direção do Farol, que é onde tem a vista mais bonita.
Centro histórico de Lagos + praias
Lagos é muito mais do que um belo balneário, sendo também uma cidade rica em história. A antiga capital do Reino do Algarve já foi dominada por Romanos, Bárbaros e Muçulmanos, tendo a sua origem cerca de 2000 anos a.C. Comparando com Albufeira, eu achei o centro histórico de Lagos mais autêntico, com a arquitetura e os restaurantes mais típicos de Portugal. Depois de percorrer as ruas charmosas e estreitas do centrinho, nós visitamos a Igreja de Santo Antonio na Praça Infante D. Henrique, o Forte da Ponta da Bandeira e as praias da Batata e dos Estudantes. Ambas estão localizadas a cerca de 10 minutos a pé do centro histórico. Eu adorei Lagos e acho que deve ser um lugar legal para se hospedar no Algarve.
Praia da Marinha
A Praia da Marinha é certamente a mais famosa do Algarve. Com frequência essa praia é ranqueada pela mídia entre uma das mais bonitas da Europa e até do mundo. Eu fiquei com a impressão de que torna o cenário da Praia da Marinha mais impressionante é que o paredão rochoso milenar que a emoldura é um dos mais altos e mais extensos do litoral do Algarve. Dessa forma é possível curtir a praia isolada do resto da civilização, o que dá a sensação de estar em um lugar realmente único. Nós visitamos a praia no fim do dia, com o sol bem dourado, o que deixou o paredão ainda mais laranja. Um cenário de tirar o fôlego.
Praia do Benagil
Nosso último passeio no Algarve foi a visita à Praia do Benagil, onde está localizada a Gruta do Benagil, uma das mais bonitas do mundo. Nós pegamos um barco pequeno, que faz um tour de meia hora até a Gruta do Benagil, passando em frente a Praia da Marinha e entrando em algumas outras grutas nos arredores. Eu gostei do passeio, mas com o barco a parada na gruta é muito rápida, portanto mal dá tempo de apreciar a beleza do local. Para ver com calma e descer na faixa de areia dentro da gruta o ideal é fazer o passeio de caiaque. A Praia do Benagil, apesar de pequena, é bem bonita. Portanto, vale a pena reservar um tempo antes ou depois do barco para curtir a praia.
Quando visitar o Algarve?
Nós visitamos o Algarve na segunda quinzena de setembro. Nós pegamos uma onde de calor, portanto estava mais quente que o normal, com as temperaturas variando entre 30 e 35 graus. Dizem que entre junho e agosto a região fica muito lotada, portanto recomendo visitar na primavera ou no início do outono.
Quantos dias para conhecer o Algarve?
Nós optamos por ficar 4 dias inteiros no Algarve, mais o dia da chegada e o da partida. Foi suficiente para ver as principais praias da região, mas acho que dá para ficar tranquilamente uma semana ou até uns 10 dias lá sem cansar. Nós algumas um carro em Lisboa para poder circular pelas praias. Nosso roteiro no Algarve foi assim:
Dia 1 – Chegada no Algarve já no fim do dia
Dia 2 – Um dia para curtir Albufeira
Dia 3 – Albufeira pela manhã, Praia dos Arrifes e Praia de São Rafael no período da tarde
Dia 4 – Ponta da Piedade pela manhã, Lagos e Praia da Marinha à tarde
Dia 5 – Praia de São Rafael pela manhã e passeio à praia de Benagil + gruta à tarde
Dia 6 – Partida pela manhã para Sevilha
Leia também:
Roteiro na Toscana: Florença, Pisa, San Gimignano, Siena e Lucca