Aix En Provence Destinos Europa França

Aix-en-Provence: Roteiro de um dia com as melhores atrações

Localizada no sul da França, a apenas 40 minutos (trem) de Marselha, Aix-en-Provence é uma cidade tranquila e cheia de charme. Prepare-se para admirar mansões dos séculos 17 e 18, percorrer ruas emolduradas por belas árvores e relaxar nas diversas praças. Aix conta com inúmeros cafés  e bistrôs, sendo um ótimo local para desfrutar da gastronomia francesa. Além disso, a cidade também é lar da Aix-Marseille Université, atraindo muitos jovens e  garantindo ótimas opções de bares para quem quiser curtir a noite. Explorar Aix-en-Provence não exige um roteiro muito estruturado e nem uma lista de pontos turísticos. O seu centro histórico é pequeno e circular a pé pela cidade é uma tarefa fácil e agradável. Confira abaixo o meu roteiro de um dia com as melhores atrações de Aix-en-Provence.

Visite as feiras de artesanato e agricultura

Aix-en-provance conta com diversas feiras ao ar livre, que ocorrem nas suas principais praças, como a Place Richelme, a Place de La Madeleine e a  Place des Prêcheurs. Aproveite os mercados de frutas e verduras para experimentar produtos frescos típicos da região.  Já nos mercados de artesanato você encontra bolsas, mantas, jóias, peças para casa e muito mais. Eu não resisti a comprar uma coleção de sabonetes coloridos dos mais variados cheiros, pois esse é um produto típico da Provença. Aliás, esse pode ser um ótimo presente se você quiser levar uma lembrança para os amigos e a família.

mercados de rua - aix en provence - frança - provencebolsas de palha - aix en provence - françamercados de rua - aix en provence - frança - provence sabonetes - mercados de rua - aix en provence - frança - provencemercados de rua - aix en provence - frança - provence

Faça um tour pelas principais praças de Aix

Aix-en-Provence conta com nada mais nada menos do que 18 praças históricas. Portanto fazer um tour pelas mais importantes pode ser uma boa forma de conhecer bem a cidade.

  1. Place de La Rotonde – A principal atração dessa praça é uma fonte de 12 metros de altura construída em 1860.
  2. Place Richelme – Onde acontece um mercado diário de produtos frescos como frutas, verduras, queijos, mel e muito mais.
  3. Place des Augustins – Essa é uma praça bem pequena, com uma fonte construída em 1820 no centro e cercada por bistrôs.
  4. Place de l’Hôtel de Ville – Essa é uma das principais praças da cidade, exibindo o prédio da prefeitura e uma fonte de 1755.
  5. Place des Prêcheurs – Essa praça é lar do Palais de Justice, da Appeals Court e de uma fonte de 1758.
  6. Place d’Albertas –  Essa praça fotogênica foi construída em 1745 no estilo barroco a pedido de Jean Baptiste d’Albertas, dono de uma mansão que ficava do outro lado da rua.
  7. Place des Cardeurs – Uma praça de 1963, com prédios coloridos no estilo estilo das cidades italianas.

Confira abaixo mais fotos e informações sobre algumas dessas praças.

Place des Augustins

Logo no início do centro histórico de Aix, a Place des Augustins é uma das entradas para as ruas estreitas e charmosas da cidade. A sua principal atração é a fonte central construída em 1820.

place des augustins - aix en provence - frança

Place de l’Hôtel de Ville

A Place l’Hôtel de Ville fica no coração de Aix-en-Provence, sendo um ótimo lugar para sentar ao ar livre nos dias ensolarados. Faça como os locais e relaxe lendo o jornal, bebendo um café ou até mesmo uma taça de vinho. A praça também conta com vários restaurantes para quem quiser almoçar por ali mesmo. Não deixe de reparar no belo prédio da prefeitura, datado do século 17 e inspirado nos palácios italianos. Note também a fonte localizada no centro da praça, que é uma obra de 1755 assinada por Chastel.

Place d’Albertas

Passe na Place D’Albertas para conferir de perto um bom exemplo da arquitetura barroca. Uma praça charmosa, que convida a tirar algumas fotos.

 Place D'Albertas - Aix en Provence - frança - cote-dazur Place D'Albertas - Aix en Provence - frança - cote-dazur

Place Richelme

Visite essa pequena praça para conferir o mercado de frutas e verduras que acontece nas terças, quintas e sábados.

mercados de rua - aix en provence - frança - provence

Place des Cardeurs

Inaugurada em 1963, a Place des Cardeurs é relativamente nova se comparada com as outras praças seculares de Aix.  Ela foi construída no local onde antigamente ficava o bairro judeu da Idade Média. Os prédios originais estavam muito mal conservados e tiveram que ser demolidos. Os prédios novos são bem coloridos e lembram a arquitetura das cidades italianas. Mais um ótimo lugar em Aix para sentar no sol, socializar com os amigos e desfrutas da gastronomia francesa. Na parte dos fundos, você pode visitar também a Place des Fontetes.

Place des Cardeurs - aix en provence - frança - provença Place des Cardeurs - aix en provence - frança - provença Place des Cardeurs - aix en provence - frança - provença Place des Cardeurs - aix en provence - frança - provença

 Experimente os doces franceses

Nenhuma viagem pela França está completa sem passar em uma patisserie para provar os seus doces requintados. Em Aix-en-Provence você irá encontrar diversas confeitarias com vitrines apetitosas como a da foto abaixo. Difícil é escolher em qual delas entrar e que doce experimentar.

patisserie - doces franceses - frança

Leia também:

Bate e volta de Marselha: um dia nas ilhas Frioul

Roteiro completo em Nice 

Um dia explorando Antibes

um comentário

  1. Daniela adorei sua materia sobre aix un provence. Fiquei loucapelas bolsas de palha. Estou em Marseille e gostaria de saber se encontro aqui ou tenho de ir a Aix un provence. Amanhã é Domingo meu ultimo dia. Obrigada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.